Ruido talvez excessivo do meu motor 1Z 1.9 Tdi Vs AFN de 110

Olá a todos.

Tenho 2 carros de momento. Um Ibiza GTTDi 110cv, 219.900km, motor AFN, com turbo VNT15/17.
E tenho o Audi 80 avant, motor 1Z , de 90cv, 182.000km, turbo GT15, com alguns ja sabem.

Colocando o facto de terem turbo diferentes à parte, será que alguém me poderia explicar porque é que o motor AFN é (ou estará) mais silencioso que o 1Z ?
Nenhum deles tem a capota de plastico do motor.

Enquanto que o Seat tem um trabalhar Diesel normal, produzindo um ruido mais que aceitavel, sem vibrações ou hesitações a acelarar (das 1000 as 4000! sempre certíssimo)... no Audi, consigo ouvir um " tok tok tok tok clok clok " bem audível quando trabalha.
A frio nota-se mais, até o oleo almofadar as touches, depois desaparece um pouco , mas mesmo assim.... fica com um trabalhar bastante ruidoso para um 1.9 Tdi. Pelo menos ao ponto de sentir vibração no habitaculo um pouco acima do normal. Até chega a "ecoar" nos regimes baixos.

Verifiquei o timing da injecção na Audi e deu-me 78, pelo vag-com.

A Audi é um carro bastante confortavel , até anda razoavelmente bem (não parece ter 90cv) , mas o trabalhar do motor gera muitas vibrações e tambem ruido dentro do habitaculo e nao me parece que seja da insonorização.
Quando o ligo a frio, sinto o bater das touches que é um " tek tek tek " fininho que depois vai passando ao fim de uns segundos. Mas aquela nota "grave" e que se ouve muito bem entre a zona das valvulas e a bomba injectora, mais do tipo " tak ou tok " é que acho que está a causar isto e não "passa" com o trabalhar.

Como poderei "resolver" isto? Eu gosto muito do Audi e está linda por dentro e por fora. Mas o ruido do motor está a decepcionar-me (estou habituado ao Ibiza).
Ja ouvi outra Avant e o som era parecido. Mas ouvi outros 80 a passar por mim e até ao relantim e nao batiam tanto !!

Serão as valvulas? Touches? Será que a cabeça de um AFN resolverá o problema?

Obrigado a todos! :D
 
humm... déjà vu... :roll: :D



Sei precisamente do que estás a falar. O meu pai tem uma Passat com esse motor (1Z), e eu tenho um Toledo TDI110 (AHF) e noto precisamente o mesmo que tu.
Na minha opinião isto não é defeito, é feitio. Tenho ouvido outros 1Z a trabalhar e soam todos ao mesmo. Os AHU parecem ser mais silenciosos.

Eu até noto diferenças no barulho do motor ao ralenti entre o meu motor (AHF) e um ASV por exemplo...

Já pensaste que a diferença de barulho até poderá vir da embraiagem? Se a memória não me falha, penso que o 1Z vem com um volante de motor mono-massa. Pode vir daí...
 
Até ao Golf 4, acho que sao todos mono-massa...segundo ouvi dizer.


Bolas, será que nao ha nada a fazer? Este som vem da cabeça (valvulas, touches), nao é?
Pelo menos, parece-me que vem ali mesmo do meio, entre a tampa preta de metal da arvore e a bomba injectora. Naquele "buraco"....

Argh, é horrivel. :lol:
 
Eu ando com mono-massa no meu agora. Aquilo faz um basqueiro de meia-noite, por isso é ke eu te falei nisso. A diferença no som pode vir daí... :roll:

Os TDI inicialmente vinham com volantes de motor mono-massa... penso que até 1996 ou 97.
 
Interessante.
Posso confirmar, se necessário, se o meu é mono ou bi.
Para quanto ficaria uma alteração dessas?

E isso provoca o ruido do genero que estou a referir e vindo da mesma zona? Entre a tampa das valvulas e bomba injectora?

Ou interfere com outro tipo de ruido?


Tenho que ir investigando antes de fazer o que quer que seja.

Obg.
 
Ele tambem nao vibra mais , nem menos se eu carregar na embraiagem..

Sendo assim, o volante do motor terá alguma importancia em ser monomassa ou bi-massa? :?
 
HF1600ie disse:
Interessante.
Posso confirmar, se necessário, se o meu é mono ou bi.
Para quanto ficaria uma alteração dessas?

E isso provoca o ruido do genero que estou a referir e vindo da mesma zona? Entre a tampa das valvulas e bomba injectora?

Ou interfere com outro tipo de ruido?


Tenho que ir investigando antes de fazer o que quer que seja.

Obg.
O teu é bi-massa. Tenho a certeza. A alteração em si não é cara... Custa o preço do volante mono-massa + montagem. A vantagem é que o volante bi-massa original pesa uns 14,5kg e o mono-massa (o meu) pesa 9,8kg. São quase menos 5kg. Melhora na aceleração :twisted: e consequentemente nos consumos. A desvantagem é um barulho irritante quando está ao ralenti. Este barulho vem da zona da embraiagem.
O barulho que te referes vem mesmo da tampa das válvulas? Humm... ok... escapou-me essa parte. Pensava que estavas a falar de um barulho "geral" do motor.
Assim sendo, experimenta a trocar as touches. Elas só se ouvem quando ficam maradas. As minhas morreram aos 185.000kms. Começou de vez em quando e tornou-se permanente. Troquei-as e nunca mais as ouvi.
Ficas com o tek tek tek tek resolvido, mas o outro barulho de que te queixas, pelo que já ouvi, é o barulho normal dos 1Z. Não sei se há muito a fazer...

Já agora, há alguma razão especial para andares com Mobil Super S (mineral) 10w40 nesse motor? :roll:
 
Um, o maior problema é mesmo o ruido " toke toke toke " acentuado, que vem entre a tampa das valvulas e a bomba injectora. E é esse que gera a vibração de que me queixo. Essa vibração propaga-se depois sobre a forma de vibrações para dentro do habitaculo.
Não sei se serão as touches, valvulas... o que possa ser.

Mas, se houvesse uma forma definitiva de eliminar isto (trocando cabeça, por exemplo) ou trocando componentes internos, eu acho que até o faria se nao fosse mto caro.
São as touches, que no 1Z sao piores do que nos oturos? Serão as valvulas do 1Z menos evoluidas que as dos outros modelos ?

É uma pena ter que aturar um ruido tao desagradavel, quanto o resto do carro é excelente.

Em relação ao óleo, apenas quis colocar um 10w40 que cumprisse numa primeira fase para perceber até onde posso ir em termos de viscosidade/consumo de oleo. Habitualmente uso BPvisco7000 no audi.
Mas acho que o ruido nao vem daí.
 
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