How-To: Xenon GT HID Audi A4 B6

Vamos lá então ao prometido How-To para a instalação do Xenon no Audi A4 B6 (no meu caso é um 1.8T, não sei se é diferente em outras versões, mas acho que não)
Gostaria também de dizer que NÃO ME RESPONSABILIZO por quaisquer danos causados na pessoa ou no carro, causados durante a instalação e/ou utilização deste guia.

A primeira coisa a fazer para que tudo saía bem é adquirir (caso necessário) o material.
Eu precisei de uma broca própria para fazer buracos perfeitamente redondos de 24mm, uma chave Torx, o kit xenon claro, lanterna (caso façam isto numa garagem, vai dar muito jeito) e aconselho vivamente que tenham alguem para ajudar no processo.
O primeiro passo de instalação é retirar alguns componentes que estão a bloquear o acesso ás opticas. O primeiro é a admissão de ar, a qual saí retirando dois parafusos. A segunda é a tampa de plástico que está a tapar o reservatório de liquido da direcção assistida e em caso de carro automático, o reservatório do liquido para a transmissão.
O segundo passo é tirar as tampas traseiras das opticas. Existem duas tampas, a que temos de tirar é a mais perto do meio do carro.
Depois de retiradas, faz-se um buraco ao centro, e monta-se a borrachinha para isolar. Nessa borrachinha passam dois cabos, que vão ligar ao balastro, mas é também preciso passar os dois cabos que vêm do balastro para dentro da optica, portanto, tem de se fazer mais dois buracos pequenos na borracha para passar os dois fios de contacto (se olharem com atenção, vão ver que a borracha já tem dois buracos pré-feitos, mas que não estão furados).
Depois disto feito, é hora de tirar as ópticas para fora (caso não o tenham feito anteriormente), e retirar a lâmpada de halogeneo do lado que se quer instalar primeiro, meter a de Xenon e ligar os cabos que vêm do balastro á ficha que está dentro da optica e que estava ligada á lampada de halogeneo (atenção, depois de ligar os cabos, deve-se isolar muito bem a ficha). Depois disto feito, é hora de fechar a caixa da óptica.
Fechada a óptica (não se deve montar logo no carro, só quando tudo estiver acabado), tem de se escolher um sitio para montar o balastro. Depois de montado, liga-se os cabos que vêm da lampada aos do balastro (atenção, refiro-me aos cabos ainda não ligados, que já vinham na borracha de origem). Cuidado para se não montar o balastro numa zona que mais tarde seja dificil de desmontar, numa zona em que os cabos não consigam chegar aos outros para ligar ou numa zona que possa ser muito quente. Após isto feito, já está pronto a trabalhar o Xenon. Repete-se o processo do outro lado e está feita a instalação.
Após instalado, deve-se levar a uma garagem profissional para se efectuar o alinhamento, de forma a se conduzir de forma segura para sí e para os outros.

Cuidados a ter:

-Mais uma vez, cuidado com a localização do balastro. Não conheço as outras versões, mas no 1.8T é dificil devido ás várias zonas de alta temperatura criada pelo turbo.
- ! Nunca ligar o xenon sem ter o carro a trabalhar !
-Verifica bem as ligações, para não se enganarem, algo que é muito fácil de acontecer e incorre em muito muito trabalho desnecessário.
-Não se deve retirar nunca os parafusos que prendem a optica na parte de baixo, apenas os de cima. Os de baixo deve-se dar só alguma folga para soltar a optica.
-Como é obvio, não se deve fazer este trabalho nem á chuva nem com um horário apertado.
-RECOMENDO que antes de se instalar dentro da optica, etc., se ligue tudo e se tente ligar as luzes em teste, para ver se tudo está okay. Não se deve olhar directamente para a lampada com ela fora da optica, com riscos de severas lesões ópticas.
-RECOMENDO que leiam o manual que vem com o kit. Embora bastante limitado, especialmente em relação a medidas e a uma instalação nos nossos carros, tem boas recomendações.

By SilverAudi
 
Tiveste bem :D

como vêm...mto facil! :lol:

só uns apartes...o kit well done já tras os 4 fios na tal borracha isoladora, e segundo sei, ao contrário do GT, as fichas só encaixam duma maneira, evitando assim a troca de polaridades :wink:
 
Estou com uma duvida :?

O encaixe da lampada em H7 no farol é perfeito ou tem que ser um pouco adaptado.

Tenho um amigo com um passat e não consegue lá meter o kit com lampadas h7.
 
Paiol disse:
Estou com uma duvida :?

O encaixe da lampada em H7 no farol é perfeito ou tem que ser um pouco adaptado.

Tenho um amigo com um passat e não consegue lá meter o kit com lampadas h7.

o grampo que prende a lampada tem de ser retirado e metido novamente para encaixar a lampada, caso contrario não dá, mas encaixa perfeitamente.. pelo o menos o meu encaixa..
 
Boas,

para completar o DIY para alem das fotos, ajudava colocar a referencia dos produtos utilizados, por exemplo: KIT GTHID 55W H7 4300ºK. E explicar o porquê da opção, por exemplo: "usei o kit de 55W porque, apesar de não ter aviso de lampada fundida, tem mais potencia e dá uma luz mais branca que o kit de 35W, usei 4300ºK na temperatura da cor porque é o valor utilizado nos carros equipados de serie com xenon, embora o 6000ºK seja o mais utilizado em KITs aftermarket embora tenha menos capacidade de iluminação 2800 lumens contra os 3200 lumens dos 4300ºK."

Assim fica completo. E ajuda alguém a decidir para alem de informar como se faz.
 
Last edited:
Back
Top