[RESOLVIDO!!!] Como passar de módulo Telefone Nokia para módulo Bluetooth?

Boas!

Tenho neste momento um módulo Bluetooth novo em folha para instalar na minha B6.
Como já tinha pré instalação de telefone, pensei que seria uma adaptação mais ou menos simples, com base neste DIY:
http://www.audiworld.com/tech/elec133.shtml

Pois bem, pura ilusão...
O meu módulo de telefone é um módulo Nokia, não daqueles que tem um berço para adaptar qualquer modelo de telefone, mas sim um módulo dedicado que funciona em si mesmo como um telefone, podendo levar um cartão como qualquer telemóvel. (Experimentei e funciona mesmo!!!)

O problema é que este módulo tem duas fichas ligadas e nenhuma delas dá para ligar ao módulo Bluetooth.
Sei que tenho todos os sinais que preciso para ligar o Bluetooth disponíveis nessas duas fichas, por isso será uma questão de saber os pinouts deste módulo de telefone e aproveitar apenas os fios que preciso para ligar na ficha do módulo bluetooth.

É aqui que preciso de ajuda:
Alguém tem ou conhece os pinouts deste módulo de telefone Nokia?

Deixo aqui umas fotos para ilustrar o que disse:

Módulo de telefone:

IMGP2862Medium.jpg

Local para inserir o cartão:

IMGP2874Medium.jpg

Cartão inserido:

IMGP2873Medium.jpg

Fichas de ligação:

IMGP2868Medium.jpg
 
Last edited:
Re: [AJUDA] Como passar de módulo Telefone Nokia para módulo Bluetooth?

Ninguém nunca passou os olhos por nada parecido com isto?
Nada de nada? Nem uma sugestãozita?

Começo a pensar que o melhor será mesmo esquecer estas fichas e instalar uma cablagem nova par o módulo Bluetooth...
 
Re: [AJUDA] Como passar de módulo Telefone Nokia para módulo Bluetooth?

Deixo aqui mais uma imagens do dito módulo e também um diagrama que fiz das fichas de ligação.

IMGP3279Medium.jpg

IMGP3277Medium.jpg

TelephoneModule.jpg

Já vasculhei montes de informação na net acerca de módulos de telefone, telematics e comandos de voz, mas ainda não achei nada nem parecido com isto...:mad: :mad: :mad: :mad:
Se alguém poder ajudar, era do melhor...
 
Re: [AJUDA] Como passar de módulo Telefone Nokia para módulo Bluetooth?

Pois bem, finalmente consegui a informação que tanto procurei!
Por vezes a melhor maneira de obter alguma informação é mesmo usando a maneira mais simples: perguntando!

Deixo aqui então o link do tópico que abri no Audiforum.us e que tem um post com a informação que pedia:

http://audiforum.us/cables-adapters-antennas/13802-help-nokia-telephone-module-pinout.html

Poderá dar jeito a alguém...

Já agora aproveito para dizer que já instalei o módulo Bluetooth com um adaptador feito com base nessa informação do pinout do meu módulo de telefone anterior.
Embora inicialmente eu acreditasse que depois de ter esta informação e de fazer um adaptador que fosse só ligar fichas e ficaria tudo a funcionar, afinal não correu como eu esperava, pois os fios que ligavam no módulo de telefone antigo não estavam directamente ligados ao rádio (apenas o fio de "Mute" estava ligado) e assim, apenas ligando o módulo bluetooth com o adaptador que fiz, consegui comunicar com o módulo vis Vag-Com, conseguia emparelhar o telemóvel, mas apenas via a lista telefónica no visor do CB e não tinha som nas colunas nem no microfone.

Depois de algumas interrogações, "arranhões na cabeça" e a ajuda do Migsan, lá resolvi o problema e neste momento tenho o bluetooth a funcionar perfeitamente com todas as funções no RNS-E.

Para não estar a alongar mais este post, deixo depois aqui um link para um DIY que vou fazer desta instalação.
 
Last edited:
Fixe...

mas ja instalas-te?? as fichas da tua carrinha sempre davam no modulo? ou tiveste de adaptar??
 
Fixe...

mas ja instalas-te?? as fichas da tua carrinha sempre davam no modulo? ou tiveste de adaptar??

Sim, já está instalado e a funcionar perfeitamente com todas as funções disponíveis no RNS-E.
Quanto às fichas, as que tinha no carro e ligavam o módulo antigo não davam no módulo BT, por isso tive de fazer um adaptador que permitisse ligar nas fichas do carro e no módulo BT.
Depois explico tudo direitinho no DIY.
 
Back
Top