Problema com volante motor/cx velocidades

Ora bem, o meu carro não e propriamente um Audi, mas como a base mecânica é a mesma, agradecia a vossa ajuda.

Em Maio de 2006, quando estava para terminar a garantia do meu LEON a embraiagem começou a fazer uns barulhos estranhos. Seat com ele, primeiro levou um rolamento de encosto, depois acabou mesmo por levar um volante-motor novo...tudo ficou bem, até que às uns dias atrás comecei a notar um chocalhar ao parar o motor. Esse barulho tanto acontece com a embraiagem pressionada como com ela em cima, e tem mais tendência a acontecer depois do motor estar quente.
Já experimentei com o carro em diversas inclinações, mas o barulho não faz todas as vezes que desligo o carro, só faz de vez em quando, sem qualquer tipo de motivo aparente.

Depois de ler umas coisas pela net, a ideia ficou logo em como seria o volante motor a fazer o barulho (algo parecido com latas de sardinha vazias dentro de um saco a chocalhar...). Posto isto fui ao mecânico ontem, e depois de uma meia dúzia de tentativas, lá fez uma vez o tal barulho. O mecânico diz que lhe parece ser antes dos carretos da caixa que ao pararem com a vibração do motor fazem o barulho e inclina-se a trocar o óleo da caixa e adicionar-lhe Slick 50.
Diz ele que se fosse do volante motor tanto faria a quente como a frio e que faria sempre o chocalhar....

O carro trocou o volante motor por volta dos 47.000km e está agora com 67.000km, o que dá 20000km feitos em estrada nacional, sem grandes apertões ou viagens que provoquem grandes aquecimentos do material.

Posto tudo isto, e antes de avançar para a Seat com alguma reclamação por causa do volante motor, o que vos parece?
Será mesmo que o óleo da caixa de velocidades se possa ter deteriorado e que possa estar a deixar os carretos fazerem este barulho? Se sim, e ao trocar o óleo, será recomendável meter Slick 50 próprio para caixa de velocidades?
Ou será mesmo do volante motor, que possa estar a ganhar folgas? Nesse caso, e se a Seat não assumir parte do custo ( o volante motor de origem custa uns módicos 720€, mais IVA), será mais fiável meter um Sachs (que custa cerca de 620€)?

Todas as opiniões ajudam, e qualquer situação por que já tenham passado coloquem aqui, bem como resolveram a situação.

Agradeço desde já as ajudas :)
 
LEON FRPT disse:
(…) às uns dias atrás comecei a notar um chocalhar ao parar o motor. Esse barulho tanto acontece com a embraiagem pressionada como com ela em cima, e tem mais tendência a acontecer depois do motor estar quente.

Esse chocalhar (dependendo da intensidade, claro) até certo ponto é feitio dos volantes de motor, quando estão quentes.

Os dias quentes ou a utilização frequente de torque (condução em baixas rotações em mudanças altas – tipo 1500-2000 em 5ª/6ª) colocam o volante em maior stress.

LEON FRPT disse:
Diz ele que se fosse do volante motor tanto faria a quente como a frio e que faria sempre o chocalhar....

Não concordo. Para chocalhar a frio a quente isso partia-se tudo.

Aconselho a ligares para uma empresa que lide com essas situações todos os dias (tipo a GBS em Setúbal), porque a Seat vai dizer que está tudo normal.
 
Pois, é certo que só comecei a notar isto desde que os dias aqueceram...mas logo de manhã, após uma viagem de 20km, e com tempo fresco, por vezes tb faz....

De facto muitas vezes faço as minhas viagens em 5ª e 6ª a rotações por volta das 1800/2000rpm...é o que dá circular quase sempre em nacionais a maior parte do ano...poderá ser daí que o volante se possa estar a ressentir? Eu tenho cuidado de não pisar nestas mudanças, mas em ligieras e curtas subidas por norma não reduzo para a 5º ou 4ª, isto indo a cerca de 100/110km/h, o que dá cerca das 1800rpm...

Tou a ver que tenho de ir ouvir mais umas opiniões, mas aqui em Coimbra são poucos os que realmente conhecem os tdi e as suas manhas...
 
Back
Top