[Dúvida] Serviço TMC no RNS-E

Até há bem pouco tempo, pensava que em Portugal nenhuma emissora de rádio fornecia o serviço TMC. (Traffic Message Channel).
Este serviço é difundido em tempo real através do sistema RDS das emissoras e consiste na emissão de mensagens de trânsito que poderão ser interpretadas pelos sistemas de navegação e usadas no cálculo de rotas, permitindo ao sistema apresentar a melhor rota para evitar complicações de trânsito.
Com a instalação do RNS-E, constatei que esta minha suposição de que em Portugal não havia este serviço foi reforçada, pois na parte central inferior do ecrã do meu RNS-E o símbolo TMC era apresentado desta forma:

TMC-OFF.jpg

O que queria dizer que a função TMC não estava activa.


Recentemente, e para surpresa minha, a informação no ecrã passou a ser assim:

TMC-ON.jpg

Também no quadrante, quando estou no modo de navegação a mensagem TMC aparece a Verde, o que quererá dizer que estará activa.

O que pergunto é se mais alguém com RNS-E, ou outro sistema semelhante que suporte o serviço TMC, reparou neste facto e se realmente este serviço já estará disponível em Portugal ou não.
 
por acaso a mim aconteceu-me o mesmo a bem pouco tempo em caminha mas penso que tera sido por estar proximo de espanha e o sinal vir de la .
 
Last edited:
exactamente...quando estamos próximo de Espanha, muitas vezes a luzinha fica activa...mas infelizmente é só isso :s
 
De facto está lá alguma informação, mas refere que em zonas próximas de Espanha é natural que apanhe sinal de algumas emissoras de lá.
O que me intrigou a mim foi que eu nem sequer próximo da fronteira estive, aliás, estive e estou bem próximo da costa, por isso é pouco provável que seja sinal de alguma emissora espanhola.
Por alguma pesquisa que fiz, li algures que a RDP estava a testar algumas emissões experimentais, mas não sei se será verdade...
Também não digo que esteja a funcionar, pois isso não tive oportunidade de testar, mas que apanhou algum sinal, lá isso apanhou.
 
Mesmo na zona de Lisboa ou Beja essa indicação aparece verde, logo n deve ser sinal q vem de Espanha....
Já Presenciei no meu RNS, embora n saiba como funciona, isso já apareceu algumas vezes no ecra e no quadrante
 
Last edited:
Back
Top