COROLLA - Mudança do Auto rádio - JVC KD LH811

Seria injusto não abrir projecto para o meu fiel amigo, o meu carro do dia-a-dia, companheiro de muitas viagens pelo país fora, e da minha rotina diária.
Já o tenho há mais de 12 anos, nunca me deixou ficar mal, nunca fiquei apeado... Já levou alguma pancada, mas nunca se queixou. O melhor amigo do homem... Não, não é o cão...

Vem do país do sol nascente...
É o Toyota Corolla.


foto antiga, tirada ao nascer do sol, uns meses depois de o comprar

Marca: Toyota

Modelo: Corolla E100

Versão: Hatchback, edição fifty

Motor: 1.3 XLi 16 válvulas, 75cv

Côr: preto metalizado

Jantes e pneus: jantes de ferro de 14 polegadas com tampões do Toyota Aygo, pneus Michelin 175/65R14
Sistema de som: Fonte Pioneer DEH 3700UI, 4 canais, ligados em ponte para duas colunas Alpine Type G SPG17C2

Data de matrícula: 4 de Fevereiro de 1997

Adquirido em: Junho de 2007 com 152000km

Quilometragem actual: 309987km

Consumos: entre 6 a 7,5 litros aos 100, circuito misto.

Extras de origem: ar condicionado, jantes especiais de alumínio OZ Neptuno, estofos em veludo.

Equipamento de série: direcção assistida

Mods adicionadas por mim: volante de 3 braços do Toyota RAV4 XA10, aileron traseiro original Toyota.

Intervenções mecânicas até à data: pneus, revisões, pastilhas e discos de travão, cintas de travão, kit de distribuição, termostato e bomba de água, óleo e filtros, anti congelante, amortecedores, uma transmissão (culpa minha, um fole roto que deixei andar até me dar cabo da junta homocinética), 4 amortecedores e guarda pós, uma pintura geral.. E gasolina.. Muita gasolina. Não gosta muito de 95.. Adora 98.
Filtros, uso Bosch, Óleo Shell Helix Ultra II 5W40.


Algumas fotos mais antigas...


o rádio que tinha há uns anos, Sony M8800


As jantes OZ que me arrependi de as deixar ir


Mods futuras, material já adquirido pronto a instalar:



Jantes de liga leve, MG ZR 16 polegadas cinza "gun metal". Pneus Michelin 195/55R16.

Material adquirido recentemente e já instalado:


Volante Toyota RAV4

Fotos actuais...


na hora do banho... tem que ser

Em breve fotos mais pormenorizadas...
Abraço a todos os amantes de carros... Audistas, Toyotistas, etc!
 
Last edited:
Queria colocar as saias laterais do Corolla GTi.. originais ou em plástico, não queria fibras.. Se alguém souber de algo..
 
Máquina de guerra, motor que não acaba mais...
Bom rádio com grandes possibilidades de ajustes sonoros, quanto ao aspecto ou se ama ou se detesta...
As jantes MG são top (fazem lembrar BBS), falta ver como ficam no Toyota...
 
Máquina de guerra, motor que não acaba mais...
Bom rádio com grandes possibilidades de ajustes sonoros, quanto ao aspecto ou se ama ou se detesta...
As jantes MG são top (fazem lembrar BBS), falta ver como ficam no Toyota...

Esse rádio da foto, o Sony, já não o tenho.. Era um bom rádio.. Apareceu naquela fase em que a Sony começou a ficar "azeiteira" e comecou a decrescer na qualidade..
As jantes irão para o sítio em breve.. Também tou curioso para ver o resultado.. Tenho averbado até 17 polegadas.. Mas acho que 17 já era exagerado..
 
Bem, esse bicho mama óleo que nem um boi. Mas tambem anda porreiro (em especial a 3a) e como tipico toyota, nunca falha. Bom carro e continua com aquela aparência top, apesar da idade.
Isso bem trabalhado de suspensão e chassi, ficas com uma maquina.
As jantes para isso serão uma 16".
Top.
 
Bem, esse bicho mama óleo que nem um boi. Mas tambem anda porreiro (em especial a 3a) e como tipico toyota, nunca falha. Bom carro e continua com aquela aparência top, apesar da idade.
Isso bem trabalhado de suspensão e chassi, ficas com uma maquina.
As jantes para isso serão uma 16".
Top.

Todos os japonas bebem óleo.. 1 litro em cada 10 mil km.. Sao motores com camisas "húmidas".
Jante 17 obrigava-me a um pneu 215.. tipo, para um 1.3 de 75 cavalos.. Muita carroça para pouco burro.. E consumia mais, perdia conforto.. 195 em jante 16 acho que é o limite viavel..
Na aparencia acho que ele pede um rebaixamento, as jantes, umas saias laterais.. E tá bom :)
 
Last edited:
Todos os japonas bebem óleo.. 1 litro em cada 10 mil km.. Sao motores com camisas "húmidas".
Jante 17 obrigava-me a um pneu 215.. tipo, para um 1.3 de 75 cavalos.. Muita carroça para pouco burro.. E consumia mais, perdia conforto.. 195 em jante 16 acho que é o limite viavel..
Na aparencia acho que ele pede um rebaixamento, as jantes, umas saias laterais.. E tá bom :)
O problema da jante 16 num pneu 195, é o preço dos pneus , chega a haver diferença de 20/25€ em cada pneu (O meu Corsa D usa o 195 com jante 16)

Isso é motor de guerra!
1L de óleo a cada 10 mil KMS, não é nada, o 2.2DTi (Opel) lá de casa bebe o mesmo , ou um bocado mais se for preciso , e desde novo !
 
