Trocar Filtros gasoleo, ar e habitaculo Audi A3 8L

Neste sábado dediquei-me as mudanças de filtros... Com 40€ fiz a festa...
Passo a explicar como fiz...

1º - o aspecto do motor e como tirar a tampa de cima para acesso ao motor em si... (nao que seja necessario para as trocas de filtro, mas para explicar onde se encontra o dito autocolante da ref. do motor). Basta tirar os plasticos e desapertar os 3 parafusos e levantar a tampa.

34900891ne5.jpg


2º - o aspecto sem a tal dita tampa do motor...
44898339sf9.jpg


3º - a tal localização do autocolante... o meu é um ASV

92032757hc5.jpg


4º - Passando a parte seria da coisa, para o filtro de ar, desapertar estes 3 parafusos (os circulos a amarelo) e desengatar a MAF que basta carregar e puxar (circulo a castanho)
32793203ea2.jpg


5º - O estado do velho para o novo.... Ao fim de 20.000km é o que dá...

57139153om8.jpg


6º - Para ficar a 100% ainda aspirei a caixa do filtro de ar que tinha algumas areias e particulas...
19737349bh9.jpg


7º - Para ter acesso ao filtro de habitaculo (em cima junto ao vidro do lado esquerdo visto de frente para o carro) basta puxar esta borracha e levantar o plastico que ve-se logo o filtro de habitaculo...
17311531ag4.jpg


8º - Basta desencaichar as 2 patilhas e retirar o filtro....
78519792ag1.jpg


9º - A comparação, mas o original (o escuro) pesa 3 vezes mais que o que coloquei, pois o original é filtro de habitaculo mais controlo de odor e filtro de nao sei mais o que... mas como nao sabia destas diferenças, agora já esta e por agora coloquei este que é só mesmo filtro....Atenção, a armação plastica deve ficar sempre do velho para o novo pois é o que faz o encaiche quando no sitio....

67192097cr3.jpg


10º - O mais demorado e mais sujo... Primeiro desapertar o parafuso "estrela" para aliviar o filtro (circulo amarelo),
Segundo Puxar a presilha e puxar para tirar o retorno
Terceiro, com um alicate apertar as extremidades ou pontas e depois puxar para tras para aliviar os tubos do circuito de gasoleo (quadrados a azul)
Quarto, depois de tudo solto é so puxar e meter o novo no mesmo sitio e fazer o inverso para montar. De salientar que vem com 2 anilhas de borracha para o retorno, que é simples uma preta e outra azul, é so substituir consoante a cor (azul por azul e preto por preto)

10he9.jpg


E pronto.. No final ligar a ignição umas 4 vezes sem nunca dar ao arranque para puxar o gasoleo, e depois a primeira vez a dar ao arranque ajudar com o acelerador pois, ganha sempre ar e nao deixar desferrar... Dar uma voltinha ate ficar sem ar (deve dar uns soluçozinhos mas nada de importancia que logo passa) e fica como novo...
Espero que tenha sido util que tenham gostado....
 
Faltou o filtro de gasoil k tem de ser por baixo do argolas mas tá mt bom este DIY, tou só á espera do Goodspeed
 
Cesarpt disse:
Faltou o filtro de gasoil k tem de ser por baixo do argolas mas tá mt bom este DIY, tou só á espera do Goodspeed

Não tás a falar do filtro da gasolina? :D
Esse sim, situa-se por baixo do carro.
 
Obrigado malta.....
Como tenho dito, nao custa nada quando fazemos alguma coisa, tirar uma foto, ou pelo menos explicar como fazer... Se vamos a oficinas ou a origem, comem-nos a pasta toda.... E para quem tem gosto do seu carro como eu, prefiro ser eu a fazer pois tenho cuidado.... Nao é como as bestas que andam por ai que se dizem mecanicos e electricistas, qu para me tirar o painel de instrumentos fora, esmurraram o plastico de cima da coluna do volante.. Agora quando resolver o problema la vou eu ter mais trabalho para pintar aquilo.. nao e que se note muito... mas..... nao durmo descansado... lololololo
 
Tá fixe...!

Com estas pequenas brincadeiras podemos poupar algum $$$ bem util...

So falta mesmo mudar o oleo e o respectivo filtro e tá pronto para mais 15 mil... ;)
 
Cesarpt disse:
Faltou o filtro de gasoil k tem de ser por baixo do argolas mas tá mt bom este DIY, tou só á espera do Goodspeed

Ehehehehehh, falhastes por duas vezes, por acaso o filtro do óleo também é por cima é o assinalado na foto.

 
LUIS SARTA disse:
Cesarpt disse:
Faltou o filtro de gasoil k tem de ser por baixo do argolas mas tá mt bom este DIY, tou só á espera do Goodspeed

Ehehehehehh, falhastes por duas vezes, por acaso o filtro do óleo também é por cima é o assinalado na foto.

Exactamente... So nao falei nisso, pois só quando mudar o oleo e que volto a fazer um DIY para falar no tal filtro de oleo
 
Back
Top