Pedido aos entendidos: Alinhamento de Direcção

Caros amigos,

Tenho um problema no meu A4 B6 quattro:
Não me conseguem fazer correctamente o alinhamento da direcção (em vários locais) ou melhor,
dizem-me que está alinhado segundo os valores da máquina, mas não conseguem mexer nos "afinadores da direcção", porque estão calcinados!

O carro tem tendência a desviar para a direita e numa recta para seguir sempre a direito,
tenho de ir segurando o volante ligeiramente virado para a esquerda.
Em recta, e tirando as mãos do volante ele tende a ir ao centro o que faz com que o
carro se desvie para a direita.

Já sei que esta coisa do carros que vêm da Alemanha têm destas "pequenas coisas",
mas há alguém que me possa dizer o que são esses afinadores da direcção e postar esquemas
ou fotos, se possivel?

Dizem-me que há quem tente colocar fluidos para desagarrar, dar calor, etc mas que o melhor
era ir à AUDI para ver se conseguem resolver ou substituir por novos.
Têm ideia de preços ou locais alternativos onde se possa fazer isto?

Agradeço desde já a quem possa ajudar.
 
tenta passar numa oficina que dê calor a isso . pode ser que se consiga assim . de outra forma , começa te a preparar para o tombo ;)
 
tb tive esse problema mas num smart k fui buscar a alemanha e pra alinhar akilo foi tipo 1 hora e tal mas com calor e muito oleo tipo wd40 akilo la fikou fixe :twisted:
 
Obrigado pelas informações, mas podem-me dizer o que é? onde fica? que aspecto tem?
Quanto mais não seja para eu próprio ir colocando o WD40.....

Tanto quanto sei, a 1ª tentativa é de facto ir dando calor, mas em qualquer caso pode partir,
é sempre um risco. Ideias de custo, para me ir preparando?

Obrigado.
 
Eu tive um problema identico na Astra, Nacional. Tive que desmontar o sistema de direcçao toda e lubrificar tudo, e mantar novamente
 
Parece-me que podem existir aí dois problemas distintos:

1) Afinadores calcinados: isto pode realmente ser um problema grande nos carros importados. A solução é ir colocando spray e forçar um pouco. Pelo que me recordo, com o capot aberto e de frente par ao motor, o do lado direito consegue-se lá chegar bem por cima e está mais ou menos à vista. É uma questão de seguir visualmente a zona da direcção. Deve ser a única peça que tem uma porca e rosca no meio. A do lado contrário acho que é mais difícil lá chegar. Se bem le lembro só por baixo...

2) Qualidade do alinhamento: não percebo como te dizem que está alinhado, mas que o problema é dos afinadores que estão calcinados.
O alinhamento dos A4 B6 é muito particular devido à suspensão multilink dianteira. Na generalidade dos sítios, apenas alinham a convergência, nesses tais afinadores, que abrem ou fecham as rodas.
Mas os A4 B6 têm outras afinações em virtude da geometria de suspensão que utilizam. Para tal é necessária uma peça especial para afinação multilink, que basicamente levanta toda a zona da suspensão do carro juntamente com o próprio, deixando as rodas livres, mas a suspensão em carga na mesma.

Poucos sítios fazem este alinhamento e mesmo na Audi convém perguntar primeiro e pedir especificamente um alinhamento completo multilink.

Por outro lado há ainda o eixo traseiro, que tem também alinhamento de convergência. Há a tendência para associar desvios apenas ao eixo dianteiro, mas os desvios podem vir do eixo traseiro.

Concluindo, tens mesmo de resolver o problema dos afinadores calcinados, mas a origem do problema pode nem estar aí.

Cumps,
 
Obrigado pmgoliv.

Quanto ao ponto 1, vou tentar ver e começar a deitar wd40 para lá.

pmgoliv disse:
2) Qualidade do alinhamento: não percebo como te dizem que está alinhado, mas que o problema é dos afinadores que estão calcinados....

