PNEUS medidas

Boas. Troquei recentemente o meu 8L 1.8 por um 8L TDI 90.

O carro veio com pneus novos, mas de marca desconhecida (chinesa salvo erro) Triangle, salvo erro.

Ora isto nao me agrada nada. Ando a ver se troco por uns pneus decentes.

A medida actual é 205 60 r15.

Ja sei q meter jantes 17 ou 18 é q era altamente. Mas ta fora de questao. Nao queria nada aumentar os consumos.

Gostava de trocar para jantes 16. Mas nao aumentar o tamanho da roda.

No 8L anterior tb tinha inicialmente essa medida e passei para 205 55 r16. Acho q o tamanho da roda aumentou ligeiramente.


As questoes fundamentais q eu tenho sao:

1:: Sei q ia parecer um carrinho de rolamentos.. mas.. Que tal seria manter o r15 mas baixar o perfil de 60 para 50. Ficará muito baixo o carro? O 205 50 r15 é raro ou caro para o tamanho? Custos de regularizar no livrete.. será q compensa?


2:: E em 16pol, mudar para 205 45 r16. Será q compensa? pelo custo dos pneus e regularizar no livrete?

Que fariam no meu lugar?
1a prioridade é mudar pra pneus de marca decente.

2a prioridade mudar para roda ligeiramente mais desportiva, comprometendo o minimo possivel os custos. Ignorando os custos da troca de jantes 15 para 16.


Obrigado desde ja!
 
Q medidas tens no livrete? É q nas medidas "standard" consegues melhor preço nos pneus q em medidas pouco usadas.. E dps mmo q passes para 17 o consumo tb não aumenta nenhuma coisa do outro mundo..
 
Q medidas tens no livrete? É q nas medidas "standard" consegues melhor preço nos pneus q em medidas pouco usadas.. E dps mmo q passes para 17 o consumo tb não aumenta nenhuma coisa do outro mundo..

nem mais..
o meu tambem é 90cv e passei de 15" para 17"..
e a diferença que notei..
foi na segurança que aumentou bastante..
de resto..
nada a apontar..
 
Q medidas tens no livrete? É q nas medidas "standard" consegues melhor preço nos pneus q em medidas pouco usadas.. E dps mmo q passes para 17 o consumo tb não aumenta nenhuma coisa do outro mundo..

Sim eu sei q as medidas comuns sao mais baratas. Mas sei la.. talvez sejam menos comuns nos audi mas comuns noutros carros ou até se arranje a bom preço em determinado contexto..

No livrete tenho:
195/65r15
205/60r15
205/55r16

r17 era fixe, mas ja sai bem mais caro, nas jantes, nos pneus.. pra nao falar no xulanço da siva e imtt.. e +1L nos consumos certamente.


Curtia tipo 205/45r16.. mas nao ta no livrete portanto (depois das informações q obtive aqui) é pra esquecer..

Nao tou pra investir muito neste carro. Comprei-o para me sair economico.



nem mais..
o meu tambem é 90cv e passei de 15" para 17"..
e a diferença que notei..
foi na segurança que aumentou bastante..
de resto..
nada a apontar..

Nao é disparate nenhum eu sei. Tb curtia. mas nao posso.

Deve ter ficado muito mais firme a curvar e mais bonito. Mas nao notaste uma ligeira perda de arranque?

Até onde sei quanto maior for a roda. mais se perde no arranque. A nao ser q a roda mal tenha aumentado por ter crescido a jante, mas diminuido o perfil do pneu..


Corrijam-me se estou enganado (só estou a tentar consolidar o q tenho ouvido e lido), mas do ponto de vista tecnico o ideal é:

O diâmetro total da roda nao ser muito grande pra favorecer o binario.

O q dita o tamanho da jante é (deveria ser) o tamanho dos discos de travao. Carros mais potentes precisam de discos maiores por isso as jantes tem q ser maiores. Ainda q na practica é muito porq a jante maior da mais pinta e vende melhor.

A largura do pneu.. Convem ser largo pra aumentar a aderência, mas nao demasiado para a potencia do motor.

O perfil convém ser baixo pra diminuir a oscilação em curva da jante sobre o pneu, ficando assim mais preciso.


