[Dúvida] Será possível trocar frisos das janelas por cromados?

Ora bem, parece-me que esta é uma questão que poderá ser do interesse de muita gente e a abertura deste tópico servirá, assim espero, para concentrar a informação e experiência à volta deste assunto.

Vou, como é óbvio, pedir opiniões especialmente para os modelos A4 B6 Avant e B7, também Avant, exactamente por eu próprio ter uma B6 Avant, e porque o modelo B7 é em muitas coisas semelhante.
Não quer isto dizer que a informação relativa a outros modelos não possa ser útil.

O que penso ser do conhecimento geral:

1. Existem dois tipos de frisos nas molduras das janelas, os cromados e os normais em preto
2. Estes frisos são compostos, de cada lado do carro por 4 peças, sendo elas:
2 na parte inferior dos vidros das portas
1 que contorna toda a zona dos vidros laterais desde o retrovisor até à base do vidro lateral traseiro
1 Embutido no próprio vidro lateral traseiro
3. Os frisos dos vidros laterais traseiros estão embutidos na borracha do próprio vidro e para trocar, só mesmo trocando o vidro todo
4. Destas peças, talvez as mais fáceis de trocar serão mesmo as das portas

Questões que gostaria de tirar dúvidas:

1. O friso que contorna toda a zona das janelas laterais é só uma peça ou estará "agarrada" a mais alguma coisa?
2. No caso de se só uma peça, será de fácil substituição?
3. O que implica desmontar para trocar os vidros laterais traseiros?
4. Será este processo aconselhável?

Na minha opinião, penso que a melhor opção para a realização de um trabalho deste género será a de o fazer num bate-chapas, que poderá ter mais experiência na desmontagem e montagem das peças envolvidas.

Se alguém tiver algum conhecimento/informação sobre este assunto, agradeço toda a ajuda.
 
Last edited:
Já andou por aí mais gente com essas ideias, nomeadamente o Rmatos, se chegou a arranjar alguns frisos e avançou com isso é que já não sei.

O trabalho em si, qualquer bate chapas ou ate mesmo uma pessoa que trabalhe numa casa do genero da car glass ou express glass faz isso, não é dificil, o pior é que como tu disseste e muito bem, engloba trocar os vidros laterais traseiros, borrachas e tudo, ou seja, não sei até que ponto não ficará bastante caro.

Eu sei que um mecanico que trabalha comigo, tem uma igualinha á minha, mesma cor, barras e frisos cromados tambem e não trazia, foi o anterior dono que por acaso tambem conheço que mandou substituir os pretos que tinha pelos cromados e meteu vidros e tudo, posso é quando o apanhar tentar saber se valeu a pena ou nao e deixar aqui o feedback dele.

Curiosamente eu quando comprei esta carrinha andava com ideias de fazer precisamente o contrario, dava as minhas barras de tejadilho e os meus frisos cromados a quem me desse tudo em preto e quisesse pagar a mão de obra dessa troca toda, mas pra já vou-me deixar andar assim, a carrinha segue na mesma no rumo do cinza/preto tal como o B6 e as unicas coisas que vão ficar com aluminio look é so mesmo isso....barras, frisos e as jantes, de resto...TUDO PRETO!

Se gostar de ver fica, senão depois penso na tal troca.
 
Ora bem, depois de alguma pesquisa, venho eu próprio adicionar alguma informação.
Esta informação tirei do ETKA e parece-me que desmistifica a questão de que o friso do vidro lateral traseiro é embutido no prório vidro tendo de se trocar o vridro todo para o trocar.
Pois bem, o que é facto é que cada peça dos frisos tem um part number próprio e sendo assim, seria só adquirir as diferentes peças em cromado e aplicá-las.

Então é assim:

8E9 853 345 2ZZ - Molding for side window chrome, Left rear, AVANT
8E9 853 346 2ZZ - Molding for side window chrome, Right rear, AVANT
8E9 853 703 E 2ZZ - Molding roof chrome, Left, AVANT
8E9 853 704 E 2ZZ - Molding roof chrome, Right, AVANT
8E0 853 765 A - Molding for window slot, left outer
8E0 853 766 A - Molding for window slot, left outer

As duas referências relativas às portas, não é dada nenhuma informação se são cromado ou não, por isso se alguém poder confirmar, era óptimo
 
Last edited:
Embutido no vidro nunca é, pode é fazer parte da borracha e teres de comprar tudo.

