Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possível?

Boas,
há relativamente pouco tempo, mandei substituir, entre outras coisas, a correia de distribuição do meu 80 de '91.

Não sei se tem alguma coisa a haver com isto, mas o que acontece é que ao passar perto das 2100 RPM o motor tem um ronco mais audível que o normal e ao mesmo tempo vibra um pouco mais, fora desta rotação isso já não acontece, estranho.
Eu tenho quase a certeza absoluta que antes da substituição da correia de distribuição isto não acontecia.

Será possível isto acontecer por causa duma possível má instalação da correia de distribuição? ou será outra coisa qualquer, como apoios do motor...
Alguém está dentro do assunto e pode-me elucidar sobre esta situação?

Cumps
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

a correia pode estar "metida" ter ficado uns dentes avançada numa das polis e fazer isso, confirma se está tudo no ponto ;)
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

Há que confirmar se está tudo no sitio,se ficasse a correia fora do ponto um dente que seja irias notar no comportamento do carro,falta de força,custar a pegar,um som mais "metálico" do motor.De qualquer forma pode ter ficado alguma coisa mal encaixada no filtro do ar ou algum tubo que ligue ao filtro em falta ou desligo
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

MASC, o motor pega normal, ao ralenti tem um "trabalhar" normal, creio que em aceleração também está tudo normal, é lento por ser o 1.6TD.
Apenas quando passa pelas 2100RPM (+/-) é que faz, talvez seja o que tu te referes, um som mais "metálico".

O verificar ou confirmar outra vez como está instalada a correia, é mais um balúrdio...que nesta altura do campeonato não vem nada a calhar...

Uma outra coisa que notei ou verifiquei, que antes não acontecia, há um apoio da bomba injectora ao bloco do motor, apertado com uma porca cónica dum lado e uma porca "normal" do lado oposto, eu penso que com a tal vibração perto daquela rotação do motor, já fez essa porca soltar-se :S entretanto já foi novamente apertada, agora com mais uns quilómetros pela frente vou verificar se vai soltar-se outra vez ou não...pois penso que aquela vibração anormal do motor é suficiente pra soltar a porca daquele apoio.

Isto há cada problema que um gajo até se passa...:eek:

MASC e Tdi_power, obrigado pela vossa ajuda...
Cumps
 
Last edited:
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

Terá ficado muito esticada?
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

se for só isso não há nenhum problema? ou acham que mesmo assim devia mandar mexer na correia outra vez?
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

se for só isso não há nenhum problema? ou acham que mesmo assim devia mandar mexer na correia outra vez?
Se realmente esse barulho só veio depois de se mexer na correia acho que sim que devias mandar ver,aliás se algo não ficou bem,têm o dever de o colocar bem,pois se for mesmo algo com a correia,mal montada ou mal esticada ela vai acabar por partir em pouco tempo e depois é que elas doem
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

Se realmente esse barulho só veio depois de se mexer na correia acho que sim que devias mandar ver,aliás se algo não ficou bem,têm o dever de o colocar bem,pois se for mesmo algo com a correia,mal montada ou mal esticada ela vai acabar por partir em pouco tempo e depois é que elas doem

Agora fiquei confuso.

Acaba por partir? Mas para que serve o tensor?
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

Agora fiquei confuso.

Acaba por partir? Mas para que serve o tensor?
Sim entre as muitas causas para uma correia partir está a incorreta tensão da correia,seja por excesso ou por falta de tensão.
Em relação ao tensor da correia nem todos os tensores tem a função de corrigir a tensão automaticamente,os chamados"tensores automáticos ou de mola",muitas distribuicões tem tensores fixos,geralmente os motores mais antigos,nestes tensores é o mecanico na montagem que tem de esticar a correia até atigir a tensão certa e depois apertar o tensor,após o tensor ser apertado este fica fixo naquela posição e não mexe mais ao contrário dos automaticos que caso a correia ganhe folga ele a corrigue sem ser preciso mexer nele.
Neste caso sendo um motor 1.6TD ainda é dos de tensor fixo,mas se fosse um de tensor de automatico também havia a hipotese de ter sido mal montado,mesmo nestes tensores tem de lhe ser dada uma tensão pré definida(normalmente eles trazem um ponteiro indicador) para que eles depois possam corrigir sozinhos
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

Sim entre as muitas causas para uma correia partir está a incorreta tensão da correia,seja por excesso ou por falta de tensão.
Em relação ao tensor da correia nem todos os tensores tem a função de corrigir a tensão automaticamente,os chamados"tensores automáticos ou de mola",muitas distribuicões tem tensores fixos,geralmente os motores mais antigos,nestes tensores é o mecanico na montagem que tem de esticar a correia até atigir a tensão certa e depois apertar o tensor,após o tensor ser apertado este fica fixo naquela posição e não mexe mais ao contrário dos automaticos que caso a correia ganhe folga ele a corrigue sem ser preciso mexer nele.
Neste caso sendo um motor 1.6TD ainda é dos de tensor fixo,mas se fosse um de tensor de automatico também havia a hipotese de ter sido mal montado,mesmo nestes tensores tem de lhe ser dada uma tensão pré definida(normalmente eles trazem um ponteiro indicador) para que eles depois possam corrigir sozinhos

Ou seja, num PD130 caso tivesse ficado ligeiramente "mais-esticada" não haverá grande stress porque o tensor está lá e compensa?
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

Sim,no caso dos PD o tensor consegue compensar se for um pouco apertada demais,existe na mesma a posibilidade de a esticar ao ponto de ficar em perigo mas teria de ser alguém sem o minimo de conhecimento do que está a fazer
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

Ainda não percebi a razão de deixar apertado demais ou encher as coisas acima do máximo... :confused:
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

Ainda não percebi a razão de deixar apertado demais ou encher as coisas acima do máximo... :confused:
Mania das grandezas,muitos acham que a mais é sempre melhor e ás vezes corre mal
 
Re: Motor com trabalhar diferente depois de pôr correia distribuição nova, será possí

pois é, pelo que já li aqui, acho que vou mesmo ter de mandar verificar a correia para não ter uma má surpresa mais tarde ou mais cedo.
Mas o que me deixa curioso é que a tal vibração só acontece às 2100RPM...:S
cumps a todos...
 
Back
Top