[FULL MOD] Projecto 300

Quando em 2003 pensei em comprar carro novo estava longe do sonho que estou à beira de concretizar.
A bem dizer andava indeciso entre um carro usado (carrinha BMW 320D), ou um carro novo.
O Leon TDI 150 foi a escolha final. Era económico, um pequeno familiar, espaçoso e com um excelente motor.
Após uma má escolha de vendedor, que só me fez perder tempo e paciência, mudei de intenções
e de repente, enquanto falava com outro vendedor, decidi-me pelo Cupra R.
3 dias depois estava a sair com ele do stand. Preto com bancos Recaro. Liiiiiiiiindooo !
Nessa altura não pensava em alterar nada. Tinha vindo de um Ibiza TDI 110 e com + 100 cvs para
quê alterar, eheheh ?! :D


Uns meses mais tarde o Leitor de CD's começou a enguiçar e troquei-o por um Clarion c/ caixa de 6.

Quase 2 anos mais tarde, com a garantia a acabar comecei a pensar se não era melhor trocar de filtro.
Apenas precisaria de o limpar de vez em quando e sempre permite ao motor respirar melhor.
Após uma pesquisa, a BMC foi escolhida e mandei vir um CDA SP12.

Nessa altura encontrei e passei a frequentar o forum seatcupra.net e, para mal dos meus pecados, o bicho
das alterações começou a crescer. Aprendi imenso sobre o tuning em geral e em especial do 1.8T.
Na calha estava agora uma DV da Forge

para substituir a Bosch de origem.

Juntamente com o CDA, já se ouvia o som característico do "woooshh", mas nada que se parecesse com o que viria depois... :twisted:
Depois veio a repro. Depois de vários comparativos, escolhi a REVO. Numa palavra só:
D@@@@ssssseeee ! :shock: :p
Só com a demo, que "apenas" oferece cerca de 75-80% do rendimento final, a 4a., 5a. e 6a.
tinham outra alma, o motor tinha um comportamento mais agressivo. Todo o binário explodia às 3K e mantia-se
até às 5K altura em que o KKK 04 começa a perder algum fôlego.
Serviço 5* pelo Paulo da Powerespeed que para além de um excelente profissional é uma pessoa às direitas e
acabei por fazer um bom amigo.
Agora sim, quando lhe dava gazada aquele filtro gritava como se não houvesse amanhã :lol: :lol:
e o "woooshh" da DV era mais audível. Lindo !
Depois de umas avarias no Drag Racing Show Estoril (picas livres) aqui o maçarico consegui lixar a embraigem e o volante do motor :shock:
e tive de os trocar. Escolhi Sachs Race Engineering e lá foi uma batelada mas ao menos já estou à vontade na parte que toca à transmissão.
O Leon não é propriamente um carro bom no arranque, mas em andamento já dá trabalho a outros teoricamente melhores.
Substituindo o calço do dogbone (apoio central do motor) por um de poliuretano
PFF85-420.jpg

já se melhora o arranque e o TCS já não actua tanta vez.
O bicho acalmou mas não morreu. Mas com uma família a crescer e outras responsabilidades, o tuning tinha de
esperar. Para o entreter mudei a manete das mudanças para uma da Seat Sport pois a original começou a "desfazer-se",

adquiri uma barra AA superior da OMP para reforçar a segurança em curva,

pintada de preto e com o logo da Seat Sport, trabalho realizado por uma empresa de publicidade de amigos meus (ESPECTACULAR !!!!! ) 8)
[offtopic]quem quiser trabalhos destes ou em vinil -> PM me [/offtopic],
e um tubo da Samco para a admissão do turbo

mas em preto para ser mais discreto, e um short shifter da EIP tuning

que ainda está por instalar.
Há pouco tempo deu-me a travadinha, com a saída do stage 2 da revo e com o FMIC da Forge e vai de gastar!
A linha de escape seria primeiro da Milltek mas com um group buy no forum seatcupra.net acabei por me decidir por um da BlueFlame.
Downpipe de 76mm,

catalizador de competição,

secção central com um pequeno silenciador

e panela final de 70mm e ponteira oval.



Foi só METADE do preco do conjunto Milltek !!! :shock:
Segui-se o FPR de 4 bar

e levou com o stage 2 da REVO. :twisted:
Comprei também um kit completo de apoios para o motor da VF-Engineering para não ter más surpresas mais tarde.

Para ajudar no arrefecimento dos colectores de admissão:

Na parte da travagem substitui os discos originais por uns ranhurados

e usei óleo AP Racing de competição para os travões. Estes levaram ainda umas pastilhas Ferodo DS2500. :D
Na parte estética não há muito a fazer, o Cupra R tem um bodykit simples, discreto e espectacular.
Vou trocar as ópticas originais por uns AngelEyes em preto e
angeleyes7dk.th.jpg

já descaracterizei o carro para dissuadir os mais afoitos e mandei escurecer as jantes para côr de grafite


Um preciosismo. Retirei as luzes de nevoeiro. Não uso e sempre entra + um pouco de ar para os ICs. :wink:

Substitui as velas de origem por umas NGK.
Segui-se a isto um detalhe à pintura que estava muito maltratada.
Ficou digno de "show room". 8)
Fotos aqui.

