Ventoinha de arrefecimento a trabalhar mais que o normal.

Ola apaixonados dos Audi.

Tenho uma duvida em relação a minha carrinha A4 B6 de 2003.
Ultimamente quando faço uma viagem mesmo que curta digamos, 10 - 15 KM a ventoinha de arrefecimento começa a trabalhar quando desligo o carro, trabalha aí uns 30 a 40 seg. e depois para. O carro não aquece mais, nem mais depressa que o normal (acho eu) chega aos 90ºC e para, mas quando desligo o carro a ventoinha liga-se.
Dantes, aí a um mês atras isto não acontecia ou pelo menos acho que não, eu pelo menos nunca dei por isso. É que não importa se esteve ao sol ou a sombra ou ate se esteve parada a porta da discoteca durante a noite (que ate têm ido frescas), se a viagem tiver mais que 10 KM a ventoinha liga-se e, eu ando bastante devagar com ela, raramente passo das 2100 RPM com a carrinha em utilização normal. De casa para o trabalho e vice versa, com o AC ligado a ventoinha por vezes liga e por vezes não, com o AC desligado não liga, mas também são só aí uns 8 KM.
A minha preocupação é saber se isto sera sinal de algum problema ou algum fluido com o nivel em baixo.
Como já disse, a carrinha não sobreaquece e não dá indicação de problema nenhum é só que acho estranho a ventoínha trabalhar em viagens tão curtas e ainda por cima era algo que não acontecia.

Obrigado
 
Ventoinha a trabalhar com o carro desligado?
Nunca me aconteceu na B6 :S


Não estarás a fazer confusão com o compressor ou ventoinha do AC??
 
Não. É mesmo a ventoinha de arrefecimento porque funciona mesmo que tenha feito a viagem com o AC desligado.
 
Ora bolas. O liquido de refrigeração é o G12 certo?
É porque se é então acho que descobri o problema. O liquido está quase uns 4 cm abaixo do min. com o carro desligado o que é ainda mais perigoso certo? Porque quando se liga ele costuma a descer ainda mais um pouco não é?
Amanha vou tratar disto, vejo humidade num plastico por baixo do radiador, deve ser uma fuga pequena porque a agua nunca chega a aparecer no chão.
 
Kajarana disse:
Ora bolas. O liquido de refrigeração é o G12 certo?
É porque se é então acho que descobri o problema. O liquido está quase uns 4 cm abaixo do min. com o carro desligado o que é ainda mais perigoso certo? Porque quando se liga ele costuma a descer ainda mais um pouco não é?
Amanha vou tratar disto, vejo humidade num plastico por baixo do radiador, deve ser uma fuga pequena porque a agua nunca chega a aparecer no chão.

mas se ele está 4 cm abaixo do min. devia acender a luz por falta de agua...isso deve ser o radiador nas couuves mas liga ao vagcom ;) ;) ;)
 
Bem. Atestei o nivel do liquido de refrigeração ao normal fui dar uma volta nas calmas, quando cheguei a casa, desligo o carro e, a ventoinha la começou a trabalhar. Mas a temperatura nunca passou dos 90ºC. :S

Koolboy dizes então que o radiador pode estar a dar as ultimas? É isso? Se for, só mesmo trocando ou dá para arranjar? :'(
 
Back
Top