[DIY] Trocar filtro do habitaculo A3 8P

Ora como hoje estava bem disposto :D e tinha o telemóvel à mão resolvi fazer um diy para ajudar o pessoal na troca do filtro do habitáculo.
Este trabalho demora cerca de 15 minutos.
A zona onde vamos trabalhar é esta dentro da elipse a vermelho. É uma forra em "esponja" mole.
54233552.jpg



Para a tirar é preciso desapertar 3 parafusos plasticos, podem usar por exemplo uma moeda. Os parafusos estão nos locais assinalados pelos circulos. Na zona do circulo laranja encontra-se um parafuso, é de fácil acesso tal como os outros, no entanto, do angulo que tirei a foto, este parafuso não dá para ver.
13855324.jpg



Na foto abaixo podem ver a forra já tirada e os 3 parafusos em plástico.
88011763.jpg



Aqui podem ver mais uma tampa que é preciso tirar para ter acesso ao filtro, para isso basta movê-la no sentido da seta dentro do círculo vermelho.
48039719.jpg



Depois é só puxar o filtro que quando saír terá este aspecto:
76626106.jpg


28842580.jpg


12193247.jpg


A montagem é fazer simplesmente o processo inverso ou seja, colocar o filtro novo na ranhura, meter a tampa plastica e encaixa-la fazendo-a deslizar no sentido oposto à seta de "open", meter a forra de esponja e apertar os 3 parafusos de plástico.

De referir que costumo trocar o filtro de habitáculo todos os anos por esta altura, nas fotos do filtro pode ver-se bem a quantidade de lixo acumulada. Costumo usar filtro de carvão activado que "segundo se fala" são mais eficientes na resistência aos maus cheiros e resistentes ao desenvolvimento de bactérias.
E pronto, espero que este diy vos seja útil ;)
 
Esqueci-me de um conselho, evitem comprar o filtro de habitáculo com a "moldura" em plástico duro pois dificulta um bocado a montagem/desmontagem devido ao pouco espaço do local. Aconteceu-me na 1ª vez que troquei, penso que a marca era valeo.
S poderem optar por um filtro que tenha a moldura maleavel (como o que se vê nas fotos) vão poupar algum tempo pelo menos na montagem ;)
 
Já comprei um que tem aqueles exterior todo em borracha dura :X

Mas é especifico para o meu modelo/motorizacão! Sera que dificulta o encaixe ?!
 
Muito bom!
obrigado por partilhares!

tenho de trocar o meu, como não tenho nenhum agora fará mal tirar esse, limpar e voltar a colocar?
eu sei que o melhor era meter um novo mas tambem nao sei qual o estado do meu!

que dizes?
 
Já comprei um que tem aqueles exterior todo em borracha dura :X

Mas é especifico para o meu modelo/motorizacão! Sera que dificulta o encaixe ?!

Sim dificulta, o 1º que comprei, tambem especifico para o 8p, tambem tinha o exterior num plastico preto duro. Ele encaixa, é é mais dificil de meter pois não dobra tão facilmente para entrar uma vez que o sítio não tem grande espaço para o meter direito para dentro.
Os outros que têm só uma especie de tela à volta, por serem mais maleaveis, são bem mais fáceis de meter.
 
Muito bom!
obrigado por partilhares!

tenho de trocar o meu, como não tenho nenhum agora fará mal tirar esse, limpar e voltar a colocar?
eu sei que o melhor era meter um novo mas tambem nao sei qual o estado do meu!

que dizes?

Acho preferivel passares numa casa de peças e comprar um novo, se for de carvão activado anda na casa dos 30€, se for normal é mais barato, p aí metade do preço. S o filtro já estiver colmatado (nas fotos ve-se o lixo maior, nem imagino a quantidade de particulas mais pequenas que estão lá agarradas a obstruir os poros das telas) dificilmente melhorará com uma limpeza. Troca isso que não é caro e ficas com o assunto resolvido de vez ;)
 
Acho preferivel passares numa casa de peças e comprar um novo, se for de carvão activado anda na casa dos 30€, se for normal é mais barato, p aí metade do preço. S o filtro já estiver colmatado (nas fotos ve-se o lixo maior, nem imagino a quantidade de particulas mais pequenas que estão lá agarradas a obstruir os poros das telas) dificilmente melhorará com uma limpeza. Troca isso que não é caro e ficas com o assunto resolvido de vez ;)


ok! vou se arranjo isso!

Já agora esses tapetes são altamente!
Onde arranjas-te e por quanto?
 
ok! vou se arranjo isso!

Já agora esses tapetes são altamente!
Onde arranjas-te e por quanto?

Os tapetes são originais audi, são o modelo "premium"..
Mandei vir do ebay.de o preço é que doeu, foi fechar os olhos e clicar em "Sofort-Kaufen" :'( 90€ + portes
 
Obrigado pela partilha Plainas! Da mt jeito!:D

Ja agora de qt em qt tempo se deve trocar o filtro do habitaculo (km/Anos)??é que nao tenho ideia..(e ja agora se souberem dos ouros filtros tmb agradecia a partilha;)

Esses tapetes ja os estive para comprar..mas...dps vi outros so pra a frente OEM sem o logotipo e com o bordo em cinza e ficava mais dentro do preço mas mesmo assim acho que era 40€ praí!

Cumpz!
 
Obrigado pela partilha Plainas! Da mt jeito!:D

Ja agora de qt em qt tempo se deve trocar o filtro do habitaculo (km/Anos)??é que nao tenho ideia..(e ja agora se souberem dos ouros filtros tmb agradecia a partilha;)

Esses tapetes ja os estive para comprar..mas...dps vi outros so pra a frente OEM sem o logotipo e com o bordo em cinza e ficava mais dentro do preço mas mesmo assim acho que era 40€ praí!

Cumpz!

Como disse no inicio, costumo trocar o filtro todos os anos por esta altura e podes ver nas fotos o lixo que acumula apenas num ano..
Os tapetes oem são caros, como disse um conjunto dos 4 que vêm de origem nunca fica menos de 70€.
Estes têm uma alcatifa mais grossa que os de origem..
 
Back
Top