Montar Discos e Pastilhas A3 8L

Bem pessoal, vou tentar explicar-vos como colocar uns discos e pastilhas novas num A3 com sistema de travagem de 280mm.

O material que instalei:

- Brembo MAX ranhurados
- EBC GreenStuff

O Material Necessario:

-Chave de estrelas
-Algo para fazer recolher o piston (nao sei o nome mas em baixo meto uma foto)
-Um pouco de massa consistente
-Chave de parafusos
-Lixa de agua 800

Ora como e obvio comecamos por desapertar os pernos de ambas as rodas da frente, levantamos o carro com o macaco e retiramos as rodas (Aconcelho a nao fazerem a troca dos travoes com o carro apenas assente no macaco, e mais seguro deixar o carro no ar com um tripe ou algo do genero por baixo)
Nao esquecer de travar bem as rodas de tras.

Depois da rota tirada, temos a vista a maxila, e assinalados pelas 2 setas a vermelho, estao 2 parafusos.
Primeiro retiramos as tampinhas de plastico:
DSC03889.jpg

Ver imagem grande

Depois com a chave de estrelas, retiramos os parafusos 1 e 2, depois disso com uma chave de fendas fazemos um pouco de forca entre o disco e a pastilha (n 3), de modo a criar uma pequena folga, para podermos retirar a maxila:
DSC03890.jpg

Ver imagem grande

Depois dos parafusos fora, e de termos um pouco de folga, retiramos a maxila, as 2 setas do lado direito identificam o suporte da maxila, que neste caso nao e necessario retirar o suporte para tirar os discos.
A seta do lado esquerdo, mostra o piston da maxila, e esse que a seguir vamos fazer recolher.
DSC03891.jpg

Ver imagem grande

Infelizmente nao tirei fotos a maneira de recolher o piston, mas e facil, com um alicate grande, ou uma ferramenta que em ingles se chama "C clamp" recolhe se o piston mto facilmente, para facilitar ainda mais, usem como suporte as pastilhas antigas.
MUITA atencao ao cabo assinalado a vermelho, pois e o cabo que trasporta o oleo, NUNCA deixem a maxila pendurada so pelo cabo do travao.
Manuseiem com muito cuidado a maxila e o cabo, pois sao as partes mais criticas.
Depois de recolhido o piston, retiram-se as pastilhas velhas, e colocam se as novas:
DSC03903.jpg

Ver imagem grande

Depois de isto, Temos o disco, retiramos o parafuso que segura o disco, e se necessario da se uma ou duas pancadas com um martelo ou outra coisa qualquer no disco, e ele sai logo.
DSC03893.jpg

Ver imagem grande

A seguir temos somente os suportes, eu no fim disto perdi algum tempo para dar uma pequena lixadela e limpeza a tudo, pois fica mais limpo e mais bonito.
Na foto ainda nao tinha lixado e limpado:
DSC03894.jpg

Ver imagem grande

Depois e so voltar a colocar o disco, e apertar o parafuso, colocar a maxila no sitio, e atencao a uma coisa:
DSC03895.jpg

Ver imagem grande
DSC03896.jpg

Ver imagem grande

O ferro das pastilhas (Verde) fica de fora, mas o ferro da maxila (n 1) tem de ficar por detras do ferro do suporte (n 2).
Quando colocarem os parafusos da maxila, antes de os porem la, limpem nos bem, e depois espalhem muito bem, um pouco de massa consistente por cada um.
Depois de tudo no sitio e BEM apertado, o resultado final:
DSC03898.jpg

Ver imagem grande

Agora ainta falta a outra roda :D

Depois de montarem tudo, e terem o carro no chao este e o procedimento a tomar:
-Com o carro desligado, e a chave fora da ignicao, lentamente carreguem no pedal do travao, ele vai ate ao fim, e depois lentamente vao largando ate ele chegar a cima, facam isto ate que o pedal nao desca mais.
-Depois do pedal nao descer mais liguem o carro, e testem o pedal, a ver se funciona correctamente, se funcionar, esta na hora de dar uma volta MUITO DEVAGAR, para experimentar os travoes, se estiver tudo OK e nao falhar, entao e so ter cuidado com eles durante a rodagem, e dps calor com eles :twisted: :twisted:

Cliquem no link em baixo das imagens para as verem em ponto grande.

Espero ter ajudado, porque isto e uma coisa facil de se fazer, mto rapida, e sempre poupam entre 30 a 50 euros :D
 
Porreiro sim senhor!
Se alguem estiver interessado tenho uns discos iguais novos para vender, com pastilhas, PM!
Comprei mas o meu audi tens uns discos de 288mmm e acho que vou optar por montar uns de 320mm uma vez que disseram que servem no meu carro!
Ta optimo o DiY! Assim poderei fazer eu e poupar os tais 40€ ;)
 
:D
Estou ca para ajudar no que puder :D

B@ptist@ disse:
Porreiro sim senhor!
Se alguem estiver interessado tenho uns discos iguais novos para vender, com pastilhas, PM!
Comprei mas o meu audi tens uns discos de 288mmm e acho que vou optar por montar uns de 320mm uma vez que disseram que servem no meu carro!
Ta optimo o DiY! Assim poderei fazer eu e poupar os tais 40€ ;)

uma pequena anotacao, penso que em sistemas maiores que 280mm os apoios sao diferentes, e para retirar o disco e preciso retirar os apoios... mas nada de grave.. resolve se assim:
Retiram se os 2 parafusos dos apoios e ja esta :D :D
 
labirt disse:
entao e dizme la o que achas desse discos e pastilhas!?


faz de conta que estas no Big-Brother

:D :D :D

:D :D

Realmente to a gostar muito so setup, ja tenho mais de 1000km feitos com os discos e pastilhas, ou seja, ja tem a rodagem feita.
A frio, noto que trava bem, trava a mesma coisa que o setup OEM, seja uma travagem brusca logo no principio, ou travagens suaves ate aquilo aquecer.
A quente, e mesmo MUITO bom, ate agora ainda nao demonstrou fadiga :D e ja lhe dei umas boas esquentadelas :p

Noto que o pedal nao vai tanto a baixo como ia antes a quente com o sist OEM.

Uma coisa que axo estranho e o barulho.... nao oico nada :p :p muito pessoal fala que os discos renhurados fazem um granel grande, mas eu ate ao dia de hoje, nao ouvi nada.. 8)
 
Back
Top