Temperatura [RESOLVIDO]

Boas.
Como ja devem ter lido tenho uma 8k2 170 CAHA.
No passado verão andava com um problema na temperatura do carro. Demorava muito a aquecer. Troquei o termostato e ficou bom.
Agora que chegou o tempo frio, uso mais a sofagem e voltei a ter problemas.
Ao relanti, o carro aquece até aos 90 sem problema. Mas se ligar a sofagem a partir dos 21 graus a temperatura do motor desce. Em andamento acontece o mesmo, mas se apertar mais com as rotações do motor, ele mantém-se nos 90. Se andar em velocidade "cruzeiro", desce novamente prai para os 70. Há vezes que desce mais. Uso g12 diluido. Não perde liquido nenhum.
Outra coisa que acontece é a sofagem de vez em quando deixar de funcionar, ou seja, não deixa de dar ar mas passa a dar ar frio, mas se virar a temperatura para o High, volta a dar ar quente.
Acham que será sensor de temperatura?
Ainda outra coisa que reparei, quando chego ao carro de manhã, com ele ainda desligado, tenho o liquido no nivel do vaso de expansão no mínimo, quando supostamente não deveria haver água no circuito, depois do carro aquecer, o nivel no vaso sobe para o normal, quando já há liquido no circuito. Não deveria ser ao contrário?
Obrigado desde já.
E bom Natal.
 
Last edited:
Primeira questão, substitui o sensor de temperatura cinza claro de 2 polos
Segunda o comportamento do vaso de expansão está correcto, o liquido em quente ganha mais volume, acerta o nivel a frio
 
Primeira questão, substitui o sensor de temperatura cinza claro de 2 polos
Segunda o comportamento do vaso de expansão está correcto, o liquido em quente ganha mais volume, acerta o nivel a frio
Obrigado.
Esse é o sensor que está ao pé do radiador certo?
 
Como já tinha postado em outro tópico, no meu foi substituído o termostato também e em temperaturas baixas o ponteiro da temperatura não se mantém nos 90. Se for em AE ou a puxar pelo motor sim mantém se mas em cidade ou assim começa logo a baixar a temperatura. Depois de ter levado 2x a Audi por causa disso o diagnóstico final foi que isso é normal acontecer com temperaturas abaixo do 8 graus.
E é curioso que agora no Natal andei aí em Portugal com o carro e durante o dia a temperatura rondava os 10 graus e a temperatura do motor mantinha se nos 90° e demorava bem menos tempo a atingir os 90º.
 
Desenterrando este tópico.
Já mudei termostato, já mudei sensor de temperatura, já sangrei o circuito, o líquido é G12 diluido a 50%.
Já liguei ao VAG-com e não dá erros nenhuns.
Como o material que lá pus é de origem, vou à marca reclamar porque pode ter vindo material com defeito. Mas pedem logo 25€ à cabeça para fazer o diagnostico, para saber aquilo que eu ja sei. Ou seja, nada...
Alguem tem ideias? Começo a ficar desesperado.
Obrigado.
 
Quanto às oscilações de temperatura eu agora acho normal.
Troquei a 1 mês de carro, ou seja outro modelo mas motor igual e com temperaturas exteriores muito baixas o ponteiro da temperatura simplesmente oscila. Ou seja o segundo motor que uso e tem o comportamento igual por isso só pode ser normal. Embora este que agora tenho da me sensação que aquece mais depressa é a única diferença que noto.
Agora se com temperaturas de 10 graus para cima o ponteiro continua a oscilar é que já não sei, tens de verificar quando vier o verão tipo com 30 graus se o ponteiro oscila, se oscilar tens algum problema de certeza.
Quanto a sofagem é óbvio que não é normal. Tu tens aquecimento auxiliar?
 
