Não reparação em menos de 30 dias = produto novo?

Boas, este tópico não tem nada a ver com o mundo automóvel, por isso se não se inserir aqui desde já as minhas desculpas.

Tenho um disco a reparar numa loja de informática desde 21 de Fevereiro, até agora ainda não me disseram nada. Tenho ouvido dizer que se as lojas não procederem à reparação num espaço de 30 dias o cliente tem o direito de receber o valor do bem que deixou a reparar em produtos na loja.
Até agora o que encontrei sobre o assunto foi só isto:
"No que diz respeito às garantias dos bens de consumo, o diploma agora aprovado "estabelece um prazo máximo de 30 dias para a reparação dos bens móveis" e define para os bens imóveis "um prazo razoável". No regime anterior apenas se definia um "prazo razoável" para as operações de reparação e substituição de ambos os bens, segundo o comunicado do Ministério da Economia."
Não fala aqui na reparação, mas penso estar certo no que disse acima, alguém me pode confirmar isto? E se sim onde poderei encontrar essa informação?

Obrigado
 
No meu caso foi um ferro a caldeira, deixer passar 45 dias pois estava na duvida se eram 30 dias consecutivos ou uteis. E conclusao? Deram o valor do ferro e comprei outro novo. Foi no l´eclerc.
 
A actual legislação em vigor não prevê prazao para a reparação ou substituição de bens móveis com garantia

Artigo 4.º
Direitos do consumidor
1 - Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
2 - A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.
3 - A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.
4 - Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.
5 - O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.

Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril

O critério de razoabilidade é , assim, dependente da natureza do bem e dos inconvenientes causados ao comprador.

http://www.anacom.pt/streaming/67_03.pdf?categoryId=103259&contentId=269067&field=ATTACHED_FILE

A nova lei ainda não entrou em vigor, sendo conclusiva quanto a este prazo (o que até pode vir a prejudicar o consumidor em muitos casos)....

No entanto, no caso presente, e tratando-se de um bem de utilização diária e imprescindível, considero que o prazo razoável já foi mais que excedido. Deves exigir um disco novo..caso contrário DECO com eles (tens advogado de borla).

Ameaça primeiro verbalmente com os argumentos de cima..pode ser que se mexam.
 
Bem, tenho algumas novidades, dia 28/03/2008 fui à Loja (Poweron) e o homem disse-me que o disco devia estar a chegar da marca (Western Digital) e pediu-me para aguardar até ao final do mês. Assim fiz, esperei mais alguns dias até, e fui lá ontem (04/04/2008). Veio outro funcionário, e começou com a história que tinha apanhado a Pascoa e coiso e tal, já estava a contar que me dariam essa desculpa lol. Ele começou a ceder, disse que se tivesse um disco de 250GB (mesma capacidade do meu) que me dava já um novo, e eu disse para me darem um disco de valor igual ou superior, neste ultimo caso pagaria a diferença, ao que ele me responde que só me poderiam dar uma nota de crédito de 55€ no máximo. Acho isto absurdo porque paguei 120€ e não quero perder o meu dinheiro...
Decidi então aguardar mais uma semana e ver o que isto dá.
Quanto à questão da DECO, eu neste momento não sou sócio (já fui), para contar com o apoio deles terei que ser sócio, não é?
 
Se quiseres, manda-me os teus dados pessoais, dados da factura, data da reclamação, que eu faço-te uma cartinha e envio para os fulanos na qualidade de teu advogado. Não pagas nada.
 
cuto disse:
Se quiseres, manda-me os teus dados pessoais, dados da factura, data da reclamação, que eu faço-te uma cartinha e envio para os fulanos na qualidade de teu advogado. Não pagas nada.

Agradeço imenso a ajuda!
Disse ao rapaz que ia aguardar uma semana e assim vou fazer, e depois ponho aqui as novidades.
Mais uma vez obrigado cuto.
 
Bem, tenho novidades :)

Desloquei-me à loja na passada sexta feira, e não foi preciso falar muito, propuseram-me logo a troca por um disco que é superior e aceitei. Tenho pena que não tivessem tido logo esta atitude e me tivessem oferecido um valor quase irrisório, mas pronto, lá se resolveu a situação.

cuto, mais uma vez muito obrigado pela ajuda e pela prontificação em enviar uma carta à loja, felizmente não foi preciso.
 
Ausento-me uns dias chego aqui e já tão a exagerar...o único Sinhoro que conheço é o P da C!!

@memphis: ainda bem que a poweron retrocedeu...já tava a pensar chatear chatear um dos bosses de lá :D
 
Back
Top