A próxima secção vai ser a da suspenção e mais tarde um FMIC da Forge
e radiadores d'óleo para ajudar no arrefecimento.

Quando tiver novidades actualizarei o tópico com noticias, fotos,
gráficos de potência, avaliações do comportamento do carro, etc....

Planos para o futuro..... :?: :?: :?:














ou não..... :twisted:

Possivelmente um diferencial Quaife ou Peloquin para pôr a potência no chão como deve ser e talvez trocar a N75F por uma J
para ver se há melhorias na pressão do turbo.

Coilovers da Bilstein PSS9, jantes Compomotive CXR (?) e uns
pneus de pista para começar a fazer uns track days :twisted:

Espero que gostem do projecto e estou aberto a sujestões e críticas construtivas que queiram colocar.

Um abraço a todos.
 
boas,
parabéns pelo projecto...
construtivamente sugiro um emagrecimento compulsivo do Leon para melhorar a relação peso potência essencial á performance e handling em track day.
capot e mala carbono. bacquets e jantes ainda mais leves... desfardar o carro e colocar roll-bar (segurança tb é importante)..turbo HKS T04Z e turbo timer HKS... e Ajuste de repro
após isso acordava e tinha o Leon á la track day :lol:
bem sugestões.... :wink:
 
Que são sempre bem vindas.
De qq forma posso adiantar que o turbo não será esse. :wink:
Quero evitar ter de mexer nos colectores de origem.
 
tenhu 1 mod pa fazeres...tirar a placa do stand que esta na matricula a tras!

ganhas logo menos 100g!!lolollo

ta um xpetakulo o carru :wink:
 
Boas.Bem vindo.
O teu projecto embora não seja das argolas tá espectáculo.
Mas realmente essa base de matrícula... :?
Capot em carbono!!!NOW!
 
AH pois é e a lista vai aumentando, grande trabalho, muito consciente daquilo que tens feito e do que queres fazer, hajam €€ :lol:
Sempre gostei desse animal o unico senão é ter quatro asas... :wink:
 
Grande maquina, grande projecto.... :D

Deves ter ai uma maquina à maneira :twisted:

Continuação do bom projecto :wink:
 
Estes projectos dão me gosto ver.

Primeiro porque são bem pensados. Depois porque há evolução aos poucos em vez de parar o carro e pimba tudo de uma vez. E porque gosto bastante do leon. Só deveria ter interior à audi ;)
 
Obrigado a todos. :D

Ambas as matrículas foram mudadas para umas de acrílico com a respectiva base de matrícula retirada, pouco tempo
depois de serem tiradas essas fotos.

Em breve colocarei fotos actualizadas. :wink:
 
boas..
Boas.Bem vindo.
O teu projecto embora não seja das argolas tá espectáculo.
Mas realmente essa base de matrícula... Confused
Capot em carbono!!!NOW!

não é um argolas mas é um primo tal como o meu(Ibiza FR)... :wink:



Que são sempre bem vindas.
De qq forma posso adiantar que o turbo não será esse. Wink
Quero evitar ter de mexer nos colectores de origem






é um facto que colectores teriam de ser alterados e possivelmente rever a linha de escape... o que ainda representam alguns aérios.

Bom projecto na estrada deve tar mto engraçado.... :twisted: :twisted: :twisted:
 
Para evitar de mexer nos colectores há uns turbos novos da Garrett apelidados de KKK Eliminators,
que são bolt-on, substituição directa dos BorgWarner.
Só precisaria de alterar internos do motor, programação e
um FMIC.
Mas até lá ainda falta.
A linha de escape actual é suficiente, e já foi pensada para big turbo. :wink:

O rebaixamento fica fixe mas na plataforma golf 4 um rebaixamento superior a 20/30 mm deixa os
braços da suspensão virados para cima, retirando eficácia aos mesmos.
De qq forma suspensão e/ou rebaixamento só lá para o verão.
 
ok...como tens tudo planeado material não falta para se "encaixar" no set-up que tens...
vai dando noticias das actualizações...

Abraço
 
ola, antes de mais parabens pelo carro que é lindo....... e depois parabens pelo projecto que esta espectacular. por acaso o meu carro tambem é assistido na oficina onde o paulo tem a powerspeed, somos vizinhos ( da oficina) e volta e meia estamos juntos, não haja duvidas que em termos de repro fizeste bem ao escolher e revopara mexer na centralina e emrelação ao resto tens bom gosto no material e nas escolhas. para mim isto é a minha opinoão baixa até as rodas tocarem nos guarda-lamas, trocava as barras establizadoras inferiores e não mexia mais no carro salvo excepção no motor. tens embreagem de origem ou ja alterada? é que no teu topico na~ha relato de tal alteração. mas continua no bom caminho........... parabens!!!!!!!!!!!!
 
Back
Top