Importar um carro.

Pessoal boa tarde, eu sei que existem já alguns tópicos com este assunto mas não existe nenhum que me esclareça realmente.
Assim sendo aqui vai,
Eu tenho um dinheiro junto para ir buscar um carro, logo de lógica como não é crédito mas sim dinheiro vivo, estou a pensar ir a Alemanha buscar carro.
Visto eu ter alguma facilidade nas passagens de avião, e achar que la fora se encontram bons carros a bons preços.
Venho aqui pedir a vossa ajuda com alguma urgência pois necessito me decidir se compro cá ou na Alemanha.
Eu ando na procura de uma b7, ou uma série 3 de 2006/2007, o que eu queria era saber das pessoas que já passaram por esta experiência descrevam todos os passos dados e se existe alguma maneira mais fiável de ir buscar um carro.
Eu ando a ver no mobile.de mas como nunca fiz isto tenho algum receio.
Agradeço todas as ajudas que venham da vossa parte,
Cumprimentos
 
Não me parece que compense importar carros de 2006, vais ficar a pagar um dinheirão de IUC quando numa nacional pagas uns 40 ou 50€.

Para alem dessa despesa extra anual quando a quiseres vender vais sentir bem no valor que te dão por ela. Mais uns trocos e trazes uma b8
 
Eu posso dar-te a minha experiencia na primeira pessoa, dado que eu já importei 3 carro.
Da alemanha trouxe uma A4 B5 e um Golf 4, e mais recentemente da França uma Megane 3 para um familiar...

O concelho mais sincero que te posso dar, é que não fiques iludido com carros que se vê á venda online. Aquilo que é bom, tambem custa dinheiro lá fora. Existe muita coisa barata, mas tambem ninguem quer aquilo. Existe é uma flexibilidade maior la fora no que toca a negociar um carro, do que aqui. Aqui os carros tem pouca margem para se negociar preço. Normalmente o dono baixa 200/500€ para o negocio, mas não ha grandes margens de manobra.
A experiencia que tenho, pricipalmente na Alemanha é que há maior flexibilidade a negociar o preço de um carro. Tudo depende daquilo que queres comprar, mas se por vezes for preciso baixar 1000 ou mais euros para realizar negocio, és bem capaz de conseguir. tudo depende do valor daquilo que estas a comprar.
E é aqui que se conseguem os bons negocios!

(A menos que faças como os stands por aqui: Carros de proveniencia desconhecida, Taxis, frotas de rent-a-car... carros ao mais barato possivel. Porque aquilo é para vender e tem que dar lucro. Cargas de kilometros, porque não é para eles, e depois o problema é de quem compra)
Se é para ti, parto do principio que queres algo BOM!

E mesmo com esta experiencia, acabei a comprar em 2014 a minha A4 B8 Nacional... e eu explico-te porquê!

A importação é compensatória para veiculos com emissões igual ou abaixo dos 119g/km, e daí a importancia do carro ser de 2010 para cima afim de cumprir a norma "EURO5".
Tudo que tu queiras importar com emissões acima dos 119g/km, deixa automáticamente de compensar no acto de pagares o imposto ao Estado, no acto da legalização.

A minha A4 B8 é 1968cc 170cv, que mesmo a cumprir a norma EURO5 mas tem emissões de 144g/km.
Logo a importação ficava muito cara.
A menos que vás lá fora buscar uma versão mais especial (o caso da Sline do jimy), não te ia compensar importar uma 170cv normal porque a relação do valor aquisição/legalização, talvez consigas aqui em portugal pelo mesmo valor, nacional, se souberes com quem falar.

Eu estou aqui a falar, mas o Jimy importou a B8 dele, pode partilhar a experiencia na primeira pessoa.

Eu fui recentemente a frança buscar uma Megane 3 sport tourer de 2011 para o meu padrinho, e neste caso compensou "um pouco".
Digo "um pouco" porque contas feitas a carrinha ficou por 8900€ (aquisição/transporte/legalização/manutenção) o que não é muito mau para um carro que em 2014 custava cerca de 12000€ cá em portugal.

Mas estamos a falar de um carro EURO5, 1.5cc e 109g/km.
A importação para um carro destes, até é relativamente "barata"...