Nos vossos carros a tecnologia que mostra a temperatura ainda é através de ponteiro? não é digital?
Quando é através de ponteiros os quadrantes são muitoooo manhosos nisso!
Num funcionamento normal, termostato OK, sensor de temperatura OK etc, o normal é o ponteiro indicar a temperatura de 90º passado uns KM, mais rápido quando as temperaturas são mais elevadas, mais lento quando está frio e é ligada a sofagem do carro o que vai atrasar o ponteiro a chegar aos 90º

Mesmo assim o sistema de "ponteiro" da AUDI engana imenso o condutor, em digital tenho 79º até 82º e ele já mostra em ponteiro os 90º e dali não mexe mais nem oscila, puxando pelo carro ao máximo, o máximo de temperatura digital que observei foi de 92º passando rapidamente para os 88º 89º quando o termostato abre.

Com muito frio ou calor ou sofagem ligada no máximo se o carro já estiver com o motor bem aquecido e estiver tudo correcto com os componentes, o ponteiro não vai oscilar mais e a temperatura não passará dos 92º nem descerá mais que os 87º a 88º, se realmente no caro do @moralez a temperatura descer para os 70º com bastantes kms em cima, algo aí deve estar mal!
 
A indicação da temperatura em digital só nos carros mais recentes. Carros com 3,4,5 anos é tudo ponteiro ou estou errado?
No ponteiro da para ver bem quando vai a 90 mas se descer um pouco não dá para ver a que temperatura vai, como sabes que desceu para 85 ou 80 graus?
Com temperaturas negativas se for por exemplo a descer a montanha a temperatura desce dos 90, se for a subir ou em AE já mantém.
Mesmo nos 0 graus já reparei na cidade começa a descer um bocadinho.
 
A indicação da temperatura em digital só nos carros mais recentes. Carros com 3,4,5 anos é tudo ponteiro ou estou errado?
No ponteiro da para ver bem quando vai a 90 mas se descer um pouco não dá para ver a que temperatura vai, como sabes que desceu para 85 ou 80 graus?
Com temperaturas negativas se for por exemplo a descer a montanha a temperatura desce dos 90, se for a subir ou em AE já mantém.
Mesmo nos 0 graus já reparei na cidade começa a descer um bocadinho.
Ele deve ver isso no climatronic, no menu escondido.
 
Ele deve ver isso no climatronic, no menu escondido.

Julgo que as B6 não têm disso lol :D

A indicação da temperatura em digital só nos carros mais recentes. Carros com 3,4,5 anos é tudo ponteiro ou estou errado?
No ponteiro da para ver bem quando vai a 90 mas se descer um pouco não dá para ver a que temperatura vai, como sabes que desceu para 85 ou 80 graus?
Com temperaturas negativas se for por exemplo a descer a montanha a temperatura desce dos 90, se for a subir ou em AE já mantém.
Mesmo nos 0 graus já reparei na cidade começa a descer um bocadinho.

Por acaso não faço a minima ideia que carros da audi apresentam a temperatura em formato digital, o meu é analógico no quadrante mas com um dispositivo ligado aos sinais que vão ao quadrante consigo ver os valores digitais! Tudo o que escrevi acima e os valores que mencionei foram através da box que comprei à parte! Foi dessa forma que consegui perceber que os ponteiros do quadrante não são de confiar, pelo menos em valores certos, tudo bastante arredondado lol :D

@apollo86 de certeza que os valores que consegues ver estão correctos! Se apenas oscila um pouco é normal tendo em conta o local onde circulas com o carro, como falas em temperaturas negativas... mas nunca pode descer MUITO! Até porque o próprio termostato não te vai permitir isso... fecha para aquecer e abre para arrefecer o sistema!

O exemplo dos ponteiros que te dei foi por exemplo o meu ponteiro já diz 90º quando digitalmente está a rondar os 80º, isto apenas nos primeiros km do carro... quando o motor está bem quente a gestão da temperatura já é realizada pelo sistema com a abertura do termostato ou o fecho do mesmo e por exemplo em temperaturas elevadas em que o sistema mesmo com o termostato totalmente aberto não consegue estabilizar a temperatura, liga as ventoinhas, algo que também consigo ver na minha BOX, que velocidade em % as ventoinhas estão a trabalhar!

