[DIY] Mudança para Quadrante c/ FIS a cores - A4 B6

Boas!

Os quadrantes com o FIS (LCD central) a cores são norma nos carros que vêm com GPS de origem, seja ele um RNS-E,RNS-D ou apenas GPS no quadrante.
Contudo e apesar de parecer algo insignificante, não só têm uma definição melhor, como tem outra leitura, sobretudo com o GPS em funcionamento.
Além do mais, a nível estético fica muito melhor..... no entanto, esta mudança obriga à mudança de todo o quadrante.

Este tópico não é propriamente um DIY, mas será mais um conjunto de dicas e indicações para quem está a pensar fazer a alteração do quadrante para a versão com FIS a cores.

Basicamente será passar de:

silver101.JPG


Para:

silver204.JPG



Em primeiro lugar, há que saber que esta alteração tem de ser efectuada num concessionário oficial, isto porque a configuração do novo quadrante obriga a que este incorpore o imobilizador do carro em que está a ser montado, e segundo se sabe, esta operação exige que a máquina estja ligada a uma Base de dados na Alemanha... :shock:

Outra coisa a reter, é que a Audi não vai acertar Km's (nem para mais, nem para menos), pelo que os km's que estiverem marcados no novo quadrante são os que ficam. A audi faz um registo de que foi feita a alteração de quadrante na viatura e com quantos km's ficou a marcar....


Um outro aspecto importante que acabei por descobri na altura que efectuei a mudança, é que durante o modelo B6 houve uma alteração na forma como o quadrante recebe o sinal da velocidade. Assim:

Até 8E-3-100 000 (unidade 100.000 do MY 2003) - Sinal da velocidade é recebido via Gala
A partir 8E-3-100 001 (unidade 100.001 do MY 2003) - Sinal da velocidade é recebido via CAN

Dessa forma, convém escolher o quadrante ideal para cada carro... assim sendo fica aqui uma lista de quadrantes com FIS a cores:

Até 8E-3-100 000

8E0 920 930 EX - Diesel
8E0 920 930 HX - Gasolina
8E0 920 930 JX - Diesel
8E0 920 930 KX - Gasolina



A partir 8E-3-100 001

8E0 920 930 TX - Diesel
8E0 920 930 R - Diesel
8E0 920 931 X - Gasolina
8E0 920 931 AX - Gasolina (versão S4)
8E0 920 931 A - Gasolina (versão S4)
8E0 920 930 T - Diesel



é sempre possível por a funcionar um quadrante preparado para CAN num carro anterior a 8E-3-3-100 001, assim como por um quadrante preparado para GALA num carro posterior a 8E-3-3-100 001, mas obriga a um pouco de trabalho extra... o ideal é comprar logo o quadrante indicado usando as listagens colocadas anteriormente.

Passo a informar que na altura da mudança (Fev.2008), paguei pelo serviço na Audi (mudança de quadrante, configuração do quadrante e chaves) cerca de 65€, o que correspondeu a 1,5H de mão de obra.


Sempre que surgir alguma informação relevante irei adicionar a este tópico! 8)
 
Compraste o quadrante onde ?

migsan disse:
Em primeiro lugar, há que saber que esta alteração tem de ser efectuada num concessionário oficial, isto porque a configuração do novo quadrante obriga a que este incorpore o imobilizador do carro em que está a ser montado, e segundo se sabe, esta operação exige que a máquina estja ligada a uma Base de dados na Alemanha... :shock:

Presumo que se nao comprares no concessionário oficial, eles arranjem 1001 desculpa para nao te o montarem, penso eu...

A minha pergunta é... quanto custa esta operação?
 
Pois. O que me disseram é que se chegares lá com quadrantes que nao comprados lá, eles nem sequer te fazem esse serviço. (só com cunhas)
 
Pois. O que me disseram é que se chegares lá com quadrantes que nao comprados lá, eles nem sequer te fazem esse serviço. (só com cunhas)

Ora nem mais, Resumindo la se terá de pagar um valor consideravelmente grande para uma cena consideravelmente pequena... mas em principio vou efectuar esta mod, o meu quadrante esta a dar o berro no ponteiro do gasol, se for necessario trocar troco logo por este. =D
 
Respondendo ás questões, eu comprei o quadrante no ebay e depois foi instalado num concessionário, pois tem emsmo de ser feito lá devido á configuração do imobilizador do carro no novo quadrante.

Sei que nem todos os concessionários fazem... aliás a tendência é mesmo esta de não montarem coisas que não sejam lá compradas... infelizmente...
 
Foste a qual concessionário ?
E já agora o teu foi no ebay ? Usado ? Já vinha com o pin, ou isso eles fazem la no concessionário ? Nao importando em que estado vem ?
 
Foste a qual concessionário ?
E já agora o teu foi no ebay ? Usado ? Já vinha com o pin, ou isso eles fazem la no concessionário ? Nao importando em que estado vem ?

Apesar de este quadrante ser para carros da Europa Continental, foi comprado no eBay Inglês e veio de UK... (ou seja, apesar de ter vindo de UK, é dos que se usam cá, ou seja, marca em KM/h)...

Vinha em excelente estado... impec...

O concessionário foi o aqui de Leiria, mas sei que existem outros onde já deu para fazer este serviço... 8)
 
Migsan podias falar em preços? Quanto fica essa operação?

É sempre relativo falar de preços, pois depende dos negócios que arranjamos, mas no meu caso o Quadrante ficou em cerca de 170€ e a respectiva instalação e configuração na Audi em cerca de 65€.
 
Na Audi não mexem nos km's... isso terás depois de recorrer a quem faz "esse tipo de seviços"... 8) Eu tive muita sorte pois havia apenas uma diferença de 1050km entre os quadrantes....
 
como verifico esta parte:
Até 8E-3-100 000 (unidade 100.000 do MY 2003) - Sinal da velocidade é recebido via Gala
A partir 8E-3-100 001 (unidade 100.001 do MY 2003) - Sinal da velocidade é recebido via CAN

desculpem a ignorancia.
 
como verifico esta parte:
Até 8E-3-100 000 (unidade 100.000 do MY 2003) - Sinal da velocidade é recebido via Gala
A partir 8E-3-100 001 (unidade 100.001 do MY 2003) - Sinal da velocidade é recebido via CAN

desculpem a ignorancia.
Através do teu número de chassis, pois consegues saber o Model Year, assim como o número da unidade.
 
Back
Top