[DIY] Reparação do trinco da tampa do apoio de braço B6/B7 (mais uma sugestão)

Ora bem, quem tem um/uma A4 dos modelos B6 e B7 com apoio de braço, já teve ou muito provavelmente irá ter problemas com o trinco da tampa do apoio de braço que normalmente acaba por partir os pernos de encaixe que fazem de dobradiça, deixando deste modo de prender a tampa fechada.

Pois bem, eu fui um dos que acabou por ter este problema e devido ao elevado custo da peça de substituição (cerca de 60€), pois só se vende a tampa completa, decidi meter mãos à obra e tentar fazer uma peça em alumínio que substituísse os pernos partidos.

- Material usado:

- Chapa de alumínio com cerca de 10 x 10 Cm e 2mm de espessura
- Lima redonda
- Lima quadrada
- Lima triangular
- Lixa fina (grão 1000)
- Spray preto fosco (o mais parecido possível com a cor do trinco)
- 2 parafusos pequenos pretos (para ficarem mais disfarçados)
- Arame zincado ou de cobre grosso com cerca de 3mm de diâmetro
- Mola de esferográfica ou algo parecido...

Tenho a acrescentar que só à terceira tentativa é que consegui fazer uma peça com as dimensões e curvaturas certas para o trinco ficar na posição correcta. Por isso, preparem uma boa dose de paciência e calma e talvez saia bem à primeira.

Infelizmente não tirei fotos da execução da peça, mas tirei do resultado final.
Penso que dá para ver bem o formato da peça e a maneira com está fixa.

IMGP2576Medium.jpg

IMGP2578Medium.jpg

IMGP2579Medium.jpg

IMGP2584Medium.jpg



Em jeito de comentário, queria dizer que o resultado final é bastante aceitável e a única diferença visível para o original são os dois parafusos por baixo, mas mesmo esses ficam um pouco escondidos.
 
Na altura usei duas chaves de fendas fazendo alavanca entre o estofo e o plastico.
É preciso algum cuidado pois para além de encaixes, as duas peças estão coladas.
 
Back
Top