Ventoinha não pára

Boas , precisa de uma ajuda para um amigo, ele tem um a3 de 97 tdi de 90 e agora tem o seguinte problema, quando anda com o carro a ventoinha anda trabalhar muitas vezes , e quando desliga o carro a ventoinha começa a trabalhar e só para quando ele desliga a bateria ,alguem já teve este problema, ou sabe o que poderá ser. Fiquem bem :twisted:
 
Penso que deverá ser algum tipo de anomalia no termostato...

Relativamente ao trabalhar muitas vezes, ele que verifique o nivel do anti congelante, já tive esse problema noutro carro .... comecei a reparar que a ventoínha começa a trabalhar cedo demais e muitas mais vezes....

Tinha o liquido no minimo e aquecia muito depressa...

cumps,
Hugo Ferreira
 
Conselho de amigo : vai ao electricista rápido pois se a ventoinha não para não dá muita saude á ventoinha, se for o termoestato tá-se bem e quase de certeza que é .
 
Quase de certeza é o modelo de controlo das ventuinhas...
Uma caixa blindada rectangular k está junto ás ventuinhas, onde esta comanda todo o funcionamento das mesmas... Já tive o mesmo problema, com o carro desligado a ventuinha ligava por ela e o AC ñ funcionava nas devidas condições e cortava o andamento ao carro...
Comprimentos :wink:
 
Na minha carrinha aconteceu-me o mesmo e era a sonda da temperatura que leva na saida da cabeça do motor numa derivação plástica que vai para a bomba de água e radiador. a sonda tem 4 pinos e sempre q arrancava ligava a ventoinha e so parava 5 min depois de desligar o carro.
Ps-não deixava ligar o ac pq dava informação de excesso de temperatura no motor (leitura errada) e desligava o compressor do ac por segurança.
abraço
 
Tenho um problema idêntico, no meu caso a ventoinha está sempre a trabalhar, quando ligo o carro a ventoinha liga-se logo, só pára quando desligo o carro.
Porque será?

Obrigado
 
O que controla a ventoinha e o Termostato.
Se este estive estragado, pode acontecer com que a ventoinha não para --> está sempre ligado.
É um coponete relativamente barato.
 
O termostato é um dispositivo que se encontra dento de um tubo de circulação da água e funciona como uma torneira automática, ou seja, que quando o carro (água) está frio o termostáto esta fechado, para fechar a circulação de agua e assim o carro aquecer mais rapidamente.
Ao contrário quando o carro (água) está quente, o termostatato abre e a água circula livremente.

Portanto é pouco provavel que seja o termostato, em que só á duas situações possiveis:
1º O termostato avariou aberto - então funciona tudo normalmente apenas o carro demora mais tempo a aquecer

2º O termostato avariou fechado - então o carro rapidamente atinge temperaturas de chegar ao vermelho, podendo causar danos ao motor por sobreaquecimento.

Na minha opinião a avaria mais provavel do teu carro será o sensor de temperatura da água, que por acaso não sei a localização no teu carro, mas normalmente encontra-se na parte inferior do radiador.
 
Obrigado, pela dica vou verificar.
Esqueci-me de referir que ando com o ponteiro da temperatura sempre nos 75 ou 80, só algumas vezes chega aos 90, cada vez menos, penso que esta avaria tem a ver com o sensor da temperatura...
Sensor da temperatura é o mesmo do sensor da água?

Obrigado
 
Back
Top