Eu percebo. Nos 2 locais onde fui (eu estive a ver pela máquina) os parametros da convergência, camber, etc estão
dentro dos limites definidos pelo programa. Tanto no eixo dianteiro como no eixo traseiro.

Quanto á afinação especial nos B6 (por ser multilink) também desconhecia. Quanto isso tenho a certeza que não
fizeram do modo que referiste.

Eu já li no audizine -> http://www.audizine.com/forum/showthread.php?t=17622 (para B5 S4 - não sei se será identico) que a afinação nos quattro que é ligeiramente especial.
 
Estou a preparar-te o resto mas esta chamou-me a atenção:
Veículos desalinhados e veículos acidentados!
Veículos desalinhados
A causa pode residir no facto de a cremalheira da caixa da direcção não estar exactamente centrada quando se pretende andar a direito.
Isso provoca uma ligeira assistência hidráulico da direcção para a esquerda ou para a direita. A consequência é um veículo que foge para um dos lados.
No alinhamento da direcção de um veículo com a reclamação „o veículo foge para um lado ou tem a direcção desalinhada“, verificar sempre se a cremalheira está centrada.
A cremalheira na caixa da direcção tem de estar exactamente centrada para o ajuste da convergência/constante de convergência!
Veículo acidentado
Nestes veículos, antes de se verificar ou ajustar a convergência ou a constante de convergência „S“, é necessário proceder à centragem da direcção.
Verificar a centragem da cremalheira
– Proceder à centragem da direcção de acordo com as instruções do computador de alinhamento de direcções.
– Para centrar a cremalheira, é necessário utilizar o parafuso de centragem da direcção V.A.S 6224 ? Fig.
– Verificar se o volante está o mais horizontal possível na coluna da direcção com as „rodas a direito“.
– Endireitar devidamente o volante.
Caso contrário a posição central da cremalheira não é assegurada!
Se nestes veículos o volante for deslocado, tem de ser executada a reposição a zero do sensor do ângulo da direcção -G85-! ? Sistema de diagnóstico, medição e informação do veículo VAS 5051
 
ELFuracon disse:
Caros amigos,

Tenho um problema no meu A4 B6 quattro:
Não me conseguem fazer correctamente o alinhamento da direcção (em vários locais) ou melhor,
dizem-me que está alinhado segundo os valores da máquina, mas não conseguem mexer nos "afinadores da direcção", porque estão calcinados!

O carro tem tendência a desviar para a direita e numa recta para seguir sempre a direito,
tenho de ir segurando o volante ligeiramente virado para a esquerda.
Em recta, e tirando as mãos do volante ele tende a ir ao centro o que faz com que o
carro se desvie para a direita.

Já sei que esta coisa do carros que vêm da Alemanha têm destas "pequenas coisas",
mas há alguém que me possa dizer o que são esses afinadores da direcção e postar esquemas
ou fotos, se possivel?

Dizem-me que há quem tente colocar fluidos para desagarrar, dar calor, etc mas que o melhor
era ir à AUDI para ver se conseguem resolver ou substituir por novos.
Têm ideia de preços ou locais alternativos onde se possa fazer isto?

Agradeço desde já a quem possa ajudar.

Isso nao é mais do que o problema que tive na semana passada, fui pra ir à inspeçao com a burra e teve um desvio de 10 metros, só que eu nao notava nada porque estavam as duas rodas com a mesma abertura, e depois lá fui à audi com ela... o mecanica suou as estpinhas para desagarrar aquela merda, ele já nem via os afinadores à frente, um deles teve que o desmonar e só com calor e belo de um martelo é que lá foi o outro afinador tiveram que ser dois mecanicos. Por isso nem penses que lá vais com um sprayzinho. é só um conselho
 
Obrigado ao HonSan que me enviou uns esquemas sobre o alinhamento.

Obrigado ao Sandman2 pela tua resposta...e pelo conselho!
Foi precisamente na inspecção que me avisaram do desvio, embora eu o notasse claramente.

