[A4 B5] [FULL MOD] Audi A4 Avant 1.925TDI 388mil km

Marca:

Audi

Modelo:

A4 Avant Sport

Motor e Transmissão:

1.9TDI 110cv
Caixa A4 1.9TDI 115cv (5 velocidades)
Embraiagem reforçada Kevlar
Escape inox 60mm cm panela central e final com ponteiras 2x70mm
Turbo vnt1852vb
Bicos de injector PP764
Injectores Transporter
Arvore de cames Dbilas 260º
Intercooler frontal 5Litros
Radiador de gasoleo
Radiador de oleo com termostato
EGR out
Colector admissao TDI130

Chassis:

Amortecedores Koni Special

Travões:

Discos Tarox Sport Japan frente
Zimmermann a trás ventilados
Pastilhas DS2500 as 4
Malhas de aço Goodridge
Oleo DOT 5.1

Jantes/Pneus:

R8 17" , Michelin Pilot Sport 3 225/45 ZR
Stock 16" ,Michelin Pilot Exalto 2 205/55 ZR

Audio:

Radio com MP3 Sony MP40

Próximas Alterações:



Boas,
vou tentar reunir aqui algumas fotos do meu "projecto".(N ia por todas se n eram 2 dias pa ler o post :lol: )

A 1a mod k fiz foi instalar uns amortecedores novos.Optei por instalar uns Koni Special pois tinha a experiencia k uns Sport eram rijos de mais.
De qq maneira afinou se os Special no maximo.


KoniINBOX.jpg



Os de tras montados:


KoniLRweb.jpg

KoniRLweb.jpg



E os da frente:

KoniFRweb.jpg

KoniFRbefore.jpg



Esta mod foi feita em 11/2003


Aki fica uma foto de 2003

Audi34.jpg


Um pekeno promenor da frente "picada" de moskitos e pedras fruto duma utilizaçao 90% em AE

ProFP.jpg



Em 2004 começou a "malukeira" pelas mods e entao decidi ir a um banco de testes , aproveitei a iniciativa do TOL aki no porto e participei no dyno day.

Aki podem ver o dyno:
http://arturcosta.no.sapo.pt/ArturCosta_AudiA4_800.jpg


Durante 2004 fiz pekenas mods e as unicas de referir foram os travoes e os xenon:

Discos perfurados , frente e atras:

DiscoFD.jpg

DiscoFT.jpg



Malhas de aço Goodridge:
Malhas4.jpg

MalhaGoodD.JPG



Pastilhas DS2500 e Oleo DOT 5.1

Discos da frente:
DPFEP.jpg

DFC.JPG


Disco de tras:
DPTD.jpg


Cheguei a instalar xenon no carro mas por kestoes de segurança acabei por retiralos... snif snif :roll:

Xenon.JPG


...instalei balastros mto bem "aconchegados"...

BalEsq2.JPG


...e lampadas tb!

Mont.JPG


Em abril fiz entao as mods ao motor.

Injectores duma Transporter cm bicos 0,216mm (PP520)

Retirou se os k la estavam a 265mil kms :

Injectores205.JPG


E aplicou se os novos:

Injectores216.JPG

ProInj216.JPG



Dps disso foi foi retirado o VNT15 de origem:
VNT15-1.JPG


...e instalou se um VNT15 hibrido dum VNT17vb feito na TC:
VNT17-1.JPG


Em Maio instalei o Cruise control k mto jeito da para os mais de 100kms de AE k faxo por dia:

CC1.JPG



CC4.JPG



CC5.JPG




De momento n ha mais mods , e aqui ficam algumas das fotos k mais gosto:


A4L1.jpg


A4L2.jpg


A4Pan2.jpg


Mudei os piscas laterais para uns transparentes da pa ver nesta foto:
A4Sol.JPG



Cumps :wink:

P.S. Desculpem o post tao longo e cm tantas fotos... mas de qq maneira sao download nacional , don´t worry

P.S.2: Num post aseguir coloco as modificaçoes mecanicas e eletronica efectuadas e os testes de potencia :wink:

P.S.3 Update a pedido da "gerencia" em abril 2008 :D

P.S.4. Mais um update por causa da mudança no forum... Julho 2012 ;)
 
Last edited:
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

Ora entao aqui ficam os testes de potencia e as mods mecanicas/eletronicas de cada um:

Teste stock cm 240mil kms , filtro de ar cm 35mil kms :shock: e restantes cm praticamente o mesmo(menos o do oleo).

ArturCosta_AudiA4_800.jpg


Para o habitual k os 110 medem neste banco mostrava k estava saudavel , mas n estaria forte... no max medem 116cv os TDI110 stock neste banco.

Dps disto estive mto tempo sem fazer qq teste , tb n existia interesse pois n havia mods no motor.

Depois de instalar os injectores e turbo novo fui medir.... e aqui comexaram os problemas...
No mesmo banco em k medi stock , so k tinha mudado o nome da empresa , deu uma perda de quase 4cv ao motor :shock:
A4109cv.JPG


O carro so estava mais forte k stock entre as 3000rpm e as 3600 , e mesmo ai tinha so mais uns 3-4NM de força...

