[DIY] Luzes de cortesia nas portas A4 b6 - Ligações electricas

Boas pessoal.
Apesar de haver vários DIY's sobre isto, nenhum mostra como são feitas as ligações eléctricas na ficha da própria porta. Agradeço a quem me tentou ajudar quando levantei a dúvida sobre as respectivas pinagens e gostaria de fazer um comentário menos agradável, visto que já ando cá há uns anos e tenho muitos amigos, custa-me ver que por vezes o pessoal quer é ganhar dinheiro e o espírito de entreajuda com que eu sempre me deparei cá cada vez é menor...

Passando ao DIY:
Eu só pretendo mostrar as fichas e as respectivas localizações dos pins, pois os outros DIY que existem mostram o desforrar e afins. Claro que só precisa disto, quem não tem lampadas de cortesia nem vermelhas nem brancas nas portas, e só tem reflectores, que era o meu caso.

1) Na porta da Frente vão ter uma ficha cinzenta de 32 pins cujo interior é branco.

ficha_cinzenta_32_pins.jpg


O interior da ficha onde estão os respectivos pins:

ficha_branca_32_pins.jpg


Os pins a ligar são o 13 (positivo) e o 21(massa). De salientar que para ligarem aqui o fio, vão precisar de comprar aqueles repair cables da audi com a referencia 000 979 009. O pin n.13 está vazio e o 21 está ocupado com um fio castanho.
Ou seja, no nosso fio positivo poe-se o repair pin e coloca-se no n.13 da ficha, o nosso fio de massa solda-se ao fio castanho da ficha que se encontra na posição n.21.
soldadura.jpg


As Fichas estão numeradas, por isso é só contar para ver qual é o buraco correspondente a cada pin.



Na porta de trás, existe uma uma ficha castanha de 16 pins cujo o interior é preto.
Eu já só tenho foto do interior mas a ficha em questão é a que liga ao motor no interior da porta por isso vê-se logo qual é.
ficha_preta_16_pins.jpg


Aqui é muito semelhante à situação que expliquei para as portas frontais, somente os locais dos pins é que mudam.
Neste caso no nosso fio positivo põe-se o repair pin e coloca-se no n.2 da ficha, o nosso fio de massa solda-se ao fio castanho da ficha que se encontra na posição n.6.

Queria salientar que esta ligação aplica-se a uma A4 b6 de 2004 com vidros eléctricos atrás e à frente.

Já agora uma informação bastante útil. Para quem quiser pôr leds nos interior dos puxadores, e ligar aos botões dos vidros para ir buscar energia, as cores são as seguintes:
Isto aplica-se nas 4 portas:
Fio positivo que vem do led liga ao fio azul da ficha dos botões.
Fio negativo que vem do led liga ao fio castanho da ficha dos botões.

A titulo de curiosidade mostro aqui o meu colega que basicamente foi ele que fez o trabalho todo e que é uma verdadeira máquina nestas coisas, muito Obrigado Marco!!!


E aqui uma imagem das fitas de leds que pusemos nas luzes de cortesia Brancas


Já agora, de referir que este encaixe branco é da mercedes e custa cerca de 3.80€ já com lâmpada. De mencionar que são praticamente idênticos aos da audi, no meu caso foi cortado o apoio da lâmpada para poder pôr as fitas de leds.
Fica aqui a referencia para quem quiser:

Um grande abraço da Madeira para todos.
 
Last edited:
Parabéns pelo diy. Ainda ontem fiz um post para saber a pinagem das portas de trás mas agora já tenho aqui o que preciso.
 
Boas
O que estava nesse DIY é o gajo na 5.ª foto. Lol
Falando a sério, este é que é o verdadeiro espírito de entreajuda, que deveria ser mais visível por estes lados. No entanto, e tendo passado para a concorrência (dado os problemas que tive com o meu A3 2.0TDI), folgo em ver que, mesmo assim, a malta tem mais gosto em partilhar informações úteis no fórum da Audi do que no fórum da BMW.

Falando do trabalho, levamos +- 10 horas a executar esta tarefa. lol...
Uma das coisas que é importante referir para a malta que faz, ou pretenda fazer este género de trabalhos, é ter atenção às ligações, cortes de fios e respectivas soldas. Tentar abrir as fichas e efectuar as ligações, sempre que possível, dentro da ficha e com solda de estanho para não acontecerem dissabores e para que o trabalho fique o mais OEM possível (seja fácil de desmontar os forros das portas sem ter de voltar a cortar fios).

Não tens de agradecer. Valeu pelo convívio. Aqui somos poucos mas bons...

Abraço a todos
MarcoG
Madeira
 
Boas
O que estava nesse DIY é o gajo na 5.ª foto. Lol
Falando a sério, este é que é o verdadeiro espírito de entreajuda, que deveria ser mais visível por estes lados. No entanto, e tendo passado para a concorrência (dado os problemas que tive com o meu A3 2.0TDI), folgo em ver que, mesmo assim, a malta tem mais gosto em partilhar informações úteis no fórum da Audi do que no fórum da BMW.

Falando do trabalho, levamos +- 10 horas a executar esta tarefa. lol...
Uma das coisas que é importante referir para a malta que faz, ou pretenda fazer este género de trabalhos, é ter atenção às ligações, cortes de fios e respectivas soldas. Tentar abrir as fichas e efectuar as ligações, sempre que possível, dentro da ficha e com solda de estanho para não acontecerem dissabores e para que o trabalho fique o mais OEM possível (seja fácil de desmontar os forros das portas sem ter de voltar a cortar fios).

Não tens de agradecer. Valeu pelo convívio. Aqui somos poucos mas bons...

Abraço a todos
MarcoG
Madeira

Grande esfrega que apanhaste amigo... mais uma vez o meu muito obrigado!!!
Abraço.
 
Parabens pelo diy era o que faltava ,da minha parte obrigada
Quando poderes mete foto do resultado final

Abraços
 
Back
Top