Limpar Colector de admissão e Valvula EGR

Boas gostaria de saber se já alguem desmontou o colector de admissão e a EGR para limpeza, visto estes dois componentes estarem sujeitos a grandes passagem de gases, juntamente com vapor de óleo, o que forma uma pasta que ao longo do tempo vai diminuir o desempenho do motor.

Li que a valvula EGR devia ser limpa cada 20.000Kms ora vejam:




• Mantenimiento
El mantenimiento consiste en su desmontaje para comprobación de
su estado y proceder a la limpieza de la misma, el mantenimiento en
si se debería realizar sobre los 20.000 kms. y se debería comprobar
el manguito de conexión entre la válvula y el colector de admisión así
como el cuerpo de la válvula.
En algunas válvulas EGR se ve el vástago de la misma por lo qué
podemos comprobar su funcionamiento acelerando y dejando el
motor a ralentí, por lo que veremos actuar al vástago abriendo y
cerrando la misma.
El estado del manguito de conexión entre el colector de admisión y la
válvula, anula la funcionalidad del sistema en caso de estar
deteriorado, ya que cualquier toma de aire que tenga impide que el
vacío actúe sobre el diafragma y a su vez sobre la apertura y cierre
de la válvula.
 
E aonde qual é a localização da dita válvula :?: :roll:

Quero ver como está a minha!!!!!


Cumprimentos,
JorgeMMS
 
Por acaso é algo que me interessa fazer, mas gostava de saber mais informaçoes...

Saber bem como fazer para nao fazer asneiras...

Quanto á localizaçao é facil, junto à tampa do motor consegues ver tipo uma cabeça e tem uma ligaçao de um tubo que tem uma parte em forma de losango... é isso...

Com uma foto era mais facil :S
 
Eu ainda tenho o carro na garantia, mas penso q essa tal valvula nunca foi limpa e carro tem 74 mil kms ... e visto q ando com comportamentos estranhos na rotacoes, deduzo que seja por causa da dita.

Alguem sabe me dizer onde ek fica a tal valvula num 1.6 ?
 
Kn0xx disse:
Eu ainda tenho o carro na garantia, mas penso q essa tal valvula nunca foi limpa e carro tem 74 mil kms ... e visto q ando com comportamentos estranhos na rotacoes, deduzo que seja por causa da dita.

Alguem sabe me dizer onde ek fica a tal valvula num 1.6 ?

O teu não deve ter isso é "jajolina" ( acho que isso é só dos tractores)
 
upps...viva ah azelhice ... lol

Serio, n tem ? ... tinha lido algures q limpeza da EGR e afins..dava pos dois lados :p
 
ProBoarder disse:
Kn0xx disse:
Eu ainda tenho o carro na garantia, mas penso q essa tal valvula nunca foi limpa e carro tem 74 mil kms ... e visto q ando com comportamentos estranhos na rotacoes, deduzo que seja por causa da dita.

Alguem sabe me dizer onde ek fica a tal valvula num 1.6 ?

O teu não deve ter isso é "jajolina" ( acho que isso é só dos tractores)

Pois não tenho 100% certeza, mas ninguem diz a verdade verdadinha...

Mas olha para o teu motor e compara com aquela imagem já ajuda. Eu realmente não tenho tanta certeza.
 
Minha Gente, é assim:

A EGR e restantes tubagens do IC, assim como os colectores e o próprio Turbo são coisas que convêm pelo menos limpar de 50/75000km...
Não imaginam a quantidade de pasta de óleo que acumula nas paredes das tubagens, IC e Turbo...

Em termos de custos, limpar a EGR e tubagens do IC fica em coisa de 50 Euros.
Já os colectores de admissão e Turbo é coisa para andar na casa dos 75 Euros.

Foi o que fiz mal comprei a minha Audi o mês passado. 8)

A outra preocupação foi ter encomendado uma peça (junta cega) que fecha completamente a EGR, não deixando assim os gases de escape entrarem na admissão... ficou-me em 5 Euros. :lol:
É só desapertar 2 parafusos, tirar a junta que lá está mas com abertura no centro e mandar fazer igual mas de espessura de 1,5mm/2,0mm e fechada no centro, colocar no local da anterior e já está... ar fresquinho... :lol:

Quanto à minha outra preocupação foi ter feito o CCVBypass (respiro dos vapores de óleo do Motor), quer dizer, alguns casos com kilometragens já em conta acontece que o filtro que se situa na cabeça das valvulas fica estragado, e deixa assim passar algum óleo para a admissão prejudicando tanto a própria admissão de ar como o próprio Turbo, acentuando a acumulação da tal "pasta" nos tubos... depois admiram-se e dizem que os carros não andam... :D