Fez se uma repro puxada e os valores n foram nd de mais!
Cm a eletronica k "deiva" ter para este material mediu 143cv... tinha aqui 1.35bars de turbo em medias e dps das 3800rpm cerca de 1.25bars.... gasoleo no maximo possivel no chip.

A4143cv.JPG


A linha de binario estava mto ma , e nesta altura n se percebia pq , agr posso dizer k era uma questao de afinaçao do avanço e quantidade de gasoleo (IQ) k n estavam bem para os injectores novos.

Tentou se entao contornar os probs mecanicos cm eletronica e fez se um grafico mto bom cm 140cv....

A4140cv.JPG


O problema deste era o binario "exagerado" e mto cedo....e estranhamente deitava mais fumo k o de 143cv.... acabei por retira lo!

Foi entao k se fez um k em termos de numeros n estava mto bom mas era sem duvida o melhor! Pouco fumo e smp mta potencia disponivel.
E ficou entao feita a Stage1 do carro em k fiz cerca de 5-6mil kms cm esta repro.

A4137cv.JPG


Apartir daki percebi k se n era eu a pesquisar cmo solucionar os problemas cm o carro nnc mais o ia ter pronto!
Alem da falta de potencia tinha uma vibraçao xata entre as 1600rpm e as 2000rpm k em conduçao descontraida vibrava e fazia me andar smp ou acima ou abaixo dexas RPM...a A4 tb pegava pior agr k cm injectores stock(explicaçao do pqé mais abaixo)

Comexei entao os ajustes! Ajuste o IQ no vag com para ter menos gasoleo ao relanti... isso reduziu um pouco a vibraçao mas continuava la.
Fui a um mecanico da Audi amigo meu ajustar o avanço da bomba , e ai fikei com o carro bastante difrente ,alem de ter desaparecido quase por completo a vibraçao... mas algo tava mal pq dps a frio o carro pegou mal e mostrou tar avançado de mais :shock:

O porqué disto tudo: O IQ qd foram instalados os injectores subiu de 2.6mg/r para 5.6mg/r.... cm o acerto no vag com foi pa perto de 4mg/r... mas a vibraçao e falta de potencia ainda existiam.
Foi entao k descobri k o IQ tb influencia directamente o tempo de injecçao, ou seja , o tempo k esta a ser injectado gasoleo por cada ciclo.
Logo cm 6mg/r o tempo é mais longo , havendo gasoleo k n é keimado pq esta a ser injectado ate mto tarde!Isto nem cm avanço da bomba resolvia por completo ja k era longo de mais!

Ajustou se entao a bomba na possiçao correcta e cm o IQ de fabrica e foi para 8mg/r :shock: Vibraçoes desaparecerem , e fumo tb... mas uma ida ao banco de potencia demonstrou k alguns cavalos tb!
Descobriu se tb k o k estava a fazer o carro pegar mal era gasoleo a mais no inicio de injecçao... :shock: Dps do ajuste do IQ e dum ajuste no Vag Com k varia a quantidade de injecçao para por a trabalhar, ficou 5*!

A4133cv.JPG


Dps disto fui entao por o IQ onde devia estar!
1º fiz o hammer mod para 4mg/r e a potencia e suavidade do carro subiram e mto mesmo! De tal maneira k dos 60 aos 200kmh tava 3 segundos mais rapida k cm 133cv :lol:
2º Fiz o ajuste da bomba outra vez do avanço para tentar melhorar as altas k o carro mostrava n tar a gostar mto... e melhorou :wink:

Foi entao k surgiu um dynoday aqui no porto onde podiamos fazer 2 testes de potencia ao preço de 1!
Ajuste o IQ atravez do hammer mod pa 2.2mg/r e fiz o teste de potencia cm chip stock!

A4125cv.JPG


WOW! :shock:
Stock tava quase tao forte cmo alguns 110 mediam neste banco cm chip!

Mudei entao para o chip e cm esta quantidade de gasoleo o "sistema" esta a deixar fazer overboost... ou seja, pressao de turbo a mais do k a pedida k esta me a retirar cavalos!
So para terem uma ideia , das 2400rpm ate as 4500 o turbo faz smp entre 1.5 e 1.55bars... :roll: Fumo , so mesmo qd pisava...
Mesmo assim mostrou estar relativamente forte!

A Stage2:
A4146CV.JPG


Agr o problema parece me ser so de afinaçao eletronica e parece k finalmente esta encaminhada para ter a potencia k devia ter tido logo do inicio das modificaçoes :lol:
Aqui da para ver k se esta a poupar a embraiagem so dando o max da gasoleo perto das 2500rpm... um dia cm embraiagem novo as 2000 leva logo cm gasoleo ao max :lol:

Bem , mais completo k isto penso ser impossivel , se alguem tiver alguma duvida ou alguma correcçao a fazer estejam a vontade! :wink:

Cumps
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

hehe boas mods artur! ja tinha lido algo sobre o ke tinhas feito!! mas tas la no caminho da produção!!!
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

ehehehe, é um homem do Norte carago!!! "Bota" cavalagem nisso!! é um projecto muito interessante, se por fora parece uma carrinha normal, os pormenores mais importantes de segurança e força tao todos la! Continuaçao!
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

Thanks BCD94 e Mobys :wink: Sem duvida k ter a estetica assim n deixa de ser interssante!Sempre gostei mto de ter o carro a passar despercebido.