Acredito q a ser assim, de 15 pra 17 nao haja grandes variaçoes.. mas nos preços ja ha um bom bocado..
: /
 
Last edited:
entao e o q notaste em termos de andamento do 1.8 non (turbo correcto)para o 1.9 90cv
cumps

Ya era o 1.8 125cv.. se fosse o 1.8 turbo certamente era demasiado divertido para me conseguir desfazer dele.


O q tenho notado um em relaçao ao outro nao tras surpresas.. Pelo menos era o q eu tava à espera.

o 1.8 passava um bocadinho dos 200 km/h. Já o tdi 90 chega a 190 e mal.

o 1.8 era mais forte em alta rotaçao e subia sem medo. O tdi é so dar um cheirinho pra se por a mexer, mas mais pra frente ja nao tem muito pra dar.

So q o tdi é muito mais divertido nos arranques. Prefiro de longe bom arranque do q maior velocidade de ponta.

E depois, apesar q o 1.8 era tambem a gpl, de um modo geral, sai mais barato o tdi.

O preço/km do 1.8 a gpl é ela por ela com o tdi. O mal é q o carro a gpl gasta uns minutos de gasolina ao começar a andar. Isso é um custo acrescido q nas voltinhas diarias se nota ao fim do mes. Depois, tb acresce a vistoria do gpl q é no minimo uns 50eur.

E a baixa autonomia do tanque gpl.. o facto de ter q andar sempre de olho no gas e na gasolina q temos porq bombas com gpl nao ha em qqr lado.. e depois ha q ver se neste ou naquele sitio é permitido estacionar gpl.. A chatice das pistolas das bombas gpl..

Enfim.. nao foi uma má experiencia.. se fosse o 1.8t certamente nao o vendia..

Mas para o carro q é, de longe foi melhor trocar pelo tdi.

E pra mais q numa repro um carro sem turbo ganha uma ninharia.

Já este tdi.. daki a uns tempos vai ganhar mais uns 30cv e mais uns 60Nm.
 
Eu a ti, uma vez q não queres mexer no livrete, metia 205/55/16.. Vais ver q não perdes grande coisa nos consumos e nos arranques tb m parece q não notarás grande diferença, a não ser q andes sempre a esticar mudanças e dês importância a fracções de segundo.. Qto ao baixares o perfil do pneu, ganhas em segurança, pois o carro não "adorna" tanto mas nota-se a cava de roda mais vazia e os pneus saem-te mais caros..
 
... Já o tdi 90 chega a 190 e mal...

pela primeira vez vejo alguem a ser sensato quando se fala dos A3 90cv :pray:
alguem que me compreende e não inventa velocidades "estrondosas" para o motor e carro em questão ;)


mas já agora amigo..
manda fazer uma limpeza ao colector de admissão e a valvula EGR..
e manda fechar fisica e electronicamente esta ultima..
que vais notar que não custa tanto a chegar "lá acima" ;)
 
o 1.8 passava um bocadinho dos 200 km/h. Já o tdi 90 chega a 190 e mal.

Eu tenho um e passa bem mais dos 200 a ultima vez que puchei por ele ha uns meses em Espanha marcou 225 +- o outro carro que ia comigo Type r (meu carro de sonho) ia a marcar mais ou menos isso , de arranque sim é lento então comparado com o meu antigo carro nao tem nada a ver (Honda Civic VTI com uns pozinhos) de ponta prós cavalos que tem comparado com o peso e ser atmosferico eu axo que não esta nada mau, dos consumos ai é outra historia pois bebe muito pro que anda mas até agora tenho estado contente com ele.
 
pela primeira vez vejo alguem a ser sensato quando se fala dos A3 90cv :pray:
alguem que me compreende e não inventa velocidades "estrondosas" para o motor e carro em questão ;)


mas já agora amigo..
manda fazer uma limpeza ao colector de admissão e a valvula EGR..
e manda fechar fisica e electronicamente esta ultima..
que vais notar que não custa tanto a chegar "lá acima" ;)

É raro o gajo q nao cai na tentação d querer ser visto como "o maior". Se no fim de semana passado foi levar 2 gajas a casa vem logo dizer q dormiu com elas..

..se um dia, numa descida, lá consegue roçar os 220.. vem logo dizer q o carro dele dá 240 em plano.
;)

Obrigado pelas dicas.. mas se puderes fala-me mais disso de fechar a EGR. Thanks.
 
Back
Top