Luzes de Cortesia dos pés A3 8L

Tópico em 'Eletrónica e VAG-COM' iniciado por DCosta8l, 7 Set 2011.

1. DCosta8l

DCosta8l

21 Nov 2010
    Gostos Recebidos:
    2
    Boas pessoal,

Como decidi por luzes de cortesia nos pés do meu argolas, e procurei mas não encontrei ninguém a dizer em quais fios soldar, passo a explicar onde liguei os meus.

Eu liguei-os ao plafonier e aqui obti o seguinte resultado:

Abrir carro -> Plafonier acende + luzes pés
    Fechar carro -> Plafonier desliga + luzes pés
    Abrir portas -> Plafonier acende + luzes pés
    Tirar chave -> Plafonier acende + luzes pés
    Ligar ignição -> Plafonier desliga + luzes pés

A unica desvantagem que vejo é que não consigo ligar as luzes (com um interruptor).
    Mas com isto ganha o efeito de apagar progressivamente também as luzes dos pés. Tenho quase a certeza que OEM é assim.

Para descobrir os fios, medi com um multimetro, a tensão na ficha que liga ao plafonier, e os fios a quais liguei foi a um vermelho c/ risca preta e um castanho c/ risca branca. Para nao estar a tirar forras da coluna, basta tirarem a que esta por baixo do volante e procurar do lado esquerdo perto dos fusiveis, esses fios, aconselho a utilizarem um multimetro para medirem a continuidade e para espetarem nos fios um arame afiado e assim descobrem qual o fio...

O meu plafonier ainda é dos antigos, a ficha só tem 3 pinos, nos mais novos não sei se é igual mas o raciocinio é o mesmo.
    Como farolins utilizei de 2 porta-luvas que tinha aqui velhos, logo ponho aqui fotos...

Espero ter ajudado em alguma coisa. Criticas, sugestões desde que fundamentadas, são aceites :)

Ah,com este sistema tenho quase a certeza que consigo fazer um FMH caseiro :D
    Só preciso de um diodo para conseguir ter as duas informações para ligar minimos/farois de nevoeiro, etc sem queimar nada :p

Cumprimentos a todos

2. psyxO

psyxO

24 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    44
    Sim eu quando apliquei as luzes de cortesia também liguei ao plafonier para ligar e apagar progressivamente :D

3. koolboy

koolboy

18 Jan 2009
    Gostos Recebidos:
    2 257
    a dos pés liguei-a ás luzes das portas;)

4. DCosta8l

DCosta8l

21 Nov 2010
    Gostos Recebidos:
    2
    Pois, mas assim não faz o efeito progressivo penso eu...

Ligado ao plafonier, fica mais OEM :)

5. RockyBoy

RockyBoy

7 Mar 2007
    Gostos Recebidos:
    953
    Eu discordo.. o koolboy tem razao.. e eu tambem fiz assim...

tenho um bmw e46 que tem pack de luzes de origem e tambem é em função da porta e não do plafonier... e se meteres o do palfonier, abres a porta esquerda e acende as 2 luzes... e OEM acende só a luz do lado da porta..

mas isso são coisas possiveis das 2 maneiras, so o gosto é que dita a maneira que melhor nos convem...

um dia faço um DIY das ligaçoes... é simples..

6. koolboy

koolboy

18 Jan 2009
    Gostos Recebidos:
    2 257
    Só agora é que vi que o user DCosta8l no 8L dele não tem o pack de luzes nas portas assim teve que ligar ao plafonier;)

7. psyxO

psyxO

24 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    44
    Ok tudo bem que pode não estar OEM mas já me deu jeito em andamento acender as luzes nos pés e não tive que abrir as portas :p

8. plainas

plainas

5 Fev 2009
    Gostos Recebidos:
    770
    não sei se ajuda a tirar algumas dúvidas, aqui fica, OEM no 8p funciona assim:

Destranca-se o carro com o comando -> acende plafonier + luzes dos pés
    Mete-se a chave na ignição e roda-se -> apaga plafonier + luzes dos pés
    Tira-se a chave da ignição -> acende plafonier + luzes dos pés
    Tranca-se o carro com comando -> apaga plafonier + luzes dos pés
    Abrir uma porta -> acende luzes da respectiva porta + luzes dos pés + plafonier
    Fechar uma porta com chave na ignição -> apaga luzes da respectiva porta + luzes dos pés + plafonier
    Fechar uma porta sem chave na ignição -> apaga luzes da respectiva porta e mantém acesas as luzes dos pés + plafonier até que se tranque o carro ou meta a chave na ignição, em qualquer um dos casos apaga luzes dos pés + plafonier

As luzes dos pés acendem/apagam sempre as 4 em conjunto e fazem "fade" tal como o plafonier, resumindo têm sempre o mesmo comportamento deste, apenas não acendem quando se mete o interruptor do plafonier a "1".

9. RockyBoy

RockyBoy

7 Mar 2007
    Gostos Recebidos:
    953

ups.. edito... o bmw trabalha em função do Plafonier... abrir uma porta acende as 2 luzes dos pes (acende plafonier) e se acender o plafonier tambem acende a 2 luzes de pes..

fui confirmar no bmw e esta acima o resultado..

realmente o a3 8p esta mais sufisticado... mas fazer isso nos 8L era necessario muito ligação..

10. plainas

plainas

5 Fev 2009
    Gostos Recebidos:
    770
    No 8p as ligações são simples pois as luzes dos pés são alimentadas directamente por um fio que sai do módulo 09 e depois este módulo é que gere o acender/apagar das luzes.
    Mas no caso dos 8l, se calhar com uns diodos e mais 2 ou 3 fios ficava semelhante, por ex alimentar as luzes dos pés com duas alimentações, a das luzes da porta e a do plafonier e meter diodos nas alimentações para não haverem retornos..

11. RockyBoy

RockyBoy

7 Mar 2007
    Gostos Recebidos:
    953
    pois lá esta, modulo 09 Central eletrics, ou seja, CAN.....

o 8L nao tem CAN e por isso tinha de ser como dizes e bem... mas mesmo assim.. como esta, esta a gosto... se alterasse alguma coisa era dar-lhe o efeito "FADE" como o plafonier.. mas o meu vai ficar assim... :)

12. B_GoodVibes

B_GoodVibes

6 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    32
    Boas!

No A3 8l, onde é e como posso ligar as luzes de cortesia nos pés?

Inicialmente, tinha feito a ligação diretamente ao plafonier. No entanto, agora que tenho o teto desmontado, gostava de fazer isto em condições...

Como é que VCS fizeram?

Cortaram os fios e uniram, ou foram buscar corrente a outro lado sem danificar os fios do carro?

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

13. zefern

zefern

3 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    146

Partilhar esta página