Para juntar a todas as pics e graficos aqui ficam videos da A4!

Travagem cm os travoes novos , dos 100-0:
http://www.joaomg.com/Artur/30m100-0.WMV

50-100kmh em 3a (Stage1):
http://www.joaomg.com/Artur/50-100R1.wmv

Acelaraçao em 3a filmada de tras(Stage1):
http://www.joaomg.com/Artur/A4Fumo.wmv

Reprise em 4a dos 80 aos 120km/h (Stage2):
http://www.joaomg.com/Artur/80-120S2.wmv

Reprise em 5a dos 120 aos 160kmh, a k mais uso no dia a dia(Stage2):
http://www.joaomg.com/Artur/120-160.WMV

e a acelaraçao dos 60kmh , a sair em 3a , ate aos 200kmh em 5a(Stage2):
http://www.joaomg.com/Artur/60-200Stage2.WMV

Cumps :wink:
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

lol o fumo ate n é mto...

os consumos é q... :? td bem q é a puxar por ela mas o cb chega a dar 30litros instantaneos! :shock:
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

De origem axo k uma 3a a fundo mostra cerca de 25L/100 , logo esses 30 n é mto ;)

Cumps
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

tá no bom caminho... pena os problemas q tens tido.... mas parecem ultrapassados...

isso já merecia + uns cavalos.... :twisted:


um abraço...
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

rek@_a3.... disse:
tá no bom caminho... pena os problemas q tens tido.... mas parecem ultrapassados...

isso já merecia + uns cavalos.... :twisted:


um abraço...

Esta se a tratar disso! :wink:

Novidades para breve! :twisted:

Cumps
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

Tens o aviso de velocidade para que velociade??

Ta poderesa... :D
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

xsport disse:
Tens o aviso de velocidade para que velociade??

Ta poderesa... :D

Aos 160kmh... é o local ideal para se saber bem k ja vamos depressa de mais! Qd tinha carta provisoria dizia k era pa evitar ficar sem carta :lol:
Mas na pratica é pq a 160-170kmh é a velocidade de cruseiro ideal para a A4 e assim k ouxo o "Piii" deixo o pe e ligo o Cruise Control :wink:

Cumps
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

Entao esta muito certo o velocimetro com o avisador, no meu carro meto o aviso para os 160 so apita quando o ponteiro esta +/- em cima dos 170km/h.
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

O avisador é colocado smp 10kmh antes para aparecer dps! :p O meu ta a 150 e aparece ao 160!
De origem ta a 120 e so "dispara" a 130...

Ja foi feito o ajuste da repro e o carro parece estar mais forte mas n esta mto mais... tb n acredito k eu consiga sentir 10cv de difrença(k sera o maximo k pode ter a mais agr).
Ainda n tive tempo de filmar acelaraçoes , so tenho este video ainda:

60-110kmh em 3a: http://www.joaomg.com/Artur/60-100S3.wmv

Agr so qd fizer um teste dos 60-200 no mesmo sitio da outra vez posso saber se esta melhor ;)

So vou fazer teste de potencia qd instalar o novo sistema de escape para melhorar o rendimento!

Foram ajustadas mtas coisas no chip e agr o carro parece k n anda.... é estranho a inicio mas ta a meu gosto agr! ;) So qd xego a 80% de acelarador é k tenho alguma força "bruta" e so qd piso a 100% é k se sente o power todo...antes cm 60% ja dava pa encostar ao banco.Isto na partica faz uma conduçao mto mais certinha , mais saudavel para a mecanica e mais economica.(Medias de 6.2L agr)
O fumo reduziu substancialmente cm os novos ajustes!

Cumps
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

Boas ,
ja tive oportinidade de fazer outro video... ainda n é mto exclarecedor mas parece me k esta ligeiramente mais rapida!
Para kem é do porto o video foi feito na IC29 de gondomar na zona antes da saida pa Renault... aos 175kmh +/- comexa a subir...

http://www.joaomg.com/Artur/125-180S3.wmv

No video dos 120-160 k esta em cima cm a Repro 2 faz cerca de 11.5s dos 140-180kmh... neste faz cerca de 10s ;)

O sistema de escape espero tratar dele este semana... n sei ate k ponto pode melhorar as performances.

Aguardo comentarios ;)

Cumps
 
[FULL MOD] Audi A4 Avant 1.9TDI(Dyno maha pag.12)

O IC29 tem piada é a descer...

Agr falta é tirar peso a carrinha!
 
Back
Top