Relé 109 Audi A4 2.0 Tdi 2006

Não consigo encontrar mais nenhum relé ? Nem atrás destes que estão na foto , nem em qualquer dos lados da coluna de direçao ?

Boa noite , foi o que me aconselharam a substituir o “power relay / ECU Power Relay” porque o carro de vez em quando não lhe apetece pegar.
O tecnico que fez recentemente a substituição do canhão de ignição também me disse que poderia ser uma das causas esse tal relé.
Pelo que pesquisei parece-me que tambem existem alguns relés no compartimento do motor , mais propriamente debaixo da centralina ? Amanhã vou verificar.
Obrigado

Boa noite , foi o que me aconselharam a substituir o “power relay / ECU Power Relay” porque o carro de vez em quando não lhe apetece pegar.
O tecnico que fez recentemente a substituição do canhão de ignição também me disse que poderia ser uma das causas esse tal relé.
Pelo que pesquisei parece-me que tambem existem alguns relés no compartimento do motor , mais propriamente debaixo da centralina ? Amanhã vou verificar.
Obrigado
Isso foi o que te disse há uns posts atrás…

Obrigado
Na caixa de fusíveis do motor, nao me parece estar a 109. Só me lembro de estar mesmo junto a coluna de direcção. Agora tu queres é a relé da ECU e nao da bomba.
A da ECU está dentro da caixa de plástico da ECU. Tens de a abrir e depois de solta a ECU, tens as 2 relés uma de alimentação e outra de comando por baixo. Tens de remover as escovas do limpa parabrisas e torpedo para aceder ao parafuso de trás da tampa. Tens de ter a mão um extractor senão vais te ver a rasca para sacar o braço da escova que normalmente fica calcinado.

Last edited:
Então para finalizar , consegui encontrar o tal relé no compartimento do motor, por baixo da centralina , tal como exemplifica o video que o madlima29 colocou neste post , e após retirar um dos 4 relés que aí estavam colocados verifiquei que um deles com o numero 614 tinha sinais de sobreaquecimento nos polos (foto em anexo)
Desloquei me á oficina da Audi mais proxima de mim em Alcabideche e comprei um relé novo , sendo que este já tem um novo codigo , ou seja 644 ( ref. 4H0 951 253)
Já fiz a substituição e até agora sempre a pegar bem .
Espero que tenha resolvido o problema
Muito obrigado pela vossa ajuda , cumprimentos para todos .

Anexos

• IMG_6733.jpeg
    IMG_6733.jpeg
    354,4 KB · Visualizações: 2
  • IMG_6737.jpeg
    IMG_6737.jpeg
    749 KB · Visualizações: 2
  • IMG_6738.jpeg
    IMG_6738.jpeg
    943,8 KB · Visualizações: 2
  • IMG_6739.jpeg
    IMG_6739.jpeg