Solução: compra da cabeça das váçvulas = +- 350,00 Euros

Ou,

Fazer o CCV... com 7,5 Euros ... :idea: e fechar a entrada na admissão de ar... fazer a ligação directamente para o chão, ou comprar o sistema de recipiente de óleo... gasta-se mais assim... :roll:
As únicas desvantagens são:

O poluir mais o ambiente, e sentir o cheiro na garagem...
Mas tem grandes benefícios para os nossos Motores, acreditem...
Até ficam a ouvir melhor o assobio do Turbo. :wink:
 
NoNick disse:
Minha Gente, é assim:

A EGR e restantes tubagens do IC, assim como os colectores e o próprio Turbo são coisas que convêm pelo menos limpar de 50/75000km...
Não imaginam a quantidade de pasta de óleo que acumula nas paredes das tubagens, IC e Turbo...

Em termos de custos, limpar a EGR e tubagens do IC fica em coisa de 50 Euros.
Já os colectores de admissão e Turbo é coisa para andar na casa dos 75 Euros.

Foi o que fiz mal comprei a minha Audi o mês passado. 8)

A outra preocupação foi ter encomendado uma peça (junta cega) que fecha completamente a EGR, não deixando assim os gases de escape entrarem na admissão... ficou-me em 5 Euros. :lol:
É só desapertar 2 parafusos, tirar a junta que lá está mas com abertura no centro e mandar fazer igual mas de espessura de 1,5mm/2,0mm e fechada no centro, colocar no local da anterior e já está... ar fresquinho... :lol:

Quanto à minha outra preocupação foi ter feito o CCVBypass (respiro dos vapores de óleo do Motor), quer dizer, alguns casos com kilometragens já em conta acontece que o filtro que se situa na cabeça das valvulas fica estragado, e deixa assim passar algum óleo para a admissão prejudicando tanto a própria admissão de ar como o próprio Turbo, acentuando a acumulação da tal "pasta" nos tubos... depois admiram-se e dizem que os carros não andam... :D

Solução: compra da cabeça das váçvulas = +- 350,00 Euros

Ou,

Fazer o CCV... com 7,5 Euros ... :idea: e fechar a entrada na admissão de ar... fazer a ligação directamente para o chão, ou comprar o sistema de recipiente de óleo... gasta-se mais assim... :roll:
As únicas desvantagens são:

O poluir mais o ambiente, e sentir o cheiro na garagem...
Mas tem grandes benefícios para os nossos Motores, acreditem...
Até ficam a ouvir melhor o assobio do Turbo. :wink:

Podias explicar melhor como se faz isto, se possível com fotos da localização.

"Fazer o CCV... com 7,5 Euros ... :idea: e fechar a entrada na admissão de ar... fazer a ligação directamente para o chão, ou comprar o sistema de recipiente de óleo... gasta-se mais assim... :roll:
 
sergiorod disse:
Com que produto é que limpaste a EGR e o colector?

Em relação à limpeza da EGR e colectores, não sei ao certo que produto é que foi utilizado, mas vou perguntar, só sei que aquilo parecia novo depois da limpeza...

Em relação ao fecho da EGR, eu tenho a junta em casa, e vou tirar as medidas exactas para quem quiser mandar fazer igual, e vou tirar 1/2 fotos acerca de onde se encaixa...

CCV, mal possa também tiro umas fotos, mas é um sistema artesanal... ou seja só é preciso comprar 1 metro de mangueira de silicone que aguente altas temperaturas, mas que seja mais fina (15mm diametro), do que a saída das tampas das válvulas (cerca de 25mm), ou seja, uns 10cm´s de mangueira de silicone de 25mm, um redutor para depois encaixar a de 15mm, 2 abraçadeiras metálicas, 1 encaixe plástico de pé de cadeira para tapar a entrada na admissão de 25mm também, e é só encaixar no sítio certo e ter a preocupação de fazer passar a mangueira por sitios até à blindagem (tem lá uns buracos, assim nem foi preciso andar a furar nada), que não passe ao lado nem ventoinhas, nem encoste em peças muito quentes do motor... ou seja, que a mangueira faça as curvas por sítios que não a faça aquecer mais do que se quer...

Eu mal possa tiro ums fotos... :wink:
 
Back
Top