Luz de airbag no A6 2.5 TDI de 98

Boas, já estou com este problema da luz de airbag á um tempo. Inclusive já, eliminei a ficha debaixo do banco do condutor e coloquei um ligador, mas passado a um tempo volta ao mesmo. Coloco o que deu vag, mas acusa no banco de trás enão tem lá nada de airbags.

Belt tensioner igniter;rear passenger side (N197)
36-10 - Open circuit - intermittent

Tenho tambem outro problema, quando ligo o ar cond. não liga a 2ª ventoinha de arrefecimento, carreguei o ar cond há 15 dias. Precisava que alguem me explicasse com a Vag, como posso testar a ventoinha.
A avaria é a seguinte: 1 fault found:
00792 - A/C pressure switch (F129)
31-10 - open or short to ground - intermittent


Quem puder ajudar, fico grato. Cumps.
 
~
1º Apresentação não faz mal a ninguem :D
2º o problema é no banco de tras. a ficha do banco para o encosto.
3º compressor do A/C avariado
 
Boas, já estou com este problema da luz de airbag á um tempo. Inclusive já, eliminei a ficha debaixo do banco do condutor e coloquei um ligador, mas passado a um tempo volta ao mesmo. Coloco o que deu vag, mas acusa no banco de trás enão tem lá nada de airbags.

Belt tensioner igniter;rear passenger side (N197)
36-10 - Open circuit - intermittent

Tenho tambem outro problema, quando ligo o ar cond. não liga a 2ª ventoinha de arrefecimento, carreguei o ar cond há 15 dias. Precisava que alguem me explicasse com a Vag, como posso testar a ventoinha.
A avaria é a seguinte: 1 fault found:
00792 - A/C pressure switch (F129)
31-10 - open or short to ground - intermittent


Quem puder ajudar, fico grato. Cumps.

Nao tem airbags mas tens ums sistema que puxa o cinto de segurança em caso de acidente (Belt tensioner)

No Audi A6 tens esse sistema no rolo do cinto, é um pouco complicado para lá chegares...

Tenta chegar lá, e verifica as ligações (fios, fichas, etc)

cumps
 
Nao tem airbags mas tens ums sistema que puxa o cinto de segurança em caso de acidente (Belt tensioner)

No Audi A6 tens esse sistema no rolo do cinto, é um pouco complicado para lá chegares...

Tenta chegar lá, e verifica as ligações (fios, fichas, etc)

cumps

2º o problema é no banco de tras. a ficha do banco para o encosto.

já tinha dito :D
 
Boas ! Agradeço a vossa atenção e simpatia pela ajuda. Peço desculpa Rui, mas já que és quase meu vizinho e como já tiveste o mesmo problema, podias-me ajudar ? Se não te importares enviavas por mensagem privada o teu contacto e depois ligava-te, claro se não houver problema. Quanto ao ar condicionado, está a dar frio e o compressor está a trabalhar, pois ouve-se a atracar e a desligar; nunca dispara é a ventoinha. Obrigado.
 
Boa noite
volta onde carregaste o AC deve ser pressão a mais ou a menos.

Trabajos de reparación en el circuito de agente frigorífico
Manoconmutador para climatizador -F129


Funciones

◆ → Manoconmutador de baja/alta presión (interruptor entre contactos 1 y 2): desconecta el compresor al existir depresión o sobrepresión en el circuito de agente frigorífico (a través de la unidad de mandos e indicación -E87).
‒ Presiones de conmutación (en bares de sobrepresión):
‒ Interruptor abierto (compresor, desconectado):
Interruptor de baja presión (el interruptor abre a 1,2 bares y cierra a 1,8 bares).
Interruptor de alta presión (el interruptor abre a 30 bares y cierra a 14,5 bares).
‒ Interruptor cerrado (compresor, conectado):
1,2 (1,8) bares hasta 30 (14,5) bares.
◆ Interruptor de alta presión (interruptor entre los contactos 3 y 4): conecta el ventilador para el agente frigorífico -V7 al 2º nivel.
‒ Presiones de conmutación (en bares de sobrepresión):
‒ Nivel 2 ventilador conectado (interruptor cierra) a 16 bares.
‒ Nivel 2 ventilador desconectado (interruptor abre) a 12,5 bares.



Desmontar y montar

‒ Desmontar el paragolpes delantero
=> Carrocería - trabajos de montaje exterior; Gr. rep. 50; Carrocería, parte delantera

‒ → Separar el conector.
‒ Desmontar el manoconmutador -B-
Par de apriete: 5 Nm.
‒ Sustituir la junta toroidal -A- (10,8 mm; 1,8 mm) =>pág. 87-27.
Notas:



‒ → Para comprobar la potencia frigorífica estando desmontado el interruptor, puentear los contactos 1 y 2 del conector -B-.
‒ El circuito de agente frigorífico permanece cerrado; el racor de empalme está provisto de válvula.
Comprobar el funcionamiento:

‒ Arrancar el motor
‒ Conectar el compresor (ajustar el modo operativo "auto" en la unidad de mandos e indicación).



