Fumo branco

Boa Tarde
tenho um Audi A3 2.0 TDI 170 cv
Há uns meses atras um carro desalvorou, entrou em autocombustão. Consegui para-lo
O resultado da reparação foi reparação do core do turbo por onde passava oleo que originou a desalvorada e por consequência 4 injectores novos
Aparentemente tudo ok, carro a rolar bem na primeira semana. Num determinado dia, a puxar um terceira , sinto um cheiro a combustível em excesso e fumo branco a sair pelo escape. Relatim acelerado e irregular. A oficina que arranjou falou-me em regeneração de filtro de partículas embora antes desta grande avaria e ja com 400.000kms nunca tenha sentido tal numa regeneração.
O carro arrancava bem mas ao final de 1km começava a deitar fumo branco, mas apenas entre as 1000 e as 2000 rotações. Acima ja nao deitava ao acelerar.
Apos uma curta viagem de autoestrada, cerca de 20 minutos a 140 kms , e depois de desligar o carro e voltar a ligar, os sintomas desapareceram . Nem fumo nem relatim acelerado.
Andei assim por mais uma semana, quando os sintomas voltaram de novo. Fumo Branco e relatim irregular
Fui á oficina, e a maquina detetou erro no regulador da pressão de combustível e tudo de facto começava a fazer sentido
Levou um novo. Relatim ficou ok mas fumo branco voltou passados 3/4 dias embora com menos densidade. Volto a fazer uns 100 kms de autoestrada, paro carro, ligo de novo e ja nao tenho fundo branco outra vez por mais uns dias.
Nao consegui ainda perceber exactamente se o nível do oleo esta estável. Mas parece que sim. embora um pouco acima
Alguem me pode ajudar com o que poderá ser ?
Ja agora, na reparação optou-se por deixar o carro sem a borboleta que aparentemente estava uma lastima . Sera a falta desta peça que provoca pontualmente o fumo branco e cheiro a combustível ?
Muito Obrigado
 
O nível de óleo subiu então e o do líquido de refrigeração não desceu?
Sabes se este carro já levou a cabeça do motor ou é de origem?
A borboleta não foi colocada pela engenharia automóvel para servir de enfeito está por alguma razão ...

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
Viva ! O de refrigeração nao desceu. O do Oleo a minha duvida é se subiu ou se ja veio em excesso da ultima reparação. Tenho estado a controlar o nível agora semanalmente e aparentemente nao mexe. Mas esta um pouquinho acima do máximo sim
A cabeça do motor é de origem esta nas minhas mãos desde os 0kms este carro
Tera sido a desalvorada que fez acumular muita lixeira no filtro de partículas e agora quando faz a regeneração vai largando aquele fumo ? Pq efectivamente quando deita o fumo o relatim esta um pouco acima . Ali um pouco abaixo das 1000 rotações
Obrigado
 
O nível de óleo subiu então e o do líquido de refrigeração não desceu?
Sabes se este carro já levou a cabeça do motor ou é de origem?
A borboleta não foi colocada pela engenharia automóvel para servir de enfeito está por alguma razão ...

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
Ok estive aqui a ver melhor os níveis e talvez o oleo tenha subido sim, mas confirmo que o da refrigeraçao nao desceu.
Neste caso o que achas que poderia ser ?
Obrigado
 
Amigo tenho um b6 que anda muito pouco é de 2001 e está com 250k e o que anda as vezes nem aquece bem o motor
Tive de mudar a junta porque passava a água para o óleo
O mecânico na altura disse que a junta estava a apodrecer
Até pensei ser o permutador de óleo no início mas verificou se que era junta
No teu caso também me parece mas o bom é o mecânico fazer teste de pressão para confirmar
Coisa boa não é podes ir contando agora as despesas só tem a ver é em arranjares um mecânico em condições
Aguarda por mais ideias pelo pessoal do grupo


Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
@nuno.ribeiro977
Bom. Como disse, o carro ha uns meses entrou em autocombustão. Resultado: Core do turbo reparado, e 4 injectores novos. Cerca de 2000€ na reparação.
No diagnostico foi feito o teste á pressão e estava ok. Temperatura do motor também sempre ok
A oficina é recomendada. Parece boa. A estes episódios de fumo branco e alteração no nível do oleo dize-me sempre "regenerações por concluir"... so que o que me inquieta nesta resposta do mecânico é que antes deste episódio de autocombustão, de ter desalvorado ele ja fazia as regenerações nao é verdade? e nao havia o dito fumo branco... algo nao ficou como tem de ficar
Ja agora , aproveito para outra pergunta no quadrante destes Audis nao existe luz para o alerta de "excesso de oleo" ?
Obrigado
 
Last edited:
Sensor de excesso nunca ouvi falar mas óleo a mais cria muita pressão ao motor e não é nada bom
O bom será andar sempre um mm abaixo do nivel máximo nunca a cima


Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
Back
Top