Trocar ou Lubrificar o sistema de Escovas limpa vidros frente - A3 8L

O meu sistema de escovas da frente estava completamente perro, e ja nao trabalhava se quer... demora cerca de 1 minuto a efectuar uma limpadela completa.. é verdade...

Meti mãos a obra e a primeira coisa que fiz foi comprar um motor e armação nova.. no final vim a perceber que nao era necessario...
Bem começando é necessario tirar a forra plastico como se ve na foto e para isso tem de se puxar de um dos lados do plastico junto ao vidro e como tem uma calha de encaixe vai saindo tudo (setas vermelhas)

Para tirar as escovas (usei primeiro Pennetrating para aliviar a ferrugem) basta desapertar os parafusos e depois fechar o Capot e com a escova levantada basta ir abanando para os lados e puxando ao mesmo tempo que elas acabam por sair... (seta amarela)

tirarplasticoeaescovaspj1.jpg


Podem ver a calha de encaixe da forra plastica

tirarplastico2fq5.jpg




Depois basta desapertar os 3 parafusos indicados pelas setas e tirar a ficha do motor para que a Armação sai totalmente

desapertararmaaocu9.jpg





Por fim o mais trabalhoso:

Depois de tirar a armaçao podemos tirar o motor desapertando os 3 parafusos dentro do circulo Azul e ficamos com a armaçao livre...

Depois, podemos testar como eu fiz, sem o motor, tentar rodar a armaçao a ver se o defeito esta no motor ou na armaçao.. no meu caso foi mesmo a estrutura... um dos lados rodava bem, mas o outro nem se mexia... Para as duvidas tambem liguei o motor sozinho ao carro e ja funcionava na perfeição...

Entao tiramos os freios indicados nas setas vermelhas e empurramos os eixos para baixo (seta amarela).. AVISO: NO CASO DE NAO SAIR FACILMENTE, METER A ANILHA NO VEIO E BATER AO DEVAGAR AFIM DE EVITAR DANIFICAR A ROSCA E O EIXO...

Depois de o eixo sair parcialmente, usei VASELINA (sim leram bem, vaselina) para lubrificar o eixo e assim ficar tudo levezinho...

No fim, e só montar.......


finalzg9.jpg


Resultado Final: 100% Satisfeito e Funcional...

De salientar que a armação e motor que comprei nem se quer lhe mexi...

50 euros para tar quieto em casa... lolololo
 
Last edited:
Re: Trocar ou Lubrificar o sistema de Escovas limpa vidros frente - A3 8L

É bom sim senhor.

Por acaso ainda não aconteceu no meu mas pelo menos assim já fica bem documentado ;)
 
Re: Trocar ou Lubrificar o sistema de Escovas limpa vidros frente - A3 8L

EXCELENTE DIY!

Qualquer dia vou ter que fazer o mesmo...
 
Re: Trocar ou Lubrificar o sistema de Escovas limpa vidros frente - A3 8L

neljoe disse:
EXCELENTE DIY!

Qualquer dia vou ter que fazer o mesmo...

Exelente mesmo mas a alta velocidade a agua desaparece :D :D :D :D :D :D :D
Limpa vidros é para meninos!!! :D
 
Re: Trocar ou Lubrificar o sistema de Escovas limpa vidros frente - A3 8L

Bem útil, tb tive q fazer esta operaçãp ao meu ex-Golf IV ;)
 
De salientar que a armação e motor que comprei nem se quer lhe mexi...

50 euros para tar quieto em casa... lolololo

aconteceu-me o mesmo .. mas ja vendi o material ou meu velhote...lol
 
So uma questão...
Mudei o vidro da frente na Glassdrive porque já estava a precisar, mas os gajos deixaram a peça de plástico que encosta ao vidro mal posta. Do lado do condutor está meia levantada.

Será que dá problemas?

A minha pergunta é para onde desloco essa peça para a tirar e voltar a por em condições? Para cima ou para baixo?
Peço desculpa pela questão simples, mas ver aquilo meio levantado irrita!!

Bom post!
 
Oh marcioveiga que tal lá voltar, para acabarem o trabalho em condições... :D

Pois...Era o que deveria ser feito.
O entrave é que foi no Porto e moro em Viseu...
E parece-me um procedimento simples de fazer.. Só preciso de saber em que direcção devo fazer deslocar a protecção de plástico.
 
Posso-te dizer que daqui a uns tempos o problema volta aparecer Eu da primeira vez fiz o que tu fizeste mas passei com palha d"aço nos eixos porque um já apresentava umas manchas escuras e dei com massa consistente,passados algum tempo lá voltou outra vez o problema Voltei a desmontar e o mesmo eixo já estava outra vez na mesma com as ditas manchas o veio parece de aço mas deve ter uma mistura de ferro porque cria corrosão, então desta vez fiz uma outra coisa com a rebarbadora passei pelo eixo só para lhe dar um bocadinho de nada de folga dentro da Cx onde ele roda e já lá vão dois anos e está 5 ******
 
RockyBoy - Ainda tens as fotos deste DYI? Já lá vão bastantes anos, mas perguntar não custa.

Estou com um problema com o meu sistema de escovas e este DYI provavelmente iria dar uma ajuda.

Obrigado
 
Back
Top