Validade de Pneus

para quem nao sabe...todos os pneus teem la mencionado a data de fabrico ou seja o DOT.
assim.... um pneu que tem inscrito " DOT 21O9" significa que foi fabricado na semana 21 do ano 2009.
para nossa segurança, devemos ao montar pneus na nossa viatura verificar esse factor.

abraço...
 
Mais alguma informação:

"DOT Codes
Os códigos DOT é a numeração de identificação do pneu, utilizada pelo governo dos EUA. Cada código DOT geralmente são compostos por 11 ou 12 letras e números e fornece informações sobre, entre outras coisas, onde e quando o pneu foi fabricado. As duas primeiras letras indicam a unidade em que o pneu foi produzido (a lista desses está disponível na Internet aqui www.harriger.com / tiremakers.htm) e os últimos três ou (desde Y2K) quatro indicar quando ela foi feita.

Por exemplo, um código DOT WA início e término 2102 refere-se a um pneu construído na fábrica da Firestone em Bethune França na semana 21 anos de 2002. Cada fabricante terá fábrica vários códigos referentes a diversas plantas ao redor do mundo.

Ant outros números ou letras contidas no código DOT são usados pelos fabricantes de pneus para identificar o tamanho dos pneus, de construção e padrão, etc."

ETyres
 
Só sei que vou ver mais €€€ a saírem da carteira.... e pneus reciclados com mais de 1/2 piso por usar.

Quer dizer, por um lado temos de ser amigos do ambiente e ter uma condução mais "económica" e usar menos as viaturas, por outro lado devemos "gastar" os carros para usar o material que compramos...

Olha proponho que o nosso governo faça o mesmo que no Luxemburgo, Imposto Automóvel, IVA, etc mais baixos, assim em períodos de 4 ou 5 anos, todos trocam de viaturas.
 
essa lei não pode ir avante pois não tem cabimento nenhum...
os pneus se estiverem no armazem do vendedor 2/3 ou até 4 anos não se detioram praticamente nada, estão praticamente novos... uns pneus com 1 ano de uso (mesmo q seja só 10.000 kms) estão em pior estado do q uns parados novos com 4 ou 5 anos...
o q faz o pneu ressequir e perder as qualidades é o uso do mesmo, dia após dia, viagem após viagem, ele aquece e arrefece, leva pancadas, torce, cede, sofre pressões enormes, e suporta temperaturas muitas vezes extremas... isso sim tira a resistencia e estala a borracha...

acho bem q os pneus sejam bem avaliados numa inspecção, se tiverem "mamas" ou cortes significativos, ou mesmo ressequidos, devem chumbar, mas verem isso pela data não tem logica nenhuma... minha opinião...
 
Quer dizer, por um lado temos de ser amigos do ambiente e ter uma condução mais "económica" e usar menos as viaturas, por outro lado devemos "gastar" os carros para usar o material que compramos...

Muito bem dito!!
 
.......
acho bem q os pneus sejam bem avaliados numa inspecção, se tiverem "mamas" ou cortes significativos, ou mesmo ressequidos, devem chumbar, mas verem isso pela data não tem logica nenhuma... minha opinião...
Isso já é(ou devia sempre)parte da inspeção atualmente.
Numa IPO quando feita toda ao promenor o estado de cada pneu é analizado,não só nas medidas,desgaste e modelo de pneu que é o que se vê mais por alto,o estado a nivel de estaladelas,cortes profundos e ressequimento da borracha também já conta e já vi carros chumbados por isso mesmo,os pneus todos gretados.Agora isso depende do critério do inspetor que inspecionar o carro,se ele quer ser rigoroso e ir ao promenor ou deixar passar
 
Back
Top