Pneumaticos vs Vibrações e desiquilibrios

Tópico em 'Chassis' iniciado por pedro_m_744, 3 Abr 2010.

  1. pedro_m_744

    pedro_m_744

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    O pneumático, mais conhecido por pneu, é um componente fantástico.
    É na realidade o unico contacto entre a viatura e o solo. Maior responsavel pelo conforto, segurança e estabilidade.

    Dai ser necessário um produto novo e de qualidade, claro está, mas que não está livre de defeito!:eek: Alguns dos defeitos de fabrico apenas se detectam por problemas de vibração e ruido.

    Vibração:
    A causa mais comum são jantes empenadas e erros de equilibragem.
    Se a jante tiver um empeno, vê-se quando a roda está a girar ou então começa a pedir massas de equilibragem muito grandes no mesmo sitio. O que ha a fazer é, Braga com elas....
    Depois das jantes desempenadas, e se o pneu não trouxer uma malha rebentada (muito raro em pneus novos...) começa as questões da equilibragem...
    Existem varios tipos de equilibragem (modos) mas a grande maioria dos montadores de pneus utiliza sempre o mesmo sem olhar ao tipo de carro / pneu.
    A equilibragem (e não calibragem ...:p)não resolve problemas de empeno! apenas serve para corrigir problemas de variação de massa ou densidade, isto quer dizer que o centro geometrico da roda não coincide com o centro de equilibrio. Isto acontece em qualquer roda ou componente. Existem variações na distribuição de massa ou na densidade do material que a unica forma de corrigir acrescentar massa em pontos calculados por algoritmos matematicos que estão na electrónica das maquinas das oficinas.

    Uma má equilibragem faz com a roda perca o contacto com o solo momentaneamente, devido á força centripta, o que resulta em vibrações e perca de controlo.

    Isto funciona para uma equilibragem dinâmica sem carga...:duhh:
    O problema é quando acrescentamos carga á roda, o pneu comporta.se como um conjunto de molas distribuidas á volta da jante, e é aqui que a coisa complica... isto só se percebe com o carro em andamento.
    [​IMG]
    A este fenomeno chama-se "variação da força radial da roda" que é nada mais que a constante de elasticidade do pneu é diferente ao longo do perimetro. quer dizer que se em colocar 400KG de carga nuns sitios vai mais a baixo que outros... Já existem algumas oficinas da marca com maquinas de ensaios para isto.

    Outro defeito possivel é a ovalização, quer dizer que o pneu em vez de ser uma circunferência é tipo um ovo...á quem tenha uma sorte do c.....e resolva isto rodando o pneu na jante:wow:

    Ruido:
    O ruido ou chamada "zuada" pode ser causada pelo 2 defeitos anteriores ou por que o piso do pneu está "desnivelado", ou seja não está em perfeito contacto com o solo. dai o ar que fica nas zonas elevadas propaga o ruido de choque com o asfalto.

    Todos estes sintomas são: problemas de qualidade! por isso meus amigos, á que reclamar, principalmente quando isto acontece com pneus de marcas caras.
     
    Last edited by a moderator: 19 Jun 2017
  2. pedro79teixeira

    pedro79teixeira

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    boa explicaçao...... :palmas:
     

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