Ibiza 6K Ibiza 6K 1.9D 1997 "IQ" (Com fotos!)

Tópico em 'Ibiza' iniciado por Pink_Floyd, 28 Out 2017.

  1. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

    Desde:
    20 Ago 2013
    Mensagens:
    157
    Gostos Recebidos:
    18
    Boas pessoal.

    Sou membro do forum há já alguns anos, tendo um A3 8L 1.9 TDI PD130 "stock", pelo que como tal nunca cheguei a abrir nenhum tópico do mesmo.

    Porém à cerca de um ano, adquiri um Seat Ibiza 6K 1.9D (3-1Y-2) comercial de 1997, sendo que não se trata de "um projecto à séria" mas sim de um "simples charuto" para a minha esposa andar nas deslocações do dia-a-dia (não mais do que 40km/dia).

    Passo então a "contar a história".
    Este Ibiza esteve parado cerca de 2 anos "à chuva e ao sol" e antigo dono era um rapaz meu conhecido aqui da aldeia. Após alguma insistência, lá consegui realizar um bom negócio tendo em conta o preço/estado do carro.
    Como esperado, precisava de "alguns mimos", coisas que tenho vindo a fazer ao longo deste ano.

    Adquiri-o em Outubro de 2016 e na altura, contava (no quadrante!) com 220.000km.
    Algumas fotos de quando o comprei (Outubro/2016):

    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    Meti mãos à obra e, entre outras coisas, foi feito:
    • Eliminar babas de óleo
    • Reparação da grelha inferior/tampas dos faróis de nevoeiro
    • Reparação das cavas das rodas da frente
    • Piscas frontais novos
    • Piscas laterais novos em cristal
    • Reparação dos elevadores eléctricos dos vidros
    • Substituição do quadrante (avaria eléctrica)
    • Reparação de apoios de plásticos interiores
    • Foles do travão de mão / mudanças novos
    • Tapetes novos
    • Luzes de interior/matricula/mínimos frontais em LED de côr 6000k
    • Lâmpadas H4 XENCN 60/55W 5300K Blue Diamond
    Fotos pormenorizadas em Março/2017:

    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    Após ter feito aquilo que considerava "mais urgente", ao longo do tempo tenho vindo a fazer pequenas reparações e personalizações. Sempre que possivel, gosto de tirar fotos e fazer algumas anotações e como tal deixo aqui algumas delas:

    • Reparação do circuito da sofagem - comportas e o seu funcionamento de abertura/fecho:

      [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    • Desde que tinha comprado o Ibiza, notei que a direcção assistida ao virar cerca de meia volta para a esquerda, apresentava tipo uma "passagem" em que o volante fazia do género de um loop. Optei por adquirir uma usada num centro VFV e ficou impecável. Aproveitei e substitui também os foles das rótulas:

      [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]


    • Substituição da junta da tampa das válvulas e vaso de expansão novo:

      [​IMG] [​IMG] [​IMG]
    • Reparação da cablagem da bomba injectora (fios descarnados, etc.):

      [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]


    • Aplicação dos centros das jantes novos e tampas dos pernes:

      [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]


    • Colunas novas à frente (Peiying Alien 120W Max) e aproveitei outra chapeleira que tinha com colunas ovais Sony, onde adaptei umas "fichas rápidas" para quando quero tirar a chapeleira fora sem problemas:

      [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]


    • Indicador Led no interior que avisa quando a ventoinha do radiador está a funcionar:

      [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]


    • Devido ao facto do volante ter começado a desfazer-se, adquiri um em excelente estado num centro VFV, inclusive a bom preço e nem hesitei:

      [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]


    • Alteração do reflector da mala para vermelho:

      [​IMG] [​IMG]


    • Montagem de cablagem pré-fabricada com relés para update das lâmpadas H4 para potencia 100/90W e consequente montagem de lâmpadas H4 XENCN 100/90W 5300K Blue Diamond:

      [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]


    • Buzinas de dois tons, com relé:

      [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]


    • Após um descuido da Maria num passeio mais alto, no qual danificou dois apoios do pára-choques frontal, tive de optar por esta opção para consertar, apesar de não ser "o esteticamente mais bonito", ficou muito melhor:

      [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]