No mesmo segmento se encaixam os VAG's 1.6TDI a partir de 2010 (Golf, A3, Octávia... com menos de 119g/km)
Cilindradas altas, tens os novos motores 2.0TDI de 120cv(117gkm) e 150cv (119gkm).



Agora, tambem acho que o teu erro é querer importar um carro já com muitos anos.
Sujeitas-te a um valor de importação caro.
Estás a importar um carro, que com essa idade não terá poucos kilometros, sujeitar-te a um motor "problemático" já bem conhecidos que são os 2.0TDi Injector Bomba...
E ainda vais pagar um iuc "caro" de um carro com quase 10 anos, que podias adquirir o mesmo carro nacional a pagar um iuc de 40€...

Quer tenhas o carro um ano, ou 20, irás sempre pagar imposto caro...
Se ficares com o carro 5 anos, são mais de 1000€ em IUC...
Sem falar que na hora de o venderes, por mais estimado que esteja, a perferencia de quem compra (e se realmente procura esse carro) vai comprar um que tenha o imposto mais económico...


Na hora de fazeres as contas, a relação de valor "aquisição/legalização" que pagarias para uma B7 2.0tdi 170cv de 2006, é quase o mesmo valor que pagas por uma B8 2.0tdi 120cv de 2010.
O carro pode sair mais caro no acto da compra, mas compensa em metade o valor da importação!

Eu não sei se estas já familiarizado com os custos envolvidos na importação e burocracias, ms nada como fazeres uma simulação. Não te fies com a treta do desconto aprovado no Orçamento de Estado, porque é areia para os olhos. Anunciam 80%, mas é de lembrar que em 2014 e antes a isenção ja era de 50% e não era barato... portanto a diferença não será assim tão grande.

Se calhar não é tão engraçado ter um motor de 120cv, comparado com uma 170cv... OK!
Mas tens que põr os prós e contras na balança.

Se perferes pagar 220€ de iuc de um carro de 2006, ou pagar 190€ de um carro de 2010...
Se pretendes investir xxxxx€€ pra ter um carro por curto prazo, ou longo prazo...
Se perferes ter um carro com 5 anos ou com 10...

Quando chega a portugal, nem sempre é pegar no carro e andar. Pode haver despesas de recondicionar e revisionar o carro. Um carro de 2010 pode não ter tanto a fazer como um de 2006... (mas tambem pode ser o contrário)


Olha que eu tinha uma B5 antes desta B8, e tambem andei a pensar comprar uma Serie 3 antes do negocio da B8.
BMW não é mau carro, não senhor... mas quem gosta de Audi, é Audi que quer!
 
Last edited:
E depois desta lenga lenga toda, (afinal estamos no "Audi Bar"), descrevo-te o processo que para mim é o mais seguro.

1º Ter um contacto de confiança no país onde pretendes fazer a compra.
(Ajuda na barreira linguistica e na deslocação e conhecimento da área)

2º Sair de Portugal já com uma ideia do que vai ver.
(Aqui funciona bem se o contacto que tens la fora perceber um pouco, pode informar o que anda por lá sem saires de Portugal)

3º Depois do negocio feito, voltas de avião, e deixas o carro na mão do "contacto de confiança".
(Mais uma vez é essencial alguem da nossa confiança. Nem sempre os carros estão revisionados, e sem revisão faz-se melhores negócios. É mais seguro, e fica mais barato vir de reboque)

4º Aterrando em Portugal, tratar de contratar um transporte para o carro, a levantar na morada do contacto.
(Das minhas experiencias, fica mais barato contratar a partir de Portugal. Normalmente Alemanha varia de 400 a 600€, depende. França é 500€)

A chegada do carro, já é na oficina.
Faço logo revisão (convem que esteja tudo bem porque VAIS Á INPECÇÃO!).
Fazer a inspecçao ao carro levando a papelada.
Depois da folha de inspecção, entrego numa agencia que me trata tudo, e tenho de inchar o graveto. :mad:
Esperar pela chegada do DUA.

Pagar os honorários a uma agencia compensa para nar ter de perder muito tempo em IMTT, alfandega, etc.
 
Last edited:
Back
Top