No caso de temperaturas negativas, os 90º só conseguem ser mantidos pelo próprio motor e o fecho do termostato! Por exemplo os BMW possuem nas grelhas frontais uma espécie de cortina ao estilo veneziano que abre e fecha o que ajuda a arrefecer mais o carro ou a manter a temperatura... julgo que a AUDI não tem disso por causa do formato da grelha frontal.
 
No meu A3 , em temperaturas baixas, o ponteiro demora a chegar aos 90, e oscila as vezes, mas assim que estabiliza nos 90 fica lá, só houve uma vez que mexeu e foi a descer a serra da estrela.
Tenta ler os valores de temperatura com o vag com se coincidem com as do ponteiro
 
Como eu disse troquei de carro a cerca de 1 mês, comprei um a5 e antes tinha uma a4 b8.
O que posso dizer é que por exemplo no dia em que fui buscar o a5 ao descer a serra com uma temperatura aí de -3 que estava o ponteiro desceu depois quando voltei a planície voltou a subir mas não chegou aos 90.
No dia a dia com temperaturas a rondar os 0 já reparei uma ou outra vez a oscilar mas é mínimo, contudo também ainda o tenho a pouco tempo para uma análise mais profunda.
A a4 é que era mais brusca, mesmo com temperaturas exteriores positivas tipo 5, 6 graus as vezes o ponteiro oscilava o a5 com essa temperatura exterior não mexe dos 90.
A a4 esteve 2 dias na Audi por causa disso. No primeiro dia trocaram o termostato, levei a carrinha e estava exatamente igual com o ponteiro a oscilar muito, voltei a lá deixa-la e conclusão não fizeram nada. Que examinaram tudo que testaram tudo e conclusão final que era mesmo assim, que até aos 8 graus poderia acontecer isso.
Resumindo inchei 200€ e não fizeram nada.
 
Bem. Hoje la fui à Audi. Como comprei lá o termostato e o sensor de temperatura, disseram para ir lá fazer o diagnostico, para poder acionar a garantia das peças.
Diagnostico feito e novamente sem erros. O carro simplesmente so chega aos 90° ao relanti com a sofagem desligada.
Disseram ainda que o carro deveria ter o motor mais quente, pois dava para por a mao na cabeça do motor com ele a 90°.
Começo a ficar impaciente com isto.
Alguém tem conhecimento de algo semelhante?
 
Bem. Hoje la fui à Audi. Como comprei lá o termostato e o sensor de temperatura, disseram para ir lá fazer o diagnostico, para poder acionar a garantia das peças.
Diagnostico feito e novamente sem erros. O carro simplesmente so chega aos 90° ao relanti com a sofagem desligada.
Disseram ainda que o carro deveria ter o motor mais quente, pois dava para por a mao na cabeça do motor com ele a 90°.
Começo a ficar impaciente com isto.
Alguém tem conhecimento de algo semelhante?

Isso a mãozometro... :rolleyes:
Eu tenho cá uma pistolinha a lazer que se aponta e dá os graus... :D

Adiante... segundo percebi o Sr. @moralez tem um mecanico competente, mas já não é a primeira vez que apanho um termostato mal montado, não o termostato em si mas o o-ring
O o-ring em "U" não pode ser montado nesse motor, o termostato fica mais afastado em não faz a sua função correctamente, tem que ser montado 1º o termostato e por cima o o-ring em "0"
 
Isso a mãozometro... :rolleyes:
Eu tenho cá uma pistolinha a lazer que se aponta e dá os graus... :D

Adiante... segundo percebi o Sr. @moralez tem um mecanico competente, mas já não é a primeira vez que apanho um termostato mal montado, não o termostato em si mas o o-ring
O o-ring em "U" não pode ser montado nesse motor, o termostato fica mais afastado em não faz a sua função correctamente, tem que ser montado 1º o termostato e por cima o o-ring em "0"
O mecânico disse que montou tudo bem.
Na Audi também não descuram o facto de o termostato vir com defeito. Disseram-me para remarcar e meter lá o carro 1 dia para fazerem mais testes. Faço ideia de quanto não me vão levar por MO
 
Back
Top