DIY A3 8p 1din / 2 din´s rns-e

Boas então é assim visto que estava prestes a fazer a alteração de um concert II para um Rns-e e que com essa alteração teria de fazer algumas alterações pensei, porque não tirar uma fotos e tentar ajudar quem pense em fazer o mesmo um dia , e assim aqui fica um DIY de 1 din para 2 dins. Espero que gostem e que caso haja alguma duvida não hesitem em perguntar.


- Lista das partes necessárias:

imagem003fg8.jpg


cf1buo8.jpg


Fios de adaptação do RNS-E – Confirma que o adaptador funciona com Sem sistema-BOSE, sem telefone (sem BT), sem CD Changer
Se quiseres usar o modulo Bluetooth tens de comprar uns fios diferentes. (os meus foram comprados na Kufatec)
imagem002oo8.jpg

imagem001vm7.jpg


Antena de Gps e Antena de Rádio
Tens obrigatoriamente de adquirir estes cabos senão nada feito

Caixa de chaves , tens tudo o que é necessário
audi011lq5.jpg

Outros acessórios que poderás precisar:
Serra fina de ferro
Lima , martelo , alicate e mãos fortes e preparadas para uns arranhões.
Chaves para retirar o rádio.
Agora se tens todas estas peças estás pronto para começar a instalação

Se estás preocupado com possíveis riscos no tablier e na consola central , usa a fita de pintor com uma tolha por cima da consola.

Retirar o rádio Concert II
Usa as 2 chaves para remover o rádio.
*Insere a chaves com as saliências viradas para dentro, quando estalar é só puxar.
Depois de retirado é só desligar as fichas ,sem preocupações já que estão codificadas por cor tamanho.

Depois de retirado o rádio e só puxar a peça de borracha onde encaixam as gavetas e os 4 piscas, sai facilmente.

Remove os botões em branco, Botão ESP , Gaveta de cartões.
Os botões em branco saem facilmente
O botão do esp e dos 4 piscas tem de ser retirados e desligados – Mais uma vez estão codificados por cor assim não há o problema de confundi-los posteriormente
A Gaveta de cartões requer uma ferramenta fina para puxar para baixo os pequenos clips situados na parte de cima do lado esquerdo e direito. ( vêem-se facilmente com a gaveta aberta).

Remove a unidade de controlo do clima
Puxa suavemente que sairá facilmente. Desprende os cabos de ligação – mais uma vez codificados por cor e tamanho.

Agora começa a diversão.
audi010lc6.jpg


Remove o cinzeiro
Abre o cinzeiro. Insere os dedos por baixo onde o cinzeiro encontra a caixa de velocidades, puxa para cima firmemente. O plástico em vota da caixa deverá saltar. Existem dois clips na frente e dois na traseira da caixa de vel, cada um tem 1 par. terás de os retirar todos.

Retira o porta luvas e o tampa por baixo do Volante
É um processo simples e retirar parafusos e ainda são alguns.

audi002mb6.jpg

Por baixo do volante:
Remove a tampa da caixa de fusíveis.
Desenrosca todos os parafusos situados por baixo da caixa de fusíveis.

Porta Luvas
Remove o painel lateral
Abre o porta luvas e retira tudo.
Desenrosca todos o parafusos, 1 na parte lateral o mais acima a esquerda, 3 por dentro do porta luvas na parte de cima , outros 3 na parte de baixo ao pé dos pés.
Depois dos parafusos estarem todos retirados, o porta luvas cairá para baixo. Desencaixa a ligação do airbag e da luz do interior do porta luvas.
audi004ki8.jpg


Remove as pégas laterais da consola central.
Na área das mudanças. Existem ai 4 parafusos para retirar.
Na parte de baixo das pégas, ao centro, existe um parafuso que terá de ser retirado de cada um dos lados.

imagem003fg8.jpg


Desenrosca a consola single-DIN
Onde estão os círculos vermelhos existem mais dois par. que terão de ser retirados.As duas setas situam-se no lado do porta luvas e por cima do acelarador. Desenrosca-os todos e mais dois situados de lado no porta luvas e no lado dos pedais.
E assim com a consola de um DIN solta será só retirar, o que fará que as pegas também saiam facilmente.
audi007mx3.jpg

audi003yq5.jpg

O que têm de retirar é o par. mais á esquerda na parte de cima.


Remove a consola single-DIN .
Parece mais fácil do que parece. Não é para sair assim mas sairá, puxa e tenta tirar primeiro a parte de baixo, inclina a consola para trás e puxa com jeito, e cuidado com as saliências da consola a passarem, quando estiveres a puxar. . Comigo funcionou.

audi001ln4.jpg


**A esta altura está tudo cá fora, o cinzeiro e toda parte de armazenagem por trás. Toda a parte do cinzeiro foi retirada.
Imagem sem nada

Ok e acaba aqui a parte da “remoção” vamos agora á parte que tanto esperamos a da instalação.

Instalar a consola double-DIN
Mais uma vez parece mais fácil do que é , vai tentado que acabará por entrar. Aqui é a parte em que se acharem necessário poderiam por um pouco de fita
para protecção dos riscos.

Alinha a unidade RNS-E com a consola.
Assim que a consola 2 din´s estiver instalada , enrosca os par. mas não apertes muito, deixa uma folga.

