[DIY] Colocar junta cega na EGR e Desligar EGR por Vag-Com!

boas,
venho aqui a pedido de muitas familias dar algumas indicações para a malta colocar a junta cega nas EGR, e tornarem-se oficialmente uns poluidores :D

(abram as fotos em tamanho grande para ver as partes selecionadas)
em primeiro lugar é preciso a ferramenta e material adequado!
como podem ver na foto ..tenho a junta cega em inox, uma chave nº 6 umbrako, comprei uma junta de vedaçao nova e na foto também já está presente a velha!



abrem o belo do capot! e na foto está localizada a EGR!
quem tem tampa no motor a esconder a EGR ..óbvio que a vai ter que remover!



aqui podem ver a EGR propriamente dita!



desapertam os parafusos que seguram a EGR á admissão!



aqui podem ver o parafuso já desapertado, este é o parafuso da parte superior, na parte inferior tem um parafuso igual!



aqui nestas duas proximas fotos..era para vos mostrar o tipo de "lodo" que volta a entrar no motor!
mas como as fotos foram tiradas com o telemóvel ..nao se vê lá muito bem!





limpam as faces da EGR e da Admissão muito bem limpas para nao ficar resíduos entre as juntas!
colocam a junta de vedação do lado da EGR e depois a junta cega...
voltam a apertar tudo e fica o serviço feito!

aqui duas fotos já com a junta cega no sitio!






depois de montado experimentei o carro ..e a meu ver o carro ficou a responder melhor .. um pouco mais solto em baixas .. o user EgasRS já montou na carrinha dele tambem e diz que lhe parece que faz mais fumo ..eu no meu carro nao notei mais fumo .. por isso nao posso afirmar se faz mais ou nao!
no entanto até agora 5*!
e já posso afirmar que sou oficialmente um poluidor lol


a pedido de muitas familias venho aqui completar como se fecha electronicamente a EGR, assim tambem deverá (nao sei, so testanto) eliminar o erro no cb de avaria!
algumas informações, seguidas de instruçoes:

A EGR (Exhaust Gas Recirculation), é um sistema que faz com que parte dos gases de escape, produzidos pela queima no motor, seja novamente introduzidos na admissão. Este sistema foi desenvolvido pelos construtores de modo a que os veículos pudessem cumprir as rigorosas normas antipoluição actualmente em vigor. Se reduzirmos o teor de oxigénio na combustão, será libertado menor teor de NOx. Ao reintroduzir gases de escape (pobres em oxigénio) no motor estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros. A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente. O funcionamento da EGR, ou seja, a quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR no máximo de abertura ao ralenti, e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionado. Os gases de escape provenientes da EGR, quando combinados com os vapores de óleo que vêm do Carter, formam uma mistura pastosa, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento das prestações. A EGR pode ser fechada fisicamente, através da interrupção do canal de vácuo que activa a válvula ou electronicamente em certos automóveis. A principal vantagem da EGR ser fechada electronicamente em detrimento de um fecho físico, forçado, é a ausência de erros acumulados na centralina, e, como esta funciona na mesma linha de vácuo do servo-freio, a segurança e o comportamento ficarão inalterados. De acrescentar que, pela ausência de “remendos”, o motor não perderá a garantia do fabricante. Fechando a EGR não se aumenta a potência máxima do motor, mas em cargas parciais do acelerador a resposta do motor é melhor e a longo prazo não será preciso fazer a limpeza do colector de admissão.


VAG-com:

1 - Com o computador ligado e a interface OBD-II ligada ao Pc através do cabo série, liga-se a ignição. Deve-se deixar aquecer o motor e desligar todos os acessórios eléctricos. De seguida arranca-se com o software Vag-Com. Acedemos depois ao módulo 1- Engine.

egrvagcom2ti1.jpg


2 - Acede-se ao módulo login - 11

egrvagcom3yo9.jpg


3 - Para este processo usa-se o login code "12233" seguido do botão "Do It!"

egrvagcom4ux4.jpg


4 - Uma vez no módulo "Engine" de novo, escolhemos "Adaptation - 10". Selecionamos no "Channel Number", "03". De seguida dê um pequeno toque no acelerador para que o EGR se mantenha ligado durante o próximo minuto enquanto procedemos à alteração. e verificamos que o valor do segundo campo se situa nos 250 mg/stroke com uma possível variação de mais ou menos 20 mg. Neste caso mostra 280 mg/stroke que penso será do carro ser mais antigo ou do motor não estar suficiente aquecido. No "Stored Value" deverá constar "32768". Se não lhe aparecer nada disto, poderá estar no ecrã errado ou a ECU do carro poderá ser diferente. De seguida introduzir no campo "New Value", "33768" e clicar em "Test". O valor do segundo campo deverá saltar para cerca de 370 mg/stroke. Também aqui poderá haver alguma variação.

