[DIY] Instalação de Módulo BT OEM e activação do SDS em Audi A4 B6 c/ rádio RNS-E

Este guia pretende ilustrar a instalação do módulo Bluetooth original Audi e activação do SDS. A instalação foi feita na minha A4 B6 que no momento da instalação já possuía volante MultiFunções e RNS-E, ambos também montados por mim. O módulo bluetooth pode ser instalado em carros com outros rádios e sem volante multifunções, mas claro está, que algumas das funções não vão poder ser usadas. Apesar de este guia focar a instalação num A4 B6, pode servir como orientação para a instalação em outros modelos como é o caso do A3 8P, tendo claro está que se ter alguma atenção, nomeadamente em alguns pontos da codificação. Poderá também haver algumas diferenças a nível da cablagem relativamente a carros cujo RNS-E já venha montado de origem, uma vez que no meu caso este foi montado à posteriori e ele está ligado ao carro por uma cablagem adaptadora, sendo que irei fazer as ligações nessa cablagem adaptadora e não em nenhuma ficha original.

Por fim, resta dizer que este guia resulta da minha experiência pessoal e o partilho de forma a ajudar outros interessados em fazer esta modificação. No entanto, não me responsabilizo por danos causados nas vossas viaturas, bem como por obterem resultados diferentes dos que obtive, pelo que só o devem seguir este guia por vossa conta e risco.

1) Material Necessário:
Basicamente e de uma forma sumária, são necessário 4 componentes para fazer esta instalação. A saber:
- Módulo BT (8P0 862 335 x) – Onde o x é uma letra, havendo várias versões.
- Antena BT (8P0 035 503E)
- Micro (8L1 862 373 A)
- Cablagem de ligação

material.jpg


Cuidados que se devem ter na compra do material. Primeiro, comprar o módulo Bluetooth o mais recente possível, visto que quanto mais recente maior será o número de telemóveis suportados pelo mesmo. O ideal é comprar algo de pelo menos 2006. O que eu usei neste DIY foi a versão N, que na altura era a mais recente que existia.
A nível da cablagem, comprar a que se adequa à configuração do vosso carro (tipo de rádio, Bose ou non-bose, etc…). A que usei foi comprada na Kufatec, mas existem outras lojas on-line ou mesmo no ebay se pode encontrar. Sem querer fazer publicidade, fica aqui o link da cablagem comprada por mim: http://www.kufatec.de/shop/product_...g-Retrofit-Bluetooth-only-for-Audi-A4-8E.html

Adicionalmente, e para além das diversas ferramentas necessárias, recomendo a compra das seguintes coisas:

5 peças de ligação para fazer “shunt” de cabos eléctricos (não sei o nome exacto destas coisas)

shant.jpg



2 Audi Repair Pins (Refª 000 979 009)

AudiRepairPins.JPG



2) Preparação da cablagem:
Antes de efectuar a montagem propriamente dita, será necessário um trabalho preliminar de preparação da cablagem e respectivas ligações. Pegando na cablagem tenho os seguintes conectores e fios:

Cablagem01.JPG



É neste ponto que reside uma grande diferença. Caso queiramos só instalar o Bluetooth, é usar a cablagem como vem e preparar as ligações. Caso queiramos activar o SDS também, então teremos de fazer um trabalho adicional. Basicamente passará por cortar a cablagem na zona onde está assinalada com o círculo vermelho. O cabo que vai até á ficha do micro tem 2 fios (positivo e negativo), e o objectivo deste corte é ficar-mos com 4 pontas livres (2 do lado da ficha do micro e 2 do lado da cablagem), de forma a que o micro seja ligado directamente ao RNS-E, e que depois deste é que saiam as 2 ligações para o módulo BT. Serão também nestes 4 fios que vamos usar as 4 pontas dos Audi Repair Pins que compramos, pois assim será fácil encaixar no respectivo conector.

Após o corte e o trabalho de colocação dos pins ficamos:

Cablagem da ficha do micro

CaboMicro.JPG



Cablagem principal

CablagemPrincipal.JPG



Passando esta fase, é altura de fazer as respectivas ligações no cabo adaptador do RNS-E. Mais uma vez o ideal é tirar o cabo para fora da viatura e fazer as ligações calmamente em cima de uma secretária. São tudo ligações simples, mas claro há que ter atenção para não trocar nenhum fio. Sendo assim as ligações a fazer são as seguintes:

tabela1.jpg



As seguintes ligações serão apenas no caso de quem quer activar o SDS. Para isso terá de fazer o corte acima descrito, assim como colocar os respectivos pins nas pontas dos fio. Depois disso será apenas necessário fazer as ligações da seguinte forma:

O cabo que vem da ficha microfone liga directamente ao MIC-IN do RNS-E da seguinte forma:

tabela2.jpg



Do RNS-E sai então a ligação de micro que vai ligar á entrada no módulo BT. Basicamente será ligar as 2 pontas resultantes do corte do cabo do micro e que estão ligadas ao conector BT aos seguintes pinos do Conectro C do RNS-E:

tabela3.jpg



Nos pontos anterior mais uma vez é de referir que se deve ter muita atenção à polaridade e não trocar ligações.
O resultado final da cablagem pronta está nas fotos seguintes.

