Guide to RNS-E from RNS-D (Beta)

Boas,

Vou tentar descrever o mais minuciosamente que eu puder o guia de instalação do RNS-E a partir do RNS-D.

A caracteristicas da minha carrinha podem ver no projecto, devido ao som da BOSE, CB a cores, CC, Caixa de 6 CD's, etc..


Terão de ter para instalar o RNS-E o seguinte:

:arrow: RNS-E
:arrow: Chaves de remoção de RNS-E e RNS-D
:arrow: Adaptador RNS-D to RNS-E (mto importante dizerem ao vendedor o que possueim no carro, Volante Multifunçoes, BT, Telemovél, BOSE, CD Changer, etc..)
:arrow: Adaptador Multimedia (para ligarem um DVD,PS3, TV,etc...tenho em atenção a compatibilidade entre o leitor de DVD e o adaptador, para ser possivel controlar o DVD pelo RNS-E
:arrow: Leitor de DVD


O primeiro passo que acho que devem fazer é aceder ao TMC que normalmente se encontra na bagageira do lado esquerdo ( no lado direita está normalmente o amplificador e subwoofer), é uma caixa preta e o TMC encontra-se na parte de cima dessa caixa onde não temos acesso a ele, temos de desforrar o lado esquerdo da bagageira.

Devem rebater os bancos e desapertar o parafuso (bastante grande) que é onde prende o banco traseiro do lado esquerdo. Desapertar um parafuso que se encontra onde se prende a esteira que tapa a bagageira. Desapertar os ganchos onde se prende a rede (apenas os do lado esquerdo). Por fim, terão de puxar com força a forra porque ela tem molas mto fortes a prender ao chassi.


Assim que soltarem a forra, já conseguem aceder à caixa preta onde está o TMC, ela tem 3 parafusos que têm de ser tirados, antes de a tirarmos para fora. Qd tiverem a tirar a caixa preta para fora, desliguem os connectores do TMC (devem ser 3, ficha radio IN e ficha radio OUT e o conector do TMC que vem da frente)

Ao tirarem o TMC ca para fora, basta ligar as fichas do radio IN e OUT uma com a outra e fazer 2 pontes no conector do TMC nos pinos 2 com 8 e 3 com 9.

De seguida devem montar a caixa preta (TMC fica cá fora, não é para por outra vez) e de seguida a forra.


Passemos à consola.

Remover o RNS-D para fora usando as chaves correctas para o efeito. Desligar todas as fichas do RNS-D.

Ligar o adaptador para o RNS-E as fichas correspondentes (no meu caso houve uma do adaptador que nao foi ligada por ter BOSE)
Das fichas do RNS-D que foram desligadas,há 2 que não ser mais ligadas: uma que vai a antena GPS exterior (que fica inutilizada) e outra que é do TMC.


Têm de ligar o CAN-L e o CAN-H que está nessa ficha desligada do TMC ao conector do RNS-E.

rnsdyy8.jpg


(No meu caso cortei os 2 fios do conector TMC e liguei aos 2 fios soltos do adaptador,neste caso eram o CAN-L (Pin 10) e o CAN-H (Pin 9))

Como eu tenho um adaptador multimedia que também tras o CAN-L e CAN-H, juntei-os as ligações que referi acima.

Soldei os 12v e o ground do adaptador multimedia e do DVD Player aos conectores de 12v e ground que vão para o RNS-E.

Coloquei a antena GPS (tem 1 iman) atras do porta-luvas. (da para ter acesso pelo lugar onde tava a consola e com o porta-luvas aberto)

Efectuar as ligações do adaptador multimedia ao DVD Player.

Instalar o DVD player no porta-luvas.


E voilá...instalação concluida.

No máximo, o que terão de fazer mais será usar o VAG COM, para afinações finais que nao estariam disponiveis, mas acrescentarei ao post mais tarde.



Desculpem o testamento, mas isto é uma versão BETA e falta por aqui fotos mais especificas para ser ainda mais facil seguir o guide de instalação.


Boas MOD's e Have Fun.

P.S. Tenho a agradecer ao Mobys e rmatos as conversas a esclarecer algumas duvidas que me surgiram quando estava a fazer este processo.
 
Boas, sei que este post já é um pouco velho, mas será que não dá para utilizar a antena GPS que o carro já traz para o rns-d?
 
Tens o esquema em ambosbor radios... existe adaptadores fica melhor que esquemas e serviços de sucateiro .. gastas 20 paus nisso
 
Back
Top