‒ El compresor es accionado:
‒ → Desacoplar el conector -B- del interruptor.
‒ El compresor permanece parado (interruptor de baja presión, abierto).
‒ Desmontar el interruptor -A- y acoplar el conector -B-.
‒ El compresor no se conecta (interruptor de baja presión, abierto).
‒ El compresor no es accionado:
‒ Desacoplar el conector -B- del interruptor -A- y puentear los contactos 1 y 2 en el conector -B- => el compresor se conecta.
Notas:

◆ Si se conecta el compresor al puentear los contactos, o es demasiado baja la presión en el circuito de agente frigorífico (el circuito está vacío) o bien el interruptor está averiado.
◆ Para comprobar presiones existentes en circuito de agente frigorífico, entregar vehículo a un taller de apoyo especializado en sistemas climatizadores.
◆ En caso de no conectarse el compresor y si se indica el manoconmutador -F129 como condición para la desconexión del compresor en el bloque de valores de medición, localizar y eliminar la interrupción en la conexión cableada entre el manoconmutador -F129 y la unidad -E87 =>pág. 01-285.
◆ En los vehículos desde año de modelos 2002 viene montado en lugar del manoconmutador -F129 el transmisor de alta presión -G65=>página 87-22.
 
Boas Luís ! Muito obrigado pela dica. Mas por acaso tambem suspeitei da situação que referiste. Pois foi na Norauto (Gaia), mas já lá voltei novamente, o funcionário voltou a fazer o serviço de novo, com a pressão exata e continua a dar a mesma avaria. Noto que o compressor está sempre a ligar e desligar, mais ou menos em cada 30 segundos e ventoinha não liga. Referi ao funcionário que a ventoinha não está a ligar e respondeu que neste modelo poucas vezes liga. Mas acho que antes ligava mais vezes. Será que o gás é diferente por ser de 1998, ele colocou a pressão que indica no autocolante na frente do veiculo, será que a máquina deles, não está a indicar a pressão exacta ??? É estranho, mas dá frio. Não dá para testar com a vag ? Eu já fiz o teste (mas não sou nenhum expert com a Vag), mas a ventoinha nunca ligou. Apago a avaria, volto a ligar o ar condicionado e continua o erro.
Desculpa a minha ignorancia, mas se for ás 2 valvulas de entrada de gás e deixar esvaziar um pouco, não é uma hipótese para ver se está a mais ? Pois antes tinha pouco gás e não dava erros...Mais uma vez. Obrigado. Cumps.
 
Last edited:
Bom dia
Tambem pode ser da vavula mas se só começou a fazer isso depois de teres carregado o AC é de estranhar que esteje avariada.
O gás usado é o R134a.
Este interruptor de pressão tem 3 funções:
1. Acciona o nível seguinte da velocidade de ventilação do líquido de refrigeração caso a pressão no circuito do fluido frigorífico aumente (aprox. 16 bar).
2. Desliga o ar condicionado (por ex., devido ao arrefecimento insuficiente do motor) se a pressão for demasiado elevada (aprox. 32 bar).
3. Desliga o ar condicionado (por exemplo devido a perda de fluido frigorífico) se a pressão for demasiado baixa (aprox. 2 bar)
A pressao é medida conforme a temperatura exterior.
Temperatura ambiente (em Graus Celsius) Pressão no circuito do agente refrigerante em bar de sobrepressão
+15 °C 3,9
+20 °C 4,7
+25 °C 5,6
+30 °C 6,7
+35 °C 7,8
+40 °C 9,1
+45 °C 10,5

Tipo de viatura Data de fabrico Quantidade de enchimento em gramas Características distintas deste tipo de circuito do fluido frigorífico
Audi A6 De 04.97 a 11.97 800 + 50 l Borboleta (sem cor)
l Ar condicionado, versão „1“ → Ar Condicionado; Gr. Rep.87 (manual de reparação específico do veículo).
l Condensador com tubos rígidos planos com as medidas 20 mm x 3 mm → Referência.

De 11.97 a 08.98 850 + 50 l Borboleta amarela
l Ar condicionado, versão „1“ → Ar Condicionado; Gr. Rep.87 (manual de reparação específico do veículo).
l Condensador com tubos rígidos planos com as medidas 20 mm x 3 mm → Referência.

conclusão tenho muita mais informação de valores de enchimento pressoes que têm a ver com os modelos marcas espessuras de tubos etc
aconselho-te a ires à marca carregar o AC pois são as pessoas mais indicadas para o fazer têm a informação toda especifica para o teu carro.
 
Luís mais uma vez agradeço a tua preciosa ajuda. Vou seguir o teu conselho, pois se for á Norauto pela 3ª vez, o problema vai continuar.
Obrigado. Cumps.
 
Muito bom dia a todos os amigos.

Tenho um AUDI S8 de 99 e talvez me possam ajudar:

Desde algum tempo para cá tenho detectado que a luz do AIRBAG se acende esporadicamente, após alguns testes descobri que é o banco do pendura da frente.

Basta aplicar um pouco de pressão com um dedo na parte esquerda do banco que ao fim de 4 segundos a luz apaga-se.

Existe alguma forma de "iludir" o circuito do banco ?
Já verifiquei que a informação eléctrica dos fios é por impulso.

Haverá alguma forma de carregar o circuito afim de simular o circuito eléctrico
do banco ? (tipo uma resistência em paralelo na ficha?)


Muito obrigado a todos.

RM
 
Back
Top