Cablagemfinal01.JPG
Cablagemfinal02.JPG

Cablagemfinal03.JPG
Cablagemfinal04.JPG



3) Primeiros testes e configuração via Vag-Com:

Chegamos então a uma parte vital que será não só testar a cablagem, mas sobretudo configurar o módulo no carro via Vag-Com. É aconselhável fazer estes primeiros testes apenas com os componentes ligados e não ainda nos seus lugares definitivos, pois poderá ser necessário rectificar alguma coisa, e convém ter as coisas à mão.
Após ligar as diversas fichas do RNS-E e ficha do módulo BT, estamos prontos para a configuração:
O primeiro passo será ir ao módulo 77 – Telephone, e se tudo correr bem já o veremos no Vag-Com e podemos entrar no mesmo.

Para aceder ao módulo 77, deveremos ir a Select > Electronics 1 > 77-Telephone

Depois de entrar no módulo vamos ao 07-Coding

vag_com01.jpg



A configuração que tenho aqui está de acordo com a minha viatura (RNS-E, Volante MF B7, SDS, sem caixa de CD's ou TV-Turner)
No caso tenho 0011802

Fica aqui a explicação ponto por ponto do coding:

00?xxxx:
Aqui coloquei 1, uma vez que possuo um RNS-E.


00x?xxx:
Aqui novamente 1 uma vez que tenho volante MF.


00xx?xx:
Neste ponto coloquei 8 referente ao volante MF.


00xxx?x:
Neste ponto coloquei 0uma vez que o voice control, neste caso SDS, vais ser via a unidade externa -> RNS-E.


00xxxx?:
Neste ponto coloquei 2, ou seja, vou ter as informações referentes ao BT no quadrante em Inglês.


Depois de ter o coding de acordo com a nossa configuração, será fazer save!


Seguidamente e ainda dentro do módulo 77, devemos ir ao 10-Adaptation. Neste ponto iremos configurar alguns definições do módulo BT:

-> Channel 128 (Base Volume)
000 - 0dB (Inalterável)
001 - +1dB (Aumenta 1 dB)
003 - +3dB (Aumenta 3 dB)
006 - +6dB (Aumenta 6 dB)
128 - -1dB (Diminui 1 dB)
130 - -3dB (Diminui 3 dB)
133 - -6dB (Diminui 6 dB)

Eu neste ponto mantive 0, ou seja inalterável.


-> Channel 129 (Time after ignition off)
000 - 30 segundos
001 - 5 minutos
002 - 10 minutos
240 - 20 horas

Eu aqui deixei também a 0 - 30 segundos.


-> Channel 131 (Microphone Sensitivity)
000 - 0dB (Inalterável)
001 - +1dB (Aumenta 1 dB)
002 - +2dB (Aumenta 2 dB)
003 - +3dB (Aumenta 3 dB)
004 - +4dB (Aumenta 4 dB)
005 - +5dB (Aumenta 5 dB)
006 - +6dB (Aumenta 6 dB)
128 - -1dB (Diminui 1 dB)
129 - -2dB (Diminui 2 dB)
130 - -3dB (Diminui 3 dB)
131 - -4dB (Diminui 4 dB)
132 - -5dB (Diminui 5 dB)
133 - -6dB (Diminui 6 dB)

Eu no meu caso também mantive 0 (inalterável) e não noto que preciso de mexer, pois as pessoas ouvem-me bem.


-> Channel 133 (Bluetooth)
0 - Bluetooth OFF
1 - Bluetooth ON

Aqui como é evidente coloquei 1, para ter o BT activo/ON.


-> Channel 134 (Handsfree Function)
0 - Handsfree over BT (a função mãos-livres não requer ter o telefone no cradle)
1 - Handsfree only with mobile in cradle (A função mãos-livres só fica a funcionar após o telefone ser colocado no cradle)

Eu como nem sequer tenho cradle, neste ponto coloquei 0.


-> Channel 135 (Bluetooth PIN)
Default: 1234

Neste canal pode-se definir o PIN para emparelhar o telemóvel com o BT. Por deieto o PIN é 1234.
Também se poderá definir o PIN no próprio RNS-E.


