Sofagem não deita ar quente - Resolvido

Boas a todos,
A minha Furguneta ( B7 ), a semana passada deixou de dar ar quente na sofagem, só muito morno. Já foram verificados erros com Vag, nada, já foi feito o ajuste de portas das condutas, nada.
A água entra quente para dentro do habitaculo mas sai pelo tubo de retorno muito morna, entupido não parece pois o liquido ( G12 ) está clarinho, leva-me mais a crer que seja alguma valvula que não esteja a cumprir a função de controlar a entrada de fluxo de água para dentro do radiador do habitaculo.
O mecãnico diz que já fica fora da area dele pelo que terei de ir a um electrecista.
Alguém que conheça bem o sistema de sofagem destes carros e dê uma dica ....
Já me surgiu a ideia de desligar os tubos de entrada do liquido e ligar uma mangueira para ver se ela circula mas a dúvida persiste no seguinte, a água está sempre quente lá dentro e apenas sai calor quando são abertas portas?

Obrigado
 
Last edited:
Re: Sofagem não deita ar quente

Não estando bem dentro do assunto, pergunto se este modelo tem torneiras de saufagem...
Creio que não deve ter mas...tenta saber isso, e vê se o problema é daí.
 
Re: Sofagem não deita ar quente

Verifica os motores da sofagem... Tal como existe um que abre caminho para o ar frio (ac) tambem tem de fazer o inverso! Ao não abrir para o ar quente passar acontece isso! Ás vezes acontece-me é o inverso, deixa passar pouco ar frio, não chega a abrir tudo!... Verifica isso!

Ps: Esses mini motores de abertura estão quase todos situados por traz do porta luvas!
Espero ter ajudado!
 
Re: Sofagem não deita ar quente

Verifica os motores da sofagem... Tal como existe um que abre caminho para o ar frio (ac) tambem tem de fazer o inverso! Ao não abrir para o ar quente passar acontece isso! Ás vezes acontece-me é o inverso, deixa passar pouco ar frio, não chega a abrir tudo!... Verifica isso!

Ps: Esses mini motores de abertura estão quase todos situados por traz do porta luvas!
Espero ter ajudado!

Obrigado, já é uma ajuda, vou ver isso, no entanto já foi feita a correcção do ajuste dessas portas mas não descarto a possibilidade de, como dizes , haver um problema numa delas.
 
Re: Sofagem não deita ar quente

A temperatura da água vai aos 90º? Ou tem dificuldade a chegar lá, se tiver dificuldade a lá chegar pode ser termostato/ou sensor de temperatura água.
 
Re: Sofagem não deita ar quente

E o Sr. VAG-COM o que conta?
Master-Zeus
Sofagem não deita ar quente

Boas a todos,
A minha Furguneta ( B7 ), a semana passada deixou de dar ar quente na sofagem, só muito morno. Já foram verificados erros com Vag, nada, já foi feito o ajuste de portas das condutas, nada.
A agua entra quente para dentro do habitaculo mas sai pelo tubo de retorno muito morna, entupido não parece pois o liquido ( G12 ) está clarinho, leva-me mais a crer que seja alguma valvula que não esteja a cumprir a função de controlar a entrada de fluxo de agua para dentro do radiador do habitaculo.
O mecanico diz que já fica fora da area dele pelo que terei de ir a um electrecista.
Alguém que conheça bem o sistema de sofagem destes carros e dê uma dica ....
Já me surgiu a ideia de desligar os tubos de entrada do liquido e ligar uma mangueira para ver se ela circula mas a duvida persiste no seguinte, a agua esta sempre quente la dentro e apenas sai calor quando são abertas portas?

Obrigado

:D
 
Re: Sofagem não deita ar quente

Quanto á duvida da água ter de estar sempre quente lá dentro na b7 não tenho a certeza mas nas b5 sim a água quente circula sempre dentro do radiador da sofagem e o calor para o habitáculo é regulado pela abertura e fecho de comportas ou os chamados "flaps"que redireccionam o ar para as zonas selecionadas ou cortam a passagem do ar para o radiador para regular o nivel de temperatura
 
Re: Sofagem não deita ar quente

Quanto á duvida da água ter de estar sempre quente lá dentro na b7 não tenho a certeza mas nas b5 sim a água quente circula sempre dentro do radiador da sofagem e o calor para o habitáculo é regulado pela abertura e fecho de comportas ou os chamados "flaps"que redireccionam o ar para as zonas selecionadas ou cortam a passagem do ar para o radiador para regular o nivel de temperatura

Ok, percebido, então não me parece que seja problema de portas, digo eu..., pois como este carro tem bizona, no meu entender , terá então duas portas que deixam passar o ar quente para cada zona, não?
Como em nenhuma das zonas há ar quente ..., a ser assim não deverão estar as duas portas avariadas.
Como já tinha dito, a água entra quente mas sai morna do habitaculo, dando a entender que não circula na sofagem. Assim parece ser mais ou entupimento ou alguma valvula ...
Segunda-feira vou a uma oficina que alegadamente é especializada em carros do grupo vag e depois reporto a avaria para ajudar no futuro quem precise.
 
Last edited:
Re: Sofagem não deita ar quente

Ok, percebido, então não me parece que seja problema de portas, digo eu..., pois como este carro tem bizona, no meu entender , terá então duas portas que deixam passar o ar quente para cada zona, não?
Como em nenhuma das zonas há ar quente ..., a ser assim não deverão estar as duas portas avariadas.

Como já tinha dito, a agua entra quente mas sai morna do habitaculo, dando a entender que não circula na sofagem. Assim parece ser mais ou entupimento ou alguma valvula ...
Segunda-feira vou a uma oficina que alegadamente é especializada em carros do grupo vag e depois reporto a avaria para ajudar no futuro quem precise.

Não! Existe, pelo menos que eu tenha dado conta, um motor de flap central, antes de chegar aos outros que regulam a chamada Bizona!
Esse motor situa-se atras da consola central, mais precisamente atras do radio! Já que eles estão diferenciados por cores(patinhas de abertura de flaps) esse deverá ser rosa!
 
Re: Sofagem não deita ar quente

Pois se a água entra quente e sai morna haverá algum estrangulamento do fluxo em algum sitio,poderá ser radiador entupido ou no caso da b7 ter alguma "torneira", esta esteja a fechar a passagem mas penso que aí daria algum codigo de erro no VAG
 
Re: Sofagem não deita ar quente

Obrigado pelas vossas dicas, eu hoje era para retirar o porta luvas e dar uma vista de olhos para tentar ver a porta principal e analisar se a mesma está boa, ou então injectar àgua na entrada da sofagem e ver se a mesma saía sem dificuldade, mas como aqui, hoje na rua, estão cerca de 2 graus e um vento insuportável, vou mesmo Segunda-Feira à oficina.
Depois reporto resultado.

Obrigado
 
Last edited:
Back
Top