MimeL, o "problema" que tens não é defeito, é feitio...
Eu explico:
No topo do motor, mais precisamente na tampa das válvulas tens um respiro que se dá pelo nome de "Crank Case Vent" (vulgarmente conhecido pela abreviatura "CCV").
O CCV é um "respirador" localizado na tampa das válvulas, e serve para que os gases provenientes do aquecimento do óleo no interior do motor não criem pressão e sejam libertados. O problema está na forma como esses gases são libertados... o sistema que o fabricante criou não é o melhor, mas a ideia inicial foi criar um sistema "auto-suficiente" com zero manutenção.
O dito "respiro" está ligado ao tubo de admissão de ar (que vai desde a caixa do filtro de ar até ao turbo) por meio de um pequeno tubo. Por este tubo saem os tais vapores do óleo e também minúsculas partículas do mesmo. Até aqui tudo bem.
Para quem não sabe, os motores TDI não funcionam com ar forçado. O motor e turbo aspiram o ar que necessitam. Assim sendo, e estando o CCV ligado ao tubo de admissão de ar, o turbo acaba por "chupar" esses vapores com partículas de óleo, projectando-os por toda a tubagem, passando pelo IC e chegando aos colectores de admissão de ar já novamente no topo do motor. As partículas de óleo são minúsculas, mas kms atrás de kms...
grão a grão enche a galinha o papo, não sei se me estão a entender... :roll:
O InterCooler como faz "caixa", o óleo acaba por se depositar lá, começando por vezes a babar.
Isto não é grave, pois os nossos motores foram projectados para funcionar com este sistema... :?
As vantagens de ter este "circuito" assim tal como vem de origem é zero... muito pelo contrário, não há uma única vantagem, pois o óleo suja as tubagens, criando uma goma de porcaria, que com o tempo acaba por se acumular e diminuir o diâmetro interno das tubagens, prejudicando os consumos e as performances.
A solução para o problema é fazer um
CCV bypass.
Há 3 maneiras de o fazer:
1. Selar o tubo de admissão, e meter um tubo directo para o chão (os gases saem para a atmosfera, e as particulas de óleo pingam para o chão) - sistema pouco ecológico ;
2. Selar o tubo de admissão, e meter um oil catch can, ligando um pequeno filtro ao tubo de saída para filtrar os gases que saem para a atmosfera;
3. Meter um oil catch can e voltar a ligar o tubo de saída ao tubo de admissão (com ou sem filtro de "gases" pelo meio).
(eu uso o sistema n.º 2 8))
Para além da vantagem obvia dos 3 métodos que é não sujar as tubagens de óleo, os números 1 e 2 tem aínda a vantagem adicional de não fazerem subir a temperatura de intake, pois fazem com que não entrem para o curcuito de admissão de ar vapores a temperaturas na ordem dos 100 ºC. O n.º 3 tem essa desvantagem, pois o tubo de saída do oil catch can volta a ligar ao tubo de admissão (com ou sem o tal filtro de "gases").
Basicamente é isto. Dúvidas?
