[A4 B5] mais uma audi a4 b5 sport 17 power-full

Boas pessoal... Já Não sei o que faça ..
aqui deixo um desabafo.... Estou cansado
..isto tem-me corroído por dentro ..hoje foi a gota final não aguentei mais esta treta....

Comprei os 4 injectores recondicionados , no eBay no empresa supostamente de renome ( não quis comprar ali na sucata ) mas afinal não valeu de grande coisa...,
No final de julho 2026 , comprei os 4 injectores, 4 parafusos dos injectores, 8 parafusos dos contrabalanços ou lá como se chama....1 junta tampa das válvulas ...

Desmontei tudo , voltei a montar tudo , afinei injectores,etc etc tudo como manda a lei... ..
Dei á chave e o carro não pegou ...

Voltei a insistir e nada ..
Fiz a purga pelo vag.com do circuito de gasóleo etc etc e nada ....
não consegui meter o carro a trabalhar com os injectores novos ( mesma ref. Dos injectores originais da carrinha)

Entretanto numa das insistências a carrinha acende luz do Control de tração e do ABS , ao ligar á maquina acusava erro :

17678. 17672 18072 , voltei a montar os meus e a carrinha pegou praticamente logo á segundo vez e como era claro a falhar pois um dos meus injectores tinha mesmo morrido..
Após vários emails e vídeos dos erros e do que a carrinha fazia, com o PayPal ao barulho etc etc
Acabei por devolver os injectores , na esperança de receber uns recondicionados , mas não foi bem , a uma semana de ir de férias e a precisar de carrinha .... O PayPal devolveu.me o dinheiro pago e fiquei na mesma ... Sem carrinha para ir de férias ....
Entretanto no Facebook lá comprei uns injectores usados para fazer a viagem em vez de ir para Málaga fui para Huelva não estado muito confiante na reparação.... Montei os injectores que comprei no Facebook, a carrinha sempre impecável os injectores estavam usados e um deles vi já mesmo cansado ., mas ok a carrinha já trabalhava perfeitamente ...fiz umas fotos dos valores dos injectores etc etc para o rapaz que nos vendeu muito atencioso etc etc. ....
Apago os erros todos ..andei com a carrinha aqui as voltas etc etc tudo impecável não fazia aquele fumo negro que os meus já estavam a fazer etc etc ... Arranco pra Huelva os consumos como nao via a uns anos 4.5/ 5 L /100 tudo impecável ...notava ali um pequeno " não digo falha" mas quando pisava para passar alguém não era aquilo que costumava ser , chego a Huelva , ando por lá uns 3 a 4 dias , tudo impecável ...
Na 5 feira de manhã 03/08/2026 arranco direito a casa .. 120kh Cruise Control ligado é começo a notar que a carrinha falha ... Meto pé no acelerador e não noto nada ...volto ao Cruise Control e uns km mais a frente a mesma coisa a carrinha falha acende a luz do ABS e do Control de tração... Para na área de serviço logo o vag.com e da erro no injector 3 se não estou em erro , apago o erro meto a carrinha a trabalhar e tudo impecável , aínda fez ali tempo com o AC ligado dei umas voltas na área de serviço etc etc ...volto ao auto estrada faço uns 20/30 km a carrinha acende a luz de tracao e ABS e nunca mais trabalhou... Acionei o reboque etc etc ...

Chegou á pouco de reboque .. liguei a máquina e só tem.o erro

18072 ...

A minha questão é :
por onde começar ....
Será que estou a fazer alguma coisa mal ???!!!

Este código é precisamente o que ?
Pelo que entendi pode ser tanta coisa que nem sei ...

Meus próximos passos serão testar cablagem e ir ver o relé 109

Anexos

• Screenshot_2026-09-08-21-48-28-173_com.google.android.apps.photos.jpg
    Screenshot_2026-09-08-21-48-28-173_com.google.android.apps.photos.jpg
    80,2 KB · Visualizações: 12
  • IMG_20260908_202233.jpg
    IMG_20260908_202233.jpg
    366,2 KB · Visualizações: 11
  • IMG_20260816_165113.jpg
    IMG_20260816_165113.jpg
    343,4 KB · Visualizações: 10
  • IMG_20260810_213740_BURST1.jpg
    IMG_20260810_213740_BURST1.jpg
    401,4 KB · Visualizações: 8
  • IMG_20260806_174523.jpg
    IMG_20260806_174523.jpg
    301,4 KB · Visualizações: 12
Last edited:
Mede a pressão de gasóleo tanto à saída do tanque de combustível como nos injetores.
Para ver se a bomba injectora está a debitar a quantidade de gasóleo devida. Caso não esteja.

Mede a pressão de gasóleo tanto à saída do tanque de combustível como nos injetores.
Para ver se a bomba injectora está a debitar a quantidade de gasóleo devida. Caso não esteja.
este motor é injector bomba .. vou ver se tenho ferramenta para medir na bomba taden .. quanto á bomba electrica do deposito esta a funcionar que eu consigo faser o sangramento do circuito...

ola bom dia , sim a cablagem foi trocada .. este fim de semana ja me vou agarrar a carrinha para ver se dou com o gato ..o mais certo é ser algum injector que se tenha ido..ou a cablagem apesar de ser nova!!!!
Foi nova quando meteste esses injetores?
Verifica as fichas todas.
Se tiveres a cablagem antiga, testa com essa.
Se o erro for o mesmo, começa a inspecionar a cablagem até a ECU.

este motor é injector bomba .. vou ver se tenho ferramenta para medir na bomba taden .. quanto á bomba electrica do deposito esta a funcionar que eu consigo faser o sangramento do circuito...
Verifica também o filtro de gasóleo.
Pelos fotografias do vcds que meteste os valores de injeção estão bastante a baixo. Daí suspeitar do fornecimento gasóleo.