egrvagcom5zc6.jpg


5 - Se tudo correr como descrito e estiver de acordo com os valores apresentados, clica-se no botão "Save" e o valor será gravado permanentemente no módulo do motor.

egrvagcom6wc8.jpg


6 - Alguns dados importantes para o diagnóstico deste módulo:

Group 003 (EGR)

Engine rpm: 870 - 950
Air mass drawn in (specified): 230 - 370 mg/H
Air mass drawn in (actual): 230 - 370 mg/H
EGR vacuum solenoid duty cycle: 40 - 75 %

If air mass specified is above 370, engine too cold.
If air mass actual is below 230 mg/H, excessive EGR or an air leak.
If air mass actual is above 370 mg/H, engine is cold, insufficient EGR, or bad MAF sensor
(Note: EGR is turned off after approximately 2 minutes of idle. Reading should be within that time period.)
If a DTC is present, air mass actual will have a constant value of approx. 550mg/H over the complete RPM and load range.
 
Re: [DIY] Colocar junta cega na EGR

TuCa disse:
depois de montado experimentei o carro ..e a meu ver o carro ficou a responder melhor .. um pouco mais solto em baixas .. o user EgasRS já montou na carrinha dele tambem e diz que lhe parece que faz mais fumo ..eu no meu carro nao notei mais fumo .. por isso nao posso afirmar se faz mais ou nao!
no entanto até agora 5*!
e já posso afirmar que sou oficialmente um poluidor lol
Pode ser impressão ,minha mas tb como tenho a repro toda desafinada n posso precisar a veracidade disso ;)

Quanto a ficar mais solto em baixas eu notei a diferença, piso o pedal e n demora tanto tempo a responder como dantes :D

PLAT0NIC0 disse:
Era de valor alguem vir aqui dizer como se faz para as a4 b6. ;)

PS: rmatoooooooosss :D
Isso Agora é esperar que o pessoal receba as juntas segas e é mesmo de valor porem aqui umas fotos do serviço nos diferentes carros ;)

Na minha B5 é igua´l ao post do TuCa 8)
 
Re: [DIY] Colocar junta cega na EGR

muito bom mesmo vai ser a minha proxima mod vou-me tornar um poluidor tambem :twisted: mas sera k o carro kuado for a inspeçao chumba por causa disto temos de voltar a tirar a junta cega da egr ou nao é nessesario?
 
Re: [DIY] Colocar junta cega na EGR

PLAT0NIC0 disse:
Era de valor alguem vir aqui dizer como se faz para as a4 b6. ;)

PS: rmatoooooooosss :D

LOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLL

é fácil....

é só desapertar os parafusinhos que ligam a egr á admissão e fazer o mesmo do que o TUCA fez....

sabes onde tá a EGR :?: :?: :?:
 
Re: [DIY] Colocar junta cega na EGR

rmatos disse:
LOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLL

é fácil....

é só desapertar os parafusinhos que ligam a egr á admissão e fazer o mesmo do que o TUCA fez....

sabes onde tá a EGR :?: :?: :?:

Exacto... este group buy é que me passou completamente ao lado... a ver se o Tuca ainda pode arranjar uma aqui para o ie.
 
Re: [DIY] Colocar junta cega na EGR

Zé disse:
Exacto... este group buy é que me passou completamente ao lado... a ver se o Tuca ainda pode arranjar uma aqui para o ie.

e entrega-ta no dia do mini-gasoil ;)
 
Re: [DIY] Colocar junta cega na EGR

TuCa
tem k se colocar as 2 jntas ???? a caga e a outra????
 
Re: [DIY] Colocar junta cega na EGR

sim..convem colocar a junta de vedação do lado da EGR ..senão aquilo baba o óleo e lodo para fora!
 
Re: [DIY] Colocar junta cega na EGR

rmatos disse:
LOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLL

é fácil....

é só desapertar os parafusinhos que ligam a egr á admissão e fazer o mesmo do que o TUCA fez....

sabes onde tá a EGR :?: :?: :?:

Nops :roll:

Nao queres fazer um ADD ON ao DIY do Tuca? :p

;)
 
Re: [DIY] Colocar junta cega na EGR

ó TuCa a junta de vedaçao custou quanto??

Para um A3 8L o processo é igual??? eu tenho ideia da minha EGR ser um cadinho diferente :D
 
Back
Top