Os vidros eu tambem posso ter percebido mal, vai na volta basta tira-los, trocar borrachas e frisos e toca a meter de novo o vidro no sitio.

O que ele me disse na altura foi que tinha mudado tudo, mas eu até desconfio que sei porquê.:D:D:D
 
Embutido no vidro nunca é, pode é fazer parte da borracha e teres de comprar tudo.

Os vidros eu tambem posso ter percebido mal, vai na volta basta tira-los, trocar borrachas e frisos e toca a meter de novo o vidro no sitio.

O que ele me disse na altura foi que tinha mudado tudo, mas eu até desconfio que sei porquê.:D:D:D

Pela imagem que aparece no ETKA, parece ser só mesmo o friso e não a borracha toda.
De qualquer das formas, isto dá-me algum ânimo, pois até aqui, a questão de ter de trocar o vidro lateral todo fazia-me ter bastantes dúvidas na possibilidade de fazer ou não esta mod.
 
Ora então eu em tempos também pensei colocar os frisos cromados no meu carro mas deixei-me disso.....

o que eu sei é que por exemplo o rmatos coloceu ou os frisos na carrinha dele, eu e o karkov estavamos numa sucata a comprar umas peças e vimos uma B6 com frisos cromados e eu lembrei-me logo do matos, e pronto, ele comprou e já trocou, por isso mandem-lhe PM com este tópico e de certeza que el vai passar cá a dar a sa opinião

outra pessoa aqui do forum que tamb´m fez essa mod em avant foi o user AudiST na antiga B6 dele

e ainda outra foi o bisnagas que fez isso no B6 Sedan dele ;)
 
Bastante mais fácil que aquilo que parece inicialmente... bastam os frisos, sem borrachas, um pouco de bricolage... não se fica a notar nada... já fiz essa mod... fí só arranjar uma fresadora de 1 mm e abrir os encaixes nas minhas borrachas... canja... cerca de três horas de trabalho... mas compensa... o friso por cima das portas é so arrebitar...
 
Bastante mais fácil que aquilo que parece inicialmente... bastam os frisos, sem borrachas, um pouco de bricolage... não se fica a notar nada... já fiz essa mod... fí só arranjar uma fresadora de 1 mm e abrir os encaixes nas minhas borrachas... canja... cerca de três horas de trabalho... mas compensa... o friso por cima das portas é so arrebitar...

e os frisos. compraste na Audi ou numa sucata?
 
Eu também já tinha pensado nessa mod, mas como sempre me disseram que era preciso comprar os vidros traseiros, tirei isso da cabeça. Assim já fiquei com o bichinho outra vez.
Estava aqui a lembrar-me que esse material talvez fique mais barato comprando o do Seat Exeo carrinha.
Abraço da Madeira.
 
eu realmente troquei os frisos pretos da minha BA por cromados e estou super-contente. Infelizmente não te posso ajudar quanto á colocação dos mesmos porque entreguei a carrinha num chapeiro para fazer o serviço e no final desse dia lembrei-me de lá passar para ver como estava e mal vi a porta da frente tipo coupé decidi vir embora e só lá voltar quando tivesse o trabalho terminado :D

Mas que ADORO, ADORO :twisted:
 
eu realmente troquei os frisos pretos da minha BA por cromados e estou super-contente. Infelizmente não te posso ajudar quanto á colocação dos mesmos porque entreguei a carrinha num chapeiro para fazer o serviço e no final desse dia lembrei-me de lá passar para ver como estava e mal vi a porta da frente tipo coupé decidi vir embora e só lá voltar quando tivesse o trabalho terminado :D

Mas que ADORO, ADORO :twisted:

e podes dizer quanto deste pelo trabalho?
e quanto tempo deixas-t la a carrinha?

cumps
 
Back
Top