Troca & Legalização de Motor (Engine Swap) Info!

Decidi abrir este tópico pois encontrei muito pouca informação útil referente a este assunto no motor de busca do fórum.

Como tal vou transcrever o que um colega postou noutro fórum do género em Portugal, nada foi acrescentado apenas autocorreção linguística.

Pode ser que de jeito a alguém.

In Clube Golf Portugal » 26 set 2012, 02:37

Como não encontrei uma área própria para este efeito (se os moderadores encontrarem uma mais adequada por favor movam o tópico), deixo aqui o guia de como fazer uma troca de motor legal.
Criei este tópico por causa deste aqui:
Clube Golf Portugal • Ver Tópico - Duas duvidas no meu livrete!

Antigamente este processo era mais simples, hoje em dia só compensa se for um carro de valor.

A substituição do motor de um veículo deve ser efetuada de forma a ser assegurada a compatibilidade do novo motor com o veículo em termos de segurança e proteção do ambiente.

Documentos

O pedido deve ser apresentado junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, sendo a eventual inspeção ao veículo efetuada por estes Serviços. Consoante as situações, deve ser acompanhado dos respetivos documentos.

Sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem):

Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);

Documento comprovativo da origem e propriedade do motor(tem de ser credenciado)

Termo de Responsabilidade pela montagem do motor(tem de ser credenciado)

Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);

Documento de identificação do veículo (Livrete + Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);

Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).

Taxa: € 50,00

Com alteração das características técnicas:

Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);

Documento comprovativo da origem e propriedade do motor(tem de ser credenciado);

Termo de Responsabilidade pela montagem do motor(tem de ser credenciado);

Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);

Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada, das emissões de CO2, bem como das emissões de partículas); custo de +/- 165euros no LTA

Documento de identificação do veículo (Livrete + Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);

Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).

Taxa: € 165,00

-Em relação aos nossos VW, escusam de perder tempo a tentar legalizar motores que não tenham saído de origem no carro pois a VW não vai dar homologação.
-Escusam de perder tempo a tentar homologar motores com mais 200cc que a cilindrada original pois a VW não vai dar homologação(há algumas exceções como o motor vr6 que é possível no mk3)
-Esta homologação tem um custo de cerca de 1200euros atualmente só para a VW dar a autorização, fora o resto mencionado em cima.
-A transformação tem de ser completa, ou seja, se o carro tinha travões x com aquele motor tem de ter novamente no carro onde for montado pois isso está presente na ficha de homologação da viatura senão a VW não vai dar homologação
-O carro tem de ter todos os dispositivos a funcionar corretamente pois vai ser tudo verificado de forma rigorosa.
-O carro irá pagar impostos como se fosse um carro novo.

Fiz uma legalização deste género para uma mota que tive, estive cerca de 8 meses á espera para ser chamado para a inspeção no IMTT, uma mota fica bastante mais barato que um carro, um carro se for de baixa cilindrada a gasolina também não fica caro.

Este processo pode ser também utilizado para baixar o imposto de IUC em carro importados, pois pode-se aplicar filtros de partículas e fazer teste com emissões mais baixas e baixar bastante ao imposto, não é barato, mas em cerca de 4 anos recupera-se o investimento.

Depois de ler isto fiquei completamente com a sensação que só compensa mesmo para carros de trackday, ou la esta quem queira importar e baixar o IUC

Topico Original:
Clube Golf Portugal • Ver Tópico - Legalização de uma troca de motores em grupo VW
 
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