Encaixa a unidade RNS-E , mas não até ao fim. Não encaixes os cabos.
Só para ter a certeza que encaixa na perfeição. Se encaixar tudo na perfeição então tira a uni. Rns-e e aperta então os par. com força.


Depois de todos os par. bem apertados, instala a unidade rns-e
Encaixa os novos cabos os do gps e da antena de rádio e empurra bem a unidade rns-e até ouvir um clik.

Instala os botões brancos, os 4 piscas o do esp e a gaveta de cartões

Instala o plástico em volta

Agora a parte sensível... cortar a unidade de controlo do clima
Não havia necessidade de gastar 200€ no ebay para comprar uma unidade apropriada a consola de 2 din´s . Por isto usa-se uma serra fina para para cortar um pouco os lados que não cabiam em baixo, cerca de 1 cm.

De seguida com a lima vai raspando, cortando os lados até as medidas certas.
Vai com calma, cortando e experimentando sempre.
audi007mx3.jpg


Parte mais difícil já foi.

Encaixa todos os cabos da unidade de controlo de clima.

Encaixa a antena de GPS num bom local. Eu prendi a minha por trás do tweeter na porta do pendura. Costumo ter 6-7 satellites ao mesmo tempo.
Muitas pessoas prendem a antena por dentro na parte de cima do painel de instrumentos.
É magnética por isso prende-se bem em qualquer lado.
SE tiveres dificuldades poderás por uma antena FAKRA estilo fino de tubarão mas julgo que não haverá necessidade.

Não ligues o carro ainda , assegura-te que ligas todos os cabos, das luzes do airbag, terás de ter acesso ao vag-com também para fazer alguns ajustes de diferentes componentes agora instalados.

Põe tudo normal. Liga o carro . Esperemos que funcione e deverás ter uma recepção normal de +3 satélites.

Irás ficar com um plástico que não serve para nada que estava anteriormente por baixo do clima.
audi005xe6.jpg


Admira agora o teu trabalho.

Agora verifica mais uma vez no vag-com se todos os códigos estão em conformidade e faz a necessária codificação, caso não tenhas os cabos pede a alguém que conheças ou então dirige-te ao concessionário AUDI.

Antes:
trasint9av.jpg

Depois
audi012at7.jpg



audi014ad5.jpg


Infelizmente ainda falta a peça de borracha que cobre os botões , porque segundo me foi dito na audi nunca ninguém tinha pedido tal peça nem tinham preços e ainda vão ter de pedir um requerimento a audi na Alemanha.


Mais uma dica, com tudo instalado poderás aceder ao Engineering Mode , que te dará mais informações como velocidade , os satélites , as coordenadas, a altitude , bem engraçado. E para aceder a este menu é só , carregam na tecla Nav e desligam o rádio em seguida ligam e carregam no botão central redondo por 5 seg. , em seguida carregam no que se situa no lado esquerdo por cima desse redondo por 10 a 15 seg. e em seguida no do lado direito até aparecer este menu.

engeneeringmodegi4.jpg


audi008jf1.jpg


AQUI FICA TAMBEM UM LINK PARA O VAG-COM

http://www.navplus.us/forum/viewtopic.php?t=73

Bem espero que gostem e que vos ajude, queria tambem agradecer ao Moby´s pela ajuda.
Fiquem bem :twisted:
 
bem é brutal o diy. muito bem feito. bem detalhado. os meus parabéns.

tb gostava de ter o rns-e. bem louco. pena o meu navplus nao permitir o engineering mode com velocidade :twisted:
 
muitos parabens, foi uma DIY mesmo em grande :)

isto da pra fazer em A3 de single din, e passar pra double din? axo k faz falta uma ficha nos A3 ate 99...e nao tem... :roll:
 
A3FaN disse:
muitos parabens, foi uma DIY mesmo em grande :)

isto da pra fazer em A3 de single din, e passar pra double din? axo k faz falta uma ficha nos A3 ate 99...e nao tem... :roll:

Este e um 8P :) ta mt bom mesmo so falta mm como configurar com o vag com
 
olha la tou farto de olhar para isso e para o meu como fizeste para o comando do AC caber nakela zona mais embaixo uma ves que e mais estreita ?
 
Para conseguires por o ac nessa parte mais estreita é a parte mais complexa de todas pois tens de cortar com uma serra fina cerca de 1cm de cada lado e depois tens de ir limando a pouco e pouco até encaixar , e para encaixar tem de ser as barras laterais e o próprio ac. Mais duvidas é só dizeres. :twisted:
 
bem aqui o pessoal saiu-se uns serralheiros do caraças... :lol: :lol: mas mais uma vez os meus parabens que é um excelente trabalho, disso nao ha duvidas :) :!: :!:
 
a3b disse:
Para conseguires por o ac nessa parte mais estreita é a parte mais complexa de todas pois tens de cortar com uma serra fina cerca de 1cm de cada lado e depois tens de ir limando a pouco e pouco até encaixar , e para encaixar tem de ser as barras laterais e o próprio ac. Mais duvidas é só dizeres. :twisted:


Pois bem me parecia que tinha de haver truque pk existem botoes proprios para colocar em baixo ja com a devida largura :) e tu nao falavas neles na lista de peças necessