Temperatura [RESOLVIDO]

Caro @pratinhol eu já confirmei essa situação com ele. O O-ring é em "O" e, terá sido bem montado.
Contudo, esse será o meu próximo passo. Desmontar o termostato, verificar se está bem montado, testá-lo ou comprar um novo.
 
Pode tambem ser o ponteiro da temperatura que possa estar com problemas....embora ache que possa ser um pouco remota a probabilidade masss...!
 
Será algum conflito da central de comando da sofagem e o circuito de água do carro?
Se desligares a sofagem o ponteiro da temperatura mantém-se nos 90 em andamento e no ralenti?
Isso é bizarro mas de facto pode ser do termóstato... se bem que, mesmo que estivesse sempre aberto, a temperatura da sofagem não descia dessa forma, o ar passa pelos tubos até aos arejadores conforme a temperatura programada... com o AC ligado sentes a diferença da descida térmica sem mexer nos valores de temperatura?
 
Será algum conflito da central de comando da sofagem e o circuito de água do carro?
Se desligares a sofagem o ponteiro da temperatura mantém-se nos 90 em andamento e no ralenti?
Isso é bizarro mas de facto pode ser do termóstato... se bem que, mesmo que estivesse sempre aberto, a temperatura da sofagem não descia dessa forma, o ar passa pelos tubos até aos arejadores conforme a temperatura programada... com o AC ligado sentes a diferença da descida térmica sem mexer nos valores de temperatura?
Com a sofagem desligada, em andamento a temperatura desce na mesma, exceto se apertar com as rotações.
Com o A/C não experimentei...
 
Eu continuo pelos sintomas relatados, a marrar que o defeito tem de ser do termostato.
Quem diz que é normal ir para a serra ou em dias gelados, e ver a temperatura do motor ir abaixo dos 80C°, não é normal, nem é a temperatura de funcionamento do motor.
O estipulado para qualquer motorizaçao, é entre 85/92C°.
Ou seja, o ponteiro pode oscilar um pouco, mas nada de drástico.
 
Pelos sintomas, o problema deverá mesmo residir no termóstato!
Uma pequena curiosidade, quando troquei o termostato do meu A3, o mesmo ficou a aquecer muito mais rápido como é óbvio, e a temperatura estabilizava nos 90º. Contudo, fiquei a achar que o carro mesmo assim não estava no ponto, demoraVA mais do o que deveria para chegar aos 90º. Ora as minhas suspeitas confirmavam-se, quando o troquei, por puro engano, coloquei o oring entre o termostato e o motor e não entre o termostato e a falange!
Resultado, mais tempo para aquecer e uma fuga de água que andou lá quase um mês porque, pensava eu, que era ar no sistema!
Voltei a comprar na AUDI um novo oring e mais 1.5l de anticongelante, voltei a instalar mas desta vez da forma correta, falange, oring e termostato, e o carro ficou impecável! Está a aquecer muito mais rápido e, mesmo em dias frios, a temperatura mantém-se nos 90º, independentemente se vai a descer uma auto estrada desengato ou se está ao relantim parado, em ambas as situações com a sofagem ligada no quente!
 
Termostato trocado por um novo, sem ser de origem.
Os sintomas continuam os mesmos...
Começo a desesperar.
 
A questao: está a ser bem montado?
Pois, não sendo eu mecânico, vou afirmar que sim.
Vi com os meus olhos e ajudei a desmontar um e a montar agora este. Não tinha fugas para o exterior, tinha o O-ring em "O" e estava entre a falange e o o-ring como manda a pastilha.
Este agora último, testámos com O-ring e sem oring. Tudo e mais um par de botas. Já estou farto de mandar "água abaixo" (G-12 leia-se). Desta vez até já só levou com destilada e anda assim.
Tirou-se o ar do circuito com o A/C no quente a bombar e vaso aberto até já não haver bolhas de ar nenhumas. Fecho o vaso e, com o AC na mesma ligado no máximo e no quente, a temperatura baixou drásticamente para os 60º. Ao relantim sem sofagem nem AC ligado, ele mantém-se nos 90º.
Em andamento, continua a mesma coisa, só apertando com as rotações é que ele chega aos 90º, mas assim que se levanta o pé um bocadinho, ele baixa para os 70/80. Se andar com a sofagem ou AC ligado, então é que é um castigo para ele subir aos 90 e se tirar o pé ele baixa muito mais facilmente.
 
Last edited:
Pois, não sendo eu mecânico, vou afirmar que sim.
Vi com os meus olhos e ajudei a desmontar um e a montar agora este. Não tinha fugas para o exterior, tinha o O-ring em "O" e estava entre a falange e o o-ring como manda a pastilha.
Este agora último, testámos com O-ring e sem oring. Tudo e mais um par de botas. Já estou farto de mandar "água abaixo" (G-12 leia-se). Desta vez até já só levou com destilada e anda assim.
Tirou-se o ar do circuito com o A/C no quente a bombar e vaso aberto até já não haver bolhas de ar nenhumas. Fecho o vaso e, com o AC na mesma ligado no máximo e no quente, a temperatura baixou drásticamente para os 60º. Ao relantim sem sofagem nem AC ligado, ele mantém-se nos 90º.
Em andamento, continua a mesma coisa, só apertando com as rotações é que ele chega aos 90º, mas assim que se levanta o pé um bocadinho, ele baixa para os 70/80. Se andar com a sofagem ou AC ligado, então é que é um castigo para ele subir aos 90 e se tirar o pé ele baixa muito mais facilmente.
E o que monitorizas em andamento, nos sensores de temperatura, com o vagcom?
 
Nâo liguei o VAG-COM em andamento.
Apenas parado e não acusou erro...
Nao tem a ver com erros, mas sim leituras dos valores obtidos.
O vagcom nao serve apenas para erros.
Podes fazer graficos e monitorizaçao completa aos sensores quase todos.
Assim se detecta problemas.
 
Nao tem a ver com erros, mas sim leituras dos valores obtidos.
O vagcom nao serve apenas para erros.
Podes fazer graficos e monitorizaçao completa aos sensores quase todos.
Assim se detecta problemas.
Pois eu sei que sim. Mas não fiz diagnostico em andamento.
Entretanto já pedi ajuda ao amigo @pratinhol, a ver se me marca uma "consulta" e me consegue ajudar... :D
 
Last edited:
Alguém me consegue dizer se este termostato existe no meu motor (CAHA 170 de 11/2008)
s-l300.jpg

Referência TH7135.75J

O meu mecânico andou de volta do motor e não encontrou nada disto nas tubagens.
Nas casas de peças online, esta peça nao existe para o meu motor.
Mas vi este vídeo no Tubas e está lá um mecânico (?) a trocar esta peça num carro igual...
 
Last edited:
Back
Top