[DIY] Instalar Volante MF A4-8E B7 em AUDI-A4 8E B6

Para colocar/instalar um volante B7 num modelo B6, é necessário:

1-Volante B7 (com ou sem multifunções de 3 ou 4 raios).
2-Airbag para o volante B7 adequado para o tipo de volante escolhido (airbag de A3 8P não serve no A4).
3-Anel de direcção para B7 (devido à ficha do airbag /comandos MF ser diferente).
4-Ficha traseira de ligações do airbag (2 fios no B6, 4 fios no B7) para encaixe no anel.

Se não se quiser ter comandos multifunções a lista de material fica por aqui, senão:

5-SMLS 8E0953549 Q, R ou posterior (para B7)

6-Instalação:

A) Fisicamente, um volante B7 (qualquer modelo) encaixa perfeitamente na coluna de direcção e no respectivo anel (seja B6 ou B7) e pode ser fixado sem problema algum.

B) A ficha de ligação proveniente do airbag (e dos botões multifunções, se existirem) encaixa numa ficha do
anel que é especifica do B7 (nos A3 8P a ficha é parecida mas o encaixe é ligeiramente diferente).
Sem comandos multifunções, aquecimento no volante ou mudanças no volante, a ficha no anel terá 6 pinos de ligações, caso contrário terá 12 pinos.

C) Ao contrário do airbag dos B6 que tem uma ficha de cor lilás (com 2 fios ligados) á ficha amarela, que por sua vez encaixa no anel de direcção, o airbag dos B7 tem 2 fichas (com 2 fios cada): uma de cor verde e outra de cor laranja. Estas ligações vão dar a uma ficha amarela que tem uma alavanca roxa e que encaixa no anel de direcção.

D) Uma vez que os airbags B7 são Dual-stage / dupla etapa (ainda não encontrei uma explicação técnica sobre este funcionamento), nos B6 são Single-stage / Etapa Única.
Dai nuns existirem 2 fichas provenientes do airbag e nos outros apenas 1.

Aqui residem as maiores dúvidas, hesitações e receios em fazer ou não esta MOD.

Coisas que eu sei e muita gente sabe:

1-A ficha pequena amarela que liga atrás do anel de direcção (tanto nos B6 como nos B7) tem 4 pinos, embora o formato da ficha seja diferente e tenha de ser mudada.
Nos B6 tem 2 fios ligados (amarelo e branco) e nos B7 não sei (provavelmente terá 4) e devem ser provenientes do módulo electrónico de AIRBAGS Bosch (endereço 15 no VAG-COM) que se encontra debaixo da consola central ao lado da alavanca do travão de mão.

2-A ficha traseira no anel de direcção (B6 ou B7) também tem 4 pinos e com verificação de continuidade com multimetro estão em contacto 2 a 2, ou seja, pino 1 com 3 e 2 com 4.

3-Inicialmente a lógica mandaria, a quem quisesse fazer esta MOD, pensar da seguinte forma:
Se eu só tinha 2 fios (airbag B6) e agora tenho 4 (airbag B7) e atrás do anel só tenho 2, então vou "shuntar" os fios que vêm dos airbags, ligá-los em paralelo (1 com 3 e 2 com 4) na ficha amarela que liga na parte frontal do anel e está feito!

Houve quem tivesse feito isto (pelo menos 2 pessoas) e não teve problemas, mas ao fim de algum tempo (dias, semanas) em situações com humidade, baixa temperatura, apareceu o aviso de airbag no painel.
Após isso, desfez as ligações (em paralelo) e deixou estar tudo como de origem, ou seja os pinos todos ligados á ficha frontal do anel, mantendo a ligação atrás exactamente igual. A partir dai já não houve qualquer aviso.

É o que as pessoas que fizeram esta mod recomendam que se faça! e parece lógico....
Porque se atrás do anel as ligações (1 e 3, 2 e 4) já estão em contacto (sabe-se lá porquê!) é porque eventualmente - isto sou eu agora apenas a especular - a gestão "do disparo" do airbag (dual stage) já é feita internamente no próprio.

Finalizando:
A instalação completa deste sistema (B7 -> B6) e tirando a parte de retirar os pinos da pequena ficha amarela anterior e colocá-los na nova para ligar atrás no anel é totalmente "Plug & Play", sem qualquer invenção!

Foi assim que fiz!!! e tenho verificado regularmente os valores de medição pelo VAG-COM com valores sempre normais e de todos os sensores existentes. Nunca me apareceu qualquer aviso de airbag, nunca notei qualquer anomalia ou mau funcionamento.

Isto não é de forma alguma, uma garantia de funcionamento em qualquer caso e a versão do módulo de comando central dos airbags também pode ter influência (em mais antigas pode não ser assim).

Levo neste momento cerca de 2500 kms feitos, de forma normal, disfrutando um belo volante B7 em pele perfurada e com comandos MF e SDS :lol: :lol: :lol:

Algumas fotos:

No inicio era assim.....


Volante, Anel de direcção e ligações B6:


Anel B6:


A pequena ficha amarela (que liga ao airbag B6) na parte de trás do anel:


Anel B7 já montado (atrás ainda com a ficha anterior do B6 - não tenho foto):


Volante B7 já montado:


Pormenor do Airbag B7 e da ficha que liga ao anel de direcção:


Airbag B7 já instalado:


E um pequeno "night shot":


Quem decidir efectuar esta alteração, fá-lo-á sob sua inteira e exclusiva responsabilidade, unicamente por sua conta e risco!
 
Aqui está o DIY que falava... chegou mais depressa do que pensava!

Excelente trabalho... eu próprio pude comprovar com a condução do bólide deste Sr. durante alguns km... :twisted:
 
O trabalho ficou impecavel e o volante do B7 ficou muito fixe.

Melhor do que isso só mesmo o teu volante passar para o meu carro, não me queres mandar uma PM nem nada? :D
 
TDi... disse:
Melhor do que isso só mesmo o teu volante passar para o meu carro, não me queres mandar uma PM nem nada? :D

Ainda esteve à venda, mas arranjou rapidamente comprador... por acaso tb é user deste fórum!
 
El Furacon tens a certeza de que esse volante que colocaste é de um A4 B7? É que a mim parece-me de um A4 B8 por causa dos aros a cromado à volta dos comandos do volante e do próprio "desenho" que está nos comandos do volante...
 
luistdi disse:
El Furacon tens a certeza de que esse volante que colocaste é de um A4 B7? É que a mim parece-me de um A4 B8 por causa dos aros a cromado à volta dos comandos do volante e do próprio "desenho" que está nos comandos do volante...

:D Bem notado! o volante é de um B7 e os comandos comprei à parte e coloquei!

Assim fica um B6 com um bocadinho de B7 e de B8, melhor não há! ;)
 
Ai o veneno que este DIY trouxe a este fórum ............


Muito bem El_Furacom. Sempre ao mais alto nível ;)
 
seemog disse:
Ai o veneno que este DIY trouxe a este fórum ............


Muito bem El_Furacom. Sempre ao mais alto nível ;)

Muito bom mesmo, Excelente trabalho...

Agora so falta saber se é possivel num A3 8L :D

Cumps

N.P 8)
 
Back
Top