[Importante] Leds/resistencias

Boas!!

Entao é o seguinte, vezes sem conta vejo pessoal com dúvidas em relacao a colocar leds seja nos mínimos ou na matrícula para carros com aviso de lampada fundida. Este tópico tem como objectivo esclarecer o tipo de leds e resistencias a utilizar de forma a nao aparecer aviso no quadrante.

Comecando pela luz de matrícula, já vi casos aqui no fórum de users que colocaram algo deste género em 8P's, uns tiveram o tal aviso outros nao.
b-27.jpg

Agora a minha questao é, será que a voltagem dos leds é igual? A meu ver nao, portanto para resolver esse problema convém colocar leds de 14.5V.

Continuando na luz de matrícula para quem já tem leds de 12V qual a resistencia indicada de modo a nao aparecer o erro? Alguns users já colocaram 86ohm e resultou.

Se alguém discordar ou pretender acrescentar algo forca que a intencao des tópico, é reunir toda a informacao sobre este assunto.


-------------------------------------------------------

A nível de mínimos que tipo de resistencias recomendam? No ebay só encontrei deste género...
http://cgi.ebay.co.uk/2x-25w-LOAD-R...photoQQcmdZViewItemQQ_trksidZp1713.m153.l1262

Estas resultam ou aconselham outras?


-------------------------------------------------------

Para as luzes da plafonier, vai ser testado em breve um setup de resistencias de ceramica com 27ohm e 5W num A6 com aviso de lampada fundida, de forma a poder ligar por exemplo apenas uma luz de leitura... de momento a luz apenas liga, se todas estiverem ligadas.



Nao sei se este tópico vai ter muita participacao ou nao, mas o importante é saber como é que alguns users colocaram as luzes a funcionar. Sff evitem o off topic e sejam concisos.


Abraco, Zé.
 
Excelente iniciativa, vou estar bem atento a este topico.

Bem mesmo, era á medida que fossem acrescentando informações já testadas e comprovadas fosses acrescentado ao 1º post do topico, tipo:

A4 B6 com avisor de lampada fundida

User :arrow: Luzes Matricula :arrow: Usou Leds "x" :arrow: sem resistencia ou resistencia "x"
 
Pegas numa lâmpada original e medes a resistência da mesma. Sabendo a tensão de funcionamento e a resistência da lâmpada, consegues saber qual a corrente que está a consumir.

Depois é veres qual a resistência e tensão da tua nova lâmpada e ajustares a corrente (da nova lâmpada) com uma resistência de modo à corrente da tua nova lâmpada seja igual à corrente da lâmpada original.

Para o caso de a nova lâmpada ser mais potente não sei se funciona (mas deve funcionar).

Aviso já que isto é só teoria porque nunca testei , mas o sensor para detectar a corrente na lâmpada é pela corrente consumida.


EDIT: Pois para os leds deve ser dificil a resistência (tenho q testar)
 
home_do_audi_a3 disse:
Pegas numa lâmpada original e medes a resistência da mesma. Sabendo a tensão de funcionamento e a resistência da lâmpada, consegues saber qual a corrente que está a consumir.

Depois é veres qual a resistência e tensão da tua nova lâmpada e ajustares a corrente (da nova lâmpada) com uma resistência de modo à corrente da tua nova lâmpada seja igual à corrente da lâmpada original.

Para o caso de a nova lâmpada ser mais potente não sei se funciona (mas deve funcionar).

Aviso já que isto é só teoria porque nunca testei , mas o sensor para detectar a corrente na lâmpada é pela corrente consumida.


EDIT: Pois para os leds deve ser dificil a resistência (tenho q testar)

Teoria acho que muitos a sabem... agora aqui querem-se é exemplos concretos.

Zé disse:
... o importante é saber como é que alguns users colocaram as luzes a funcionar. Sff evitem o off topic e sejam concisos.

Eu nem preciso desta informacao para nada, a intencao é ajudar muitos users que nao sabem/podem medir a corrente/resistencia. ;)
 
fui um dos que "contribuio" para que fosse aberto este topico

um obrigado ao Zé a ver se se tira o coelho da cartola ;)
 
luz da matricula :arrow:lampada 12v :arrow:resistencia 270R(não dá erro e não aquece muito,é isto o que eu tenho no meu...)
 
Eu já desisti de instalar esse leds na luz de matricula...as únicas resistências que funcionam aquecem incrivelmente muito e não estou p arranjar problemas por um detelhe estético :roll:
 
Bluegti disse:
Eu já desisti de instalar esse leds na luz de matricula...as únicas resistências que funcionam aquecem incrivelmente muito e não estou p arranjar problemas por um detelhe estético :roll:

Ora nem mais.

o ze nos A3 8P sem resistencias nao tens hipotese nas A4 B6 e que se nao tiver aviso de llampada fundida nao tens stress, se tiver ja nao da
 
Por experiência própria...

1-Nos A4 B6, colocar leds (apenas alguns que sejam de boa qualidade) não tem problema nenhum,
mesmo nos que tenham FIS (e consequentemente aviso de lampada fundida) em:

a) Luzes de matricula
b) Iluminação dos pés (frente e atras)
c) Luzes no plafonier e de cortesia
d) Iluminação das portas (2 em cada), nas de tras...porque estranhamente nas da frente, só acendem
se pelo menos 1 das lampadas for "normal".

Isto sem qualquer resistência ligada.

2-Quanto aos minimos nos farois, estou a pensar ligar um lampada pequenina de 1 a 2W virada para dentro da óptica ligada em paralelo com o led a instalar na óptica.

Também não me agrada muito intercalar resistencias em paralelo para evitar o erro, contudo electricamente estará correcto. O excessivo calor produzido na resistência é o resultado da energia dissipada que, se verificarmos bem, também é o que ocorre nas lampadas de halogénio de filamento, nem lhes podemos tocar quando estão acesas....
 
Comprei a minha B6 já com leds nos mínimos, inicialmente um deles não acendia devido a mau contacto numa resistencia. Agora que resolvi isso, mal os ligo ficam a piscar durante um bocado e parece-me que só depois de meter o carrinha a trabalhar é que fixam.

Alguem sabe como resolver isto?

Abraço
 
Sinceramente também estou curioso de ver o desenrolar este tópico...

Já é a segunda vez que coloco leds na B6 em menos de 1 ano, e foram os dois a vida... Este ultimo então conseguiu durar menos de 1 mês! Fantástico!

Siga com isto :)
 
Back
Top