Medir a linha de combustível depois da bomba do depósito e antes dos injetores é importante para perceber se tens um injetor ou mais estragado ou se eles estão a avariar devido à falta de combustível.

É um bocado coincidência a mais que os injetores originais avariaram, depois os do eBay e agora estes.tens de colocar todas as possibilidades na balança.

Quando testares a pressão de combustível, testa ao relantim mas também em carga. Ele tem de manter a pressão de combustível nos dois.

No meu 2.0 FSI tive um problema semelhante.

bom dia pessoal ..ontem consegui dedicar umas horas ao assunto....

na cablagem dos ingentores " sem retirar a tampa das valvulas" todos os pinos ok, ao vereficar as continuidades todos os injectores estao la com 0.5 ohms , de seguida fiz continuidades da ficha relogio ( ligacao da cablagem dos injectores ) ate á centralina , tudo ok tambem..

injector 1 pino 116 ,
injector 2 pino 117 ,
injector 3 pino 118 ,
injector 4 pino 121 ,
pino 114 comum a todos os injectores

portanto restam.me testar 3 coisas ...

uma delas hoje trato ja do assunto pedir um filtro de gasoleo novo..pelo sim pelo nao ....

as outras 2 coisas é trocar o rele 109 ( assim que comprei a carrinha em 2016 tive de trocar esse gajo) , e se mesmo assim nao pegar é a centralina , que ja me disseram que é normal neste modelo e que tem reparacao
normalmente é um transistor ..a ver vamos ....

Boas pessoal... Hoje fiz o teste de cablagem nova com.os injectores velho.. e desaparece os erros todos .... Entretanto fiz cablagem nova com.os.injectores que comprei usados e aparece logo o erro 18072 .... Vou montar os injectores originais " velhos e cansados " a ver se pega pelo menos para descartar os injectores.... Que raio de dilema aqui vai....
Entretanto já reparei que chega gasóleo á bomba de alta pressão só de ligar a ignição sem o tubo montado sai gasóleo pelo tubo de cima ...

Anexos

• IMG_20260912_121052.jpg
    IMG_20260912_121052.jpg
    422,3 KB · Visualizações: 1
  • IMG_20260912_121045.jpg
    IMG_20260912_121045.jpg
    463,9 KB · Visualizações: 1
Verifica também o filtro de gasóleo.
Pelos fotografias do vcds que meteste os valores de injeção estão bastante a baixo. Daí suspeitar do fornecimento gasóleo.

Medir a linha de combustível depois da bomba do depósito e antes dos injetores é importante para perceber se tens um injetor ou mais estragado ou se eles estão a avariar devido à falta de combustível.

É um bocado coincidência a mais que os injetores originais avariaram, depois os do eBay e agora estes.tens de colocar todas as possibilidades na balança.
Os originais tinha um avariado aos fim de uns km fazia "acender a luz do motor ", com os do eBay que tinha aí da mais mal aspecto que os meus ..a carrinha nem sequer pegou...., voltei a montar os originais e ficou tudo ok.... Entretanto comprei uma usados fui a Huelva e á vida para cá fiquei a pé .... Nunca mais pegou... O próximo teste é meter novamente os meus e ver se pega !!!

Pessoal maneira de ver no vag.com ou de testar sensor cambota e sensor árvore de cames ? A uns tempos andei aqui feito maluco e era o sensor da cambota na sucata !!!

4 feira a centralina vai para testar... E uma" nova "já pronta a montar com o immo e tudo programado 180€, na condição se não for da centralina que aceita a troca de volta ....

Anexos

• IMG_20260912_140224.jpg
    IMG_20260912_140224.jpg
    143,6 KB · Visualizações: 3
  • IMG_20260912_121055.jpg
    IMG_20260912_121055.jpg
    338,6 KB · Visualizações: 3
Last edited:
Boas pessoal... Hoje fiz o teste de cablagem nova com.os injectores velho.. e desaparece os erros todos .... Entretanto fiz cablagem nova com.os.injectores que comprei usados e aparece logo o erro 18072 .... Vou montar os injectores originais " velhos e cansados " a ver se pega pelo menos para descartar os injectores.... Que raio de dilema aqui vai....
Entretanto já reparei que chega gasóleo á bomba de alta pressão só de ligar a ignição sem o tubo montado sai gasóleo pelo tubo de cima ..
Será que tens algum injector em curto e mete o circuito todo em erro?

Estou a achar estranho não indicar o injetor em causa…

Quanto ao sensor da cambota, podes ver no VCDS se ele detecta a rotação do motor. Mas para ser testado como deve de ser deveria ser com um osciloscópio.

Será que tens algum injector em curto e mete o circuito todo em erro?

Estou a achar estranho não indicar o injetor em causa…

Quanto ao sensor da cambota, podes ver no VCDS se ele detecta a rotação do motor. Mas para ser testado como deve de ser deveria ser com um osciloscópio.
o da cambota consegui ver ..a dar á chave faz cerca de 250/300 rpms

tenho ca os injectores velhos é uma opcao testar a ver se pega com eles ...da trabalho mas é uma maneira ,,.lol

Back