Uma pessoa para se sentir enganada deve no minimo saber porque...Gostava de saber quem é que em Portugal comprou alguma vez um Audi e perguntou qual a quantidade de NOx que emite pelo escape...penso que ninguem...ah mas o CO2...o CO2 é outra coisa, a Audi e a VW não enganaram ninguém em relação ao CO2.
https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.ne...=14b287a8c112f3b640039e7e2fc7df58&oe=569EF88A
Os gases de escape de um motor diesel, tem vários componentes. Olhando para a quantidade de poluentes que saem pelo escape é uma percentágem muito pequena da totalidade dos gases gerados. Mas dentro dos classificados como poluentes, encontram-se, nomeadamente
monoxido de carbono, particulas, hidrocarbonetos, Dióxido de enxofre e o "agora famoso" NOx.
Os testes da EPA revelam que os dois motores VW testados, em vez de emitirem
0,04g de NOx num km percorrido, chegam a emitir
1,4g nesse mesmo km! No mesmo teste, a emissão de particulas, CO, CO2 e hidorcarbonetos está bastante a baixo ou em linha com a norma Tier2 Bin 5 em vigor na California.
( a relação entre 0,04 e 1,4 é 40 vezes, é certo, mas vejam bem a proporção para os restantes componentes)
Os gases NOx são invisíveis. Alias deve ser um excelente exercício alguém ir atrás de um carro diesel 1km, e identificar os gases NOx emitidos. O que as pessoas vêm, o tal fumo preto em algumas situações, são particulas de carbono não queimadas, provenientes de uma combustão desequilibrada, que pode ser propositada (sobrecarga do motor, motor chipado, injectores sobredimensionados), ou proveniente de um motor com problemas.
Portanto as piadas e o que as pessoas derrepente vêm sair do escape dos VW não é o NOx!
Atenção que os carros a gasolina também emitem o NOx, embora em maior quantidade, e os carros a biodiesel emitem mais NOx que um diesel normal.
Quem quiser ver o teste que foi feito, pode procurar o link
ou eu posso fornecer. No mesmo pode ver-se que em relação aos outros, nomeadamente o CO2, não há engano nenhum e a VW cumpre a norma da California, que é mais exigente que a europeia.