Medir o alternador

Boa tarde a todos
Será que com o cabo vag dá para se saber se o alternador está a carregar bem a bateria?


Abraços
 
se nao estou em erro da para ver a voltagem que esta a produzir...

mas ja passam por aqui os experts na materia para te informar melhor

cups
 
o mais eficaz é desligar um borne com o motor a trabalhar, e um voltimetro tem de dar 14 a 15V.
 
O borne do (-) ou do (+)?

abraços
O +, ou seja desligas o borno positivo no proprio alternador
para poderes medir a tensão em vazio.
Tens de ter o valor minimo em vazio de 12,5V até ao maximo de 14,2V
com o motor no ralanti.
Mas testas tambem com varias rotaçoes diferentes (1000rpm/2000rpm/3000rpm)
isto para verificar tambem se o regulador do alternador funciona bem, pois a rotaçoes
diferentes, pode deixar de carregar correctamente.
 
O +, ou seja desligas o borno positivo no proprio alternador
para poderes medir a tensão em vazio.
Tens de ter o valor minimo em vazio de 12,5V até ao maximo de 14,2V
com o motor no ralanti.
Mas testas tambem com varias rotaçoes diferentes (1000rpm/2000rpm/3000rpm)
isto para verificar tambem se o regulador do alternador funciona bem, pois a rotaçoes
diferentes, pode deixar de carregar correctamente.


Não assustes o homem Madlima :lol: isso é muita fruta para ele... e se medires com o borne da bateria fora, tens o resto do circuito em carga, o alternador tem de manter o carro a trabalhar... ;)
 
Não assustes o homem Madlima :lol: isso é muita fruta para ele... e se medires com o borne da bateria fora, tens o resto do circuito em carga, o alternador tem de manter o carro a trabalhar... ;)

Em carga? Se o alternador esta desligado do circuito, como em carga?
O alternador nao mantem o carro a trabalhar, mas a bateria sim.
 
Em carga? Se o alternador esta desligado do circuito, como em carga?
O alternador nao mantem o carro a trabalhar, mas a bateria sim.

se desligares a bateria e o alternador (+) o carro fica a trabalhar?
eu digo desligar apenas o borne (+) da bateria e medir com o voltimetro (carro a trabalhar)

o regulador do meu alternador, a 2 anos berrou.... tanto é que o ralenti ficava instavel.... e se desligava o + o carro ia abaixo, porque a centralina não tinha alimentação. troquei regulador, ficou impec.

o que tu sugeris-te não está errado, é o mais correcto! mas pelos vistos o homem não sabe o que é isso! :D
 
se desligares a bateria e o alternador (+) o carro fica a trabalhar?
eu digo desligar apenas o borne (+) da bateria e medir com o voltimetro (carro a trabalhar)

o regulador do meu alternador, a 2 anos berrou.... tanto é que o ralenti ficava instavel.... e se desligava o + o carro ia abaixo, porque a centralina não tinha alimentação. troquei regulador, ficou impec.

o que tu sugeris-te não está errado, é o mais correcto! mas pelos vistos o homem não sabe o que é isso! :D

Como fazes uma medição ao alternador em vazio, desligando o borne da bateria?
Tens é de desligar o borno positivo do alternador, nao da bateria.
Ficas com corrente para o veiculo e o circuito do alternador isolado,
utilizando apenas a rotação do motor como fonte de energia.
Como dizes tambem dá mas é menos precisa a medição.
Mas lá está, eu costumo dizer: não sabe nao mexe, ou entao pede a alguem
entendido para lhe fazer o teste com ele (assim aproveita e já aprende)
É o mais seguro para não fazer asneiras e se precaver de problemas.
 
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Como fazes uma medição ao alternador em vazio, desligando o borne da bateria?
Tens é de desligar o borno positivo do alternador, nao da bateria.
Ficas com corrente para o veiculo e o circuito do alternador isolado,
utilizando apenas a rotação do motor como fonte de energia.
Como dizes tambem dá mas é menos precisa a medição.
Mas lá está, eu costumo dizer: não sabe nao mexe, ou entao pede a alguem
entendido para lhe fazer o teste com ele (assim aproveita e já aprende)
É o mais seguro para não fazer asneiras e se precaver de problemas.


Eu não disse que o teu metodo está mal! é o mais correcto. do momento que tens 14V na instalação sem a bateria a carga, é obvio que o alternador ta a mandar carga..... medir directo no alternador é o mais fiavel, mas é como dizes....quem não sabe, não mexe! ;)
 
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