O problema da jante 16 num pneu 195, é o preço dos pneus , chega a haver diferença de 20/25€ em cada pneu (O meu Corsa D usa o 195 com jante 16)

Isso é motor de guerra!
1L de óleo a cada 10 mil KMS, não é nada, o 2.2DTi (Opel) lá de casa bebe o mesmo , ou um bocado mais se for preciso , e desde novo !

Este motor nunca me deus problemas.. Já vai em quase 310 mil, sem stresses..
Apenas tenho de ter em atencao aos bracos de suspensao atras.. Ainda sao os de origem.
Eu por acaso fiz um bom negocio com estas jantes, já com pneus michelin a meio piso.Esta medida ja foi mais cara, mas cada vez se vê mais, os precos tendem a baixar.. Acho que é uma boa aposta, a minha duvida é como vai ficar a direcao assistida e os consumos..
 
O consumo do óleo acho que até tinha uma solução para diminuir, mas não sei o que era feito. Um tio meu comprou um novo tb 1.3, penso que em 96/97, era branco, fazia as revisões sempre na marca (em Braga) e lembro-me dele falar sobre isso com o meu pai em modo de desabafo, e depois de o ter deixado uma semana na oficina (sempre a mesma). Quando o foi buscar, pediu ao meu pai se podia ir lá com ele e eu aproveitei a boleia. Nunca mais me esqueci do que disse o mecânico da marca, um sr. com uns bons anos de casa e que cito: "sr. João o carro agora vai gastar menos óleo, no entanto o consumo é normal, ficaria preocupado é se ele não gastasse ou se gastasse muito pouco, não teria motor para muitos kms" O que foi feito não sei (ficou no segredo da oficina).
Sei que esse tio vendeu esse Toyota com duzentos e muitos apenas porque levou uma traseirada e foi mal reparado, ficando a meter água na mala. Pelo que me lembro de falarmos nos tempos seguintes, nunca mais foi necessário acrescentar óleo, aguentando de uma revisão à seguinte. E quando o trocou foi por um Avensis e no mesmo concessionário.
 
O consumo do óleo acho que até tinha uma solução para diminuir, mas não sei o que era feito. Um tio meu comprou um novo tb 1.3, penso que em 96/97, era branco, fazia as revisões sempre na marca (em Braga) e lembro-me dele falar sobre isso com o meu pai em modo de desabafo, e depois de o ter deixado uma semana na oficina (sempre a mesma). Quando o foi buscar, pediu ao meu pai se podia ir lá com ele e eu aproveitei a boleia. Nunca mais me esqueci do que disse o mecânico da marca, um sr. com uns bons anos de casa e que cito: "sr. João o carro agora vai gastar menos óleo, no entanto o consumo é normal, ficaria preocupado é se ele não gastasse ou se gastasse muito pouco, não teria motor para muitos kms" O que foi feito não sei (ficou no segredo da oficina).
Sei que esse tio vendeu esse Toyota com duzentos e muitos apenas porque levou uma traseirada e foi mal reparado, ficando a meter água na mala. Pelo que me lembro de falarmos nos tempos seguintes, nunca mais foi necessário acrescentar óleo, aguentando de uma revisão à seguinte. E quando o trocou foi por um Avensis e no mesmo concessionário.

Um motor tem de gastar oleo. Qualquer um! Quem diz que ah e tal o meu motor nao gasta uma pinga de oleo! Ou ta a mentir ou o motor ta com oleo misturado com combustivel..
Os motores Toyota são assim.. Desde os anos 60 quando vieram para Portugal.
Tive um mestre que me disse que nos anos 60 quando os primeiros corollas vieram para Portugal as pessoas e os mecanicos queixavam-se que os motores consumiam oleo. O meu mestre disse-me que na altura vieram engenheiros do Japao ao Salvador Caetano dar formaçao de proposito para explicarem que os motores eram concebidos assim, com o sistema que se chama hoje de "camisas humidas".. Trocando por miudos, os segmentos tem uma concepçao propria para lubrificar bem as camisas dos cilindros, retardando o desgaste.
Um efeito secundario é o consumo de oleo, mas nada de preocupante.. 1 litro a cada 10mil.
No caso que relataste o que provavelmente fizeram foi mudar para um 15w40 ou até um 20w50.. Ou entao um aditivo proprio para deixar o oleo mais viscoso. Mas nao deviam ter feito isso. O motor foi concebido daquela forma por alguma razao.
Este vai com 310mil, ja tive para o vender uma ou duas vezes em 12 anos.. Mas ainda bem que nao o fiz. Quem os vende quase sempre se arrepende. E se eu o tivesse vendido, de certeza que ia acabar por comprar outro.
 
Dia de obras no Corolla...
Mudança do painel do rádio...
O meu estava partido, levou uma marretada, tive de arranjar um na sucata. Infelizmente nao estava impecável, tive de juntar as peças todas e de todas fazer um conjunto decente.
P_20191222_132219.jpg P_20191222_132228.jpg
 
Aí no sitio do radio, um porta objetos 1 din.
Por baixo, deves ter espaço para um 2 din, junto a manete. Nao tens la um porta objetos grande?
 
Aí no sitio do radio, um porta objetos 1 din.
Por baixo, deves ter espaço para um 2 din, junto a manete. Nao tens la um porta objetos grande?

Tenho.. Ja pensei nisso noutros tempos mas como depois o angulo de visao ficava um pouco mau desisti.. Mas agora que falas nisso ja vi 2 din com ecra tactil ajustavel.. Nao era má ideia..
 
Back
Top