O antecessor do Quattro

Tendo em vista a preparação do Quattro para a entrada no Mundial de Rallys de 1981, foi fundado em 1978 um departamento desportivo destinado a esse propósito, de forma a ser ganha a experiência necessária< para competir ao mais alto nível.
Depois das primeiras e sofridas tentativas nos Rallys pela Alemanha, a Audi decide envolver-se de forma seria e investe na segunda geração do Audi 80(plataforma B2).

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Sobre a alçada do seu director Jürgen Stockmar, o carro participou no total de 10 corridas no campeonato Europeu e Mundial de Rallys, alcançado resultados bastantes respeitáveis. A Audi apresentou recentemente e orgulhosamente no seu Museu este mesmo veiculo, o departamento "Audi Tradition", que trata de recuperar os modelos clássicos com alguma relevância para a marca, restaurou este modelo de 160 cavalos e já foi entregue a marca para ser exposto.

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Também de realçar que este velho carro de rallys foi restaurado pela mesma empresa que em 1979 trabalhou com a Audi na preparação do 80 para os campeonatos internos, a empresa Konrad Schmidt Cadolzburg, que o consegui recuperar apesar de já andar quase perdido, tendo tido inúmeros donos pelo caminho.

Este mesmo automovel, foi aquele que as duplas Harald Demuth/Arwed Fischer e Freddy Kottulinsky/Michael Schwägerl competiram nos campeonatos europeus e mundiais, chegando a estar no Rally de Portugal onde Demuth alcançou o 6º lugar e Kottulinsky o 7º. Um resultado bastante bom para uma marca inexperiente nestas andanças.

Contava 1600 de cilindrara, tracção dianteira, com 160 cavalos as 7,600 rpms, marcando como velocidade máxima 205 km/h. Apenas 4 deste modelos foram preparados na altura, sendo que este é o unico com o paradeiro conhecido.
Esta em exposição no museu da Audi em Ingolstad, perto da seu sucessor Audi Quattro.

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(Freddy Kottulinsky na Techno Classica Essen)

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E verdade que pode ter sido considerada uma besta de testes, surgindo ate na altura o Audi 80 Quattro.
Criado a pensar no grupo A de rallys para pilotos privados/amadores, tinha um motor muito pouco complicado e o sistema de Quattro já em funcionamento, obtendo ate resultados surpreendentes para os próprios pilotos.
Conta a historia que a própria Audi não esperava resultados tão bons, sendo que em 1983 entra na equipa de rallys Stig Blomqvist, como uma espécie de apoio a Hannu Mikkola, dando a Stig um carro menos potente de forma a não se intrometer na corrida ao titulo de Hannu, dando-lhe então um modelo experimental, o Audi 80 Quattro. Este plano genial quase falhou,isto porque de forma inacreditável no Rally da Suécia, o 80 Quattro de Stig cortou a meta em 2º lugar, a apenas 47 segundos de Hannu, tendo em conta que o Quattro deste ultimo tinha o triplo da potencia do 80.

video da maquina conduzida por Ingo Zabel .

YouTube - Bergrennen Höxter Weser Bergpreis 1987 Ingo Zabel Onboard
 
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