    • Após muita pesquisa a nível de compatibilidade e indecisão, arrisquei e realizei uma das mod's que mais ambicionava: alteração do quadrante para o OEM da versão GTTDI (fundo em cinza claro e ponteiros cor-de-laranja):

      [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    E pronto, aqui está a "apresentação" do meu Ibiza :p
    Qualquer opinião será bem vinda, apesar de como expliquei no inicio não ser um projecto propriamente dito, dá para ir fazendo algumas coisinhas :cool:

    :OT:
    Apenas uma foto nocturna com o "irmão cá de casa", o A3 8L

    [​IMG]

    :D :D :D

    Um abraço!
     
    Last edited by a moderator: 28 Out 2017
  2. Black Drako

    Black Drako

    Desde:
    27 Nov 2011
    Mensagens:
    836
    Gostos Recebidos:
    250
    Bom carrinho! Tenho curiosidade neste projecto pois tenho aqui um projecto aberto de um Polo 6N1 que é um "primo" do Ibiza! Boas mods! Então e a conversao do quadrante foi plug n play?
     
    Pink_Floyd gostou disto.
  3. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

    Desde:
    20 Ago 2013
    Mensagens:
    157
    Gostos Recebidos:
    18
    Boas!
    Muito obrigado ehehe
    Pois, são mesmo muito semelhantes! Máquinas de guerra :p

    Quanto ao quadrante, no meu caso foi mesmo Plug&Play sim... Talvez até tinha tido sorte! LOL
    No entanto, comprei um com a mesma "numeração" a nivel de km/h (há os que marcam 220km/h) e conta-rotações - o outro de fundo preto/amarelo que adquiri logo quando o comprei, tinha até às 6500rpm e funcionava a 100% na mesma!
    Pelo que li algures pela net, a questão prende-se mais é com o conta-rotações, pois acho que uns têm o sensor de impulsos na bomba injectora e outros não sei onde... Hesitei bastante antes de "torrar" uns € nisto, acredita LOOL
    Nota: o computador de bordo não está a funcionar ;)
     
  4. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

    Desde:
    20 Ago 2013
    Mensagens:
    157
    Gostos Recebidos:
    18
    Com o Inverno a aproximar-se e a chuva a chegar (assim o esperemos!!) chegou a altura de substituir os pneus a trás :)

    Andei um ano com os pneus que o Ibiza trazia quando o adquiri, que já estavam a chegar ao limite e um bocado ressequidos (eram uns Firestone na medida 185/60 R14)

    Optei por uns Semperit Comfort Life2, nas medidas 185/60 R14 82H, que já utilizo o mesmo modelo no 8L e não tenho razões de queixa :)

    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]
     
  5. Pink_Floyd

    Pink_Floyd

    Desde:
    20 Ago 2013
    Mensagens:
    157
    Gostos Recebidos:
    18
    Um pequeno upgrade: iluminação do quadrante em LED COB 1SMD do tipo B8.5D, com tonalidade aproximada a 6000K.

    Desde que tinha alterado o quadrante para o original da versão GTTDI, que tinha ficado com a ideia de alterar a cor das lâmpadas/filtro.

    Os LED's utilizados:

    [​IMG]


    Como estava antes da alteração:

    [​IMG]


    Um primeiro ensaio, apenas com os LED's colocados com o filtro original (laranja):

    [​IMG]


    A minha "ideia original" era manter o fundo do relógio/quilometros em laranja, porém experimentei em meter o LED (sem alterar o filtro) e não desgostei do resultado:

    [​IMG]


    Dando continuidade à ideia original, removi o filtro de origem e usando-o como molde, "produzi" um filtro branco, utilizando uma capa plástica de documentos em branco (comprada numa Loja dos Chineses por meia-dúzia de cêntimos). Eis o resultado:

    [​IMG] [​IMG]


    Resultado final:

    [​IMG] [​IMG]


    Com o potenciómetro na posição mínima:

    [​IMG]


    Com o potenciómetro na posição máxima:

    [​IMG]


    Já após tudo montado no sitio:

    [​IMG]


    Deixo aqui uma pequena filmagem (a imagem não é das melhores :p )



    Todas as criticas são bem-vindas :D :D
     

Partilhar esta página