Após este canal temos todo o módulo BT devidamente configurado. De seguida teremos de ir ao módulo do Rádio. Tendo eu um RNS-E, tanto posso ir ao 37- Navigation, como a 56-Radio que é igual. Após entrar no módulo devemos ir a 07-Coding:

vag_com02.jpg


Eu tinha antes o coding 0301115, e passei para 0301715

Apenas alterei o digito referente à posição 0xxx?xx. Mais uma vez refiro que o coding apresentado está de acordo com o meu carro, podendo haver variações para outros carros em função do equipamento que têm instalado.

Por fim, a última etapa será ir ao módulo 17-Instruments. Aqui devemos ir ao 10-Adaptation e aceder ao canal 62.


vag_com03.jpg


Neste ponto deveremos acrescentar + 2 ao valor que temos neste campo, para que as informações referentes ao telefone comecem a estar visíveis no quadrante.


4) Colocação do Módulo Bluetooth no seu local oem:

Esta última etapa é caso queiramos colocar o módulo BT no seu local OEM quando vem instalado de fábrica.
Esse local é por debaixo da alcatifa na zona que fica um pouco à frente do banco do passageiro da frente (pendura).

Na altura que fiz esta instalação não tirei muitas fotos... fica aqui uma:

silver411.JPG


Esta alteração obriga a retirar o porta-luvas e pelo menos desaparafusar o banco e incliná-lo para trás.
Para quem não tinha qualquer instalação de telefone, debaixo da alcatifa vai encontrar bastante esferovite que será necessária desbastar para ganhar espaço para alojar o módulo.

Para a sua colocação ó ideal será comprar uma caixa própria e uma espuma de acondicionamento... ficam aqui os parts:

8E0035733B Espuma de acondicionamento módulo BT
8E0 035 619 Caixa módulo BT
8E0 035 613 Tampa da caixa módulo BT


E pronto, penso que é tudo... alguma questão é só colocar que tentarei responder da melhor forma possível!
 
Eu mais um diazinho ou dois ja coloco as minhas duvidas, é quando vou começar a instalar o modulo BT num A8... !
 
eu ja tenho o bt de origem, e tenho o rns e instalado por mim, funciona tudo recebo chamadas pelo rns e, so que quando carrego em sim no rns e diz lista nao tel. nao disponivel, tenho um iphone o meu bt e de 2005 nao deve ser compativel correcto?
 
Responde me a uma coisinha... como é feito o emparelhamento com o modulo bt? vou meter maos a obra mais logo eheh
 
eu ja tenho o bt de origem, e tenho o rns e instalado por mim, funciona tudo recebo chamadas pelo rns e, so que quando carrego em sim no rns e diz lista nao tel. nao disponivel, tenho um iphone o meu bt e de 2005 nao deve ser compativel correcto?

Quando dá essa mensagem significa que, pelo menos o telefone não está emparelhado com o modulo BT.
Compatibilidade (de conexao BT) pelo menos deverá haver, agora de contactos, depende da versão do modulo BT, como está codificado o sistema e se é ou não dos mais basicos (que apenas atendem as chamadas).
 
onde posso encontrar os codigos no passo "07-Coding"? tenho uma audi a6 b4 2.5 quattro
Boas!

Pelo que percebi tens uma A6 4B, correcto?

Não existem códigos genéricos, pois cada coding depende de várias variáveis, as quais estão ligadas a configuração e equipamento que a viatura tem... vê se te safas aqui:

Audi A6/S6/RS6/allroad (4B) - Ross-Tech Wiki

Mas basicamente terás de codificar nos seguintes módulos:
- 77 - Telephone
- 56 - Radio
- 16 - Steering Wheel
- 17 - Instruments

De qq forma manda-me uma pm com o teu mail que acho que tenho aqui um DIY de montagem numa A6 4B.
 
Tems aqui um tópico criado por mim com o coding para um a3 8p:
http://www.audipt.com/f73/m%F3dulo-bluetooth-8p1-862-335-c-rns-e-em-a3-8p-90333/
Cm t disse o migsan, tu é q tens de criar o "teu próprio" coding de acordo com as opções e equipamento q tens no carro..

Mta atenção a esta parte:
"Atenção ao usarem esta codificação para b6/b7 pois estas usam diagnóstico por k-line e se seleccionarem diagnostico por can, vão deixar de conseguir comunicar com o módulo com o vag-com.. Para resolver, só ligando o módulo a um carro com can e alterando o bluetooth para k-line e só dps voltar a montar na b6/b7.. Não sei se realmente é assim, foi o que li por outros fóruns.."
 
Back
Top