Estou consciente que não é com um sprayzinho que lá vai....mas pelo menos
sempre deve ajudar alguma coisita, nem que seja 1%....
Porque dar-lhe com calor, com umas marretadas bem valentes, aquilo arrisca-se a partir
e aí o estrago€€€€€€€€€€eeee é bem maior.
Já agora podes-me dizer quanto pagaste por tudo?

O que me podias dizer é quais são esses afinadores, onde estão e como são.

Uma vez mais obrigado.
 
ELFuracon disse:
Obrigado ao HonSan que me enviou uns esquemas sobre o alinhamento.

Obrigado ao Sandman2 pela tua resposta...e pelo conselho!
Foi precisamente na inspecção que me avisaram do desvio, embora eu o notasse claramente.

Estou consciente que não é com um sprayzinho que lá vai....mas pelo menos
sempre deve ajudar alguma coisita, nem que seja 1%....
Porque dar-lhe com calor, com umas marretadas bem valentes, aquilo arrisca-se a partir
e aí o estrago€€€€€€€€€€eeee é bem maior.
Já agora podes-me dizer quanto pagaste por tudo?

O que me podias dizer é quais são esses afinadores, onde estão e como são.

Uma vez mais obrigado.

Os afinadores sao umas ponteirinhas em ferro com uma rosca (porca de afinacao) e que ligam ao conjunto da suspensao atraves de um cinobloco em borracha ( aliás, quando se dao as marretadas e o calor só tens que ter cuidado para nao danificar isso). Quanto ao paguei por tudo (so mao d'obra) 70€, mas tambem porque fui à Audi, mas acho que isso é trabalho que um mecanico normal te pode fazer e mais barato.

Abraço
 
SANDMAN2 disse:
Os afinadores sao umas ponteirinhas em ferro com uma rosca (porca de afinacao) e que ligam ao conjunto da suspensao atraves de um cinobloco em borracha ( aliás, quando se dao as marretadas e o calor só tens que ter cuidado para nao danificar isso). Quanto ao paguei por tudo (so mao d'obra) 70€, mas tambem porque fui à Audi, mas acho que isso é trabalho que um mecanico normal te pode fazer e mais barato.

Abraço

Obrigado SANDMAN2,

Acho que já sei o que é. Pelos esquemas que o Honsan me enviou
e pelo que vi, quando há uns tempos estive a desmontar as rodas e a substituir
o revestimento das cavas, julgo que vi esses eixos.

Uma vez mais obrigado.

Ja agora edito para confirmar se será isto:

 
Não é nada.
Isso é a transmissão.

As barras de afinação da direcção são as que estão assinaladas na foto (é do A4 B8, mas é a mesma coisa).
a4steeringpv0.jpg
 
Eu já tive o mesmo problema e após duas tentativas em oficinas tipo "Imperio Autocentro" resolvi ir mesmo á Audi. Só o alinhamento da direcção não chegava para resolver o problema que é o que fazem neste caso essas oficinas. Eles proprios aconselharam-me a levar o carro á Audi pois não tenham forma de levantar a suspensão por completo. Entretanto a pneu do lado esquerdo tava a ficar todo comido por dentro e o carro fugia para a direita. Em auto-estrada se largasse o volante lá ia ele parar á berma em questão de segundos.
E pronto na Audi lá resolveram o problema mais ou menos e depois de ter largado 114 euros, isto em 2006. Notava-se que estava tudo alinhadinho e dentro dos parametros normais de acordo com o relatorio da intervenção. No entanto o carro ainda fugia para a direita. Fugia menos mas ainda fugia. Lá fui eu reclamar e disseram-me que era normal nos carros alemães isso acontecer :!:
Bom agora levei-o á inspecção em 2008 e qual o meu espanto quando me dizem que a direcção estava desalinhada e que fôsse ver isso sob pena de comer pneus (e chumbo na proxima). Tou feito com estes tipos.
 
Back
Top