Será possível queimar a porta de diagnóstico OBD2? (A4 B6)

Boas!

Recentemente fiquei sem bateria na minha B6 e tive de trocá-la por uma nova. Até aqui, nada de anormal. Quando levei o carro lá à casa de baterias ligaram um aparelho ao isqueiro que iria manter o sistema eléctrico alimentado enquanto se procedia à troca da bateria, evitando assim erros associados, como por exemplo o rádio entrar em modo "safe", ficassem registados.
O que se passa é que nos dias que antecederam a troca da bateria e devido ao facto de esta estar a ficar cada vez mais sem carga, foram aparecendo mensagens de erro no mostrador do CB, desde travões ao ESP até au regulador automático da altura dos faróis e, embora depois de trocada a bateria, não tenha nenhuma mensagem de erro no CB nem nenhuma luz acesa no quadrante, decidi ligar o meu cabo Vag-Com 805.1 para fazer reset aos DTC's que eventualmente tivessem ficado registados.

Pronto, aqui sim começaram os problemas. Embora o cabo fosse detectado pelo software não consegui entrar em nenhum módulo nem realizar um scan, simplesmente não havia comunicação. Desinstalei todo o software relacionado com o Vag e instalei o Vag-Com 312, uma velharia que já tenho à anos mas que utilizei sempre sem problemas até ter este novo cabo. Claro que não entra em nenhum módulo de Can Bus, mas antes consegui ligar e entrar em alguns módulos, mas agora nada, os sintomas são os mesmos que o novo cabo 805.

Entretanto recorri a ajuda do user Neljoe, a quém agradeço a atenção e disponibilidade, mas começo a ter a certeza de que o problema é da Porta OBDII e não do cabo ou software.
Utilizando dicas do Neljoe, confirmei todos os fusíveis e aparentemente está tudo OK. Também previno que o rádio que tenho é OEM (Symphony II), logo o problema não será daqui.

Deixo aqui uns Scren-Shots de teste à comunicação que fiz com o Vag-Com para ver se alguém me poderá dar uma ajuda nisto:

Erro2VCDS.jpg

ErroVCDS.jpg



Desde já muito obrigado por lerem o tópico. Sei que é longo, mas por vezes explicando bem o problema a solução até aparece mais rápidamente e até parece simples.
(Espero estar correcto) :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
 
A minha aposta é que tens/tinhas "algo" (modulo?) no carro em curto-circuito.

Mandou-te/está-te a mandar 12volts para a linha K... e já fritou 2 cabos.

:S
 
neljoe disse:
A minha aposta é que tens/tinhas "algo" (modulo?) no carro em curto-circuito.

Mandou-te/está-te a mandar 12volts para a linha K... e já fritou 2 cabos.

:S


Sim, à primeira vista será isso mas achas que dá para queimar os cabos?

Entretanto pode ser que alguém já tenha tido um problema idêntico e possa dar uma dica mais especifica do que possa ser.
 
goblin disse:
Sim, à primeira vista será isso mas achas que dá para queimar os cabos?

Entretanto pode ser que alguém já tenha tido um problema idêntico e possa dar uma dica mais especifica do que possa ser.

Se a linha K receber 12 volts... já era.

É precisamente isso que acontece ao tentares "comunicar" com um Rádio non-OEM... ele tem 12volts.
 
neljoe disse:
Se a linha K receber 12 volts... já era.

É precisamente isso que acontece ao tentares "comunicar" com um Rádio non-OEM... ele tem 12volts.

Ah, estou a ver... Quer dizer então que há fortes possibilidades dos meu cabos terem ido à vida...
Vou tentar testá-los noutro carro para ver se tive sorte e isso não aconteceu. :S :S :S :S :S :S :S :S :S

Já agora, se retirar os fusíveis do rádio, telefone e outros equipamentos que possam estar em curto-circuito dará para conseguir comunicação?
 
O erro que aparece é o mesmo quando s tira o fusivel do modulo CanBus.

Tenta desligar o maximo de modulos, desde quadrante, centralina, ABS todo o k poderes e depois se desaparecer liga 1 a 1.
 
LauAlf disse:
O erro que aparece é o mesmo quando s tira o fusivel do modulo CanBus.

Tenta desligar o maximo de modulos, desde quadrante, centralina, ABS todo o k poderes e depois se desaparecer liga 1 a 1.


Sim, vou tentar esse procedimento. Só espero que os cabos não tenham ido à vida e que consiga chegar a alguma conclusão...
 
eu tambem tenho o meu cabo a dar esses erros..
e ja tentei de tudo...
enfim... são resistentes...
se soubesse que ia dar 65 euros pra fazer um scan apenas uma vez e ficar a arder tinha ido almoçar fora e einda tinha troco para pagar um scan
 
marcoA6 disse:
eu tambem tenho o meu cabo a dar esses erros..
e ja tentei de tudo...
enfim... são resistentes...
se soubesse que ia dar 65 euros pra fazer um scan apenas uma vez e ficar a arder tinha ido almoçar fora e einda tinha troco para pagar um scan

Bem, pode ser que consiga alguma coisa com os testes que irei fazer.
Entretanto vamos aguardar para ver se alguém aqui do forum, que já tenha tido um problema semelhante e que tenha conseguido resolver, dá aqui um ajuda.
 
marcoA6 disse:
eu tambem tenho o meu cabo a dar esses erros..
e ja tentei de tudo...
enfim... são resistentes...
se soubesse que ia dar 65 euros pra fazer um scan apenas uma vez e ficar a arder tinha ido almoçar fora e einda tinha troco para pagar um scan

Não podes pensar assim porque tudo tem solução temos é que ser percistentes ;) ;) ;)
Mas podes sempre vender o teu cabo se se encontra nas perfeitas condições ;) ;) ;)
 
Dei umas voltas pela Net e encontrei algumas coisas que poderão ajudar-te:


K1 short to ground means one of the following:

1. the K-Line has been chaffed and the wire is shorting to the frame of the car
2. a module connected to that K-line is pulling the K-Line to ground

someone mentioned aftermarket radio - I don't think that is causing a short to ground as the aftermarket radios ussually pull the K-line to +12 - take a look at this page anyway:
http://www.ross-tech.com/vag-com/aftermarket-radio.html

I would suggest you take a good look at the harness and trace the wires (pinout is shown on the aftermarket radio page above) to see if a wire was chaffed. If you find none, determine what modules are connected to K1 and begin unplugging them one at a time to determine which is causing the problem.

http://vagdrivers.net/forums/index.php?s=425bfd4aa4aff877efcf29e71499f81f&showtopic=29306



O tal problema do Rádio que te falei (pelos vistos não é/foi o teu caso, mas fica a info):




E este caso muito parecido com o teu... a tua "solução" está por aqui:

http://forums.tdiclub.com/showthread.php?t=247285

8)

_________________________________________________

marcoA6 disse:
eu tambem tenho o meu cabo a dar esses erros..
e ja tentei de tudo...
enfim... são resistentes...
se soubesse que ia dar 65 euros pra fazer um scan apenas uma vez e ficar a arder tinha ido almoçar fora e einda tinha troco para pagar um scan

Ficar a arder?!?!

:roll:
 
neljoe disse:
Dei umas voltas pela Net e encontrei algumas coisas que poderão ajudar-te:


http://vagdrivers.net/forums/index.php?s=425bfd4aa4aff877efcf29e71499f81f&showtopic=29306



O tal problema do Rádio que te falei (pelos vistos não é/foi o teu caso, mas fica a info):



E este caso muito parecido com o teu... a tua "solução" está por aqui:

http://forums.tdiclub.com/showthread.php?t=247285

8)

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Ficar a arder?!?!

:roll:

Bem, obrigado pelos links. Já tinha tentado fazer uma busca no Google mas não me apareceu nada que podesse interessar.
De facto num dos foruns um user parecia ter um curto-circuito na valvula de corte de combustível que lhe estava a causar o problema.

Não sei se se passará o mesmo na minha B6 (válvula ou outro componente qualquer que esteja em curto). mas poderá ser uma coisa semelhante porque o problema de bateria que tive foi esquisito, ou seja, não foi daqueles em que me esqueci de qualquer coisa ligado e a bateria foi abaixo, mas sim apenas ter o carro estacionado normalmente e quando dei à chave para o por a trabalhar, o motor de arranque deu duas ou três voltas antes e notava-se que parecia não ter força. A conclusão que tiro é que provavelmente tinha/tenho no carro alguma coisa que me faz descarregar a bateria e me está a causar o problema na porta OBD.

Vamos a ver se descubro fácilmente ou se me vai dar dores de cabeça e de carteira. :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
 
Boas!

Pois bem, depois de algum tempo sem actualizar este tópico, deixo aqui finalmente a solução para o meu próprio problema na OBDII.
Seguindo alguns conselhos aqui deixados por vários users, a quem desde já agradeço a ajuda, comecei por verificar os fusíveis que vêm indicados no manual como fazendo parte do circuito da porta de diagnóstico, o que na A4 B6, são 2. Estava tudo em ordem com eles, por isso avancei para outra experiência.
Retirei vários fusíveis que protegem os mais variados módulos do carro, como o auto-rádio, o GPS, o telefone, o abs, o volante multifunções, enfim, os que achei que poderiam estar a interferir na porta de dados.
Liguei então o cabo ao PC e: Voilá, já estava a funcionar direitinho. Comecei então a colocar fusíveis 1 a 1 e ía verificando sempre a ligação do Vag-Com, até que ao colocar o fusível do módulo de telefone, deixou de comunicar novamente.
Estava encontrada a avaria e para minha sorte era num módulo que não uso e que estava até a pensar desactivar, pois vou tirar o suporte que está na consola.

Portanto, no meu caso é o módulo de telefone que está marado e interfere com a porta OBDII, pelo que bastou tirar o fusível deste módulo para resolver uma avaria que cheguei a pensar ser bem mais grave.

Mais uma vez agradeço ao pessoal que aqui postou sugestões e dicas para resolução do meu problema e espero que este tópico sirva a mais pessoas que possam ter um problema semelhante.
 
marcoA6 disse:
eu tambem tenho o meu cabo a dar esses erros..
e ja tentei de tudo...
enfim... são resistentes...
se soubesse que ia dar 65 euros pra fazer um scan apenas uma vez e ficar a arder tinha ido almoçar fora e einda tinha troco para pagar um scan

se o queimas-te com um scan apenas é pk nao leste os avisos de quem te o vendeu
pk no gb esta la bem escrito o que podes e nao podes fazer
 
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