Pneumaticos vs Vibrações e desiquilibrios

O pneumático, mais conhecido por pneu, é um componente fantástico.
É na realidade o unico contacto entre a viatura e o solo. Maior responsavel pelo conforto, segurança e estabilidade.
Dai ser necessário um produto novo e de qualidade, claro está, mas que não está livre de defeito!:eek: Alguns dos defeitos de fabrico apenas se detectam por problemas de vibração e ruido.

Vibração:
A causa mais comum são jantes empenadas e erros de equilibragem.
Se a jante tiver um empeno, vê-se quando a roda está a girar ou então começa a pedir massas de equilibragem muito grandes no mesmo sitio. O que ha a fazer é, Braga com elas....
Depois das jantes desempenadas, e se o pneu não trouxer uma malha rebentada (muito raro em pneus novos...) começa as questões da equilibragem...
Existem varios tipos de equilibragem (modos) mas a grande maioria dos montadores de pneus utiliza sempre o mesmo sem olhar ao tipo de carro / pneu.
A equilibragem (e não calibragem ...:p)não resolve problemas de empeno! apenas serve para corrigir problemas de variação de massa ou densidade, isto quer dizer que o centro geometrico da roda não coincide com o centro de equilibrio. Isto acontece em qualquer roda ou componente. Existem variações na distribuição de massa ou na densidade do material que a unica forma de corrigir acrescentar massa em pontos calculados por algoritmos matematicos que estão na electrónica das maquinas das oficinas.

Uma má equilibragem faz com a roda perca o contacto com o solo momentaneamente, devido á força centripta, o que resulta em vibrações e perca de controlo.

Isto funciona para uma equilibragem dinâmica sem carga...:duhh:
O problema é quando acrescentamos carga á roda, o pneu comporta.se como um conjunto de molas distribuidas á volta da jante, e é aqui que a coisa complica... isto só se percebe com o carro em andamento.

A este fenomeno chama-se "variação da força radial da roda" que é nada mais que a constante de elasticidade do pneu é diferente ao longo do perimetro. quer dizer que se em colocar 400KG de carga nuns sitios vai mais a baixo que outros... Já existem algumas oficinas da marca com maquinas de ensaios para isto.

Outro defeito possivel é a ovalização, quer dizer que o pneu em vez de ser uma circunferência é tipo um ovo...á quem tenha uma sorte do c.....e resolva isto rodando o pneu na jante:wow:

Ruido:
O ruido ou chamada "zuada" pode ser causada pelo 2 defeitos anteriores ou por que o piso do pneu está "desnivelado", ou seja não está em perfeito contacto com o solo. dai o ar que fica nas zonas elevadas propaga o ruido de choque com o asfalto.

Todos estes sintomas são: problemas de qualidade! por isso meus amigos, á que reclamar, principalmente quando isto acontece com pneus de marcas caras.
 
Last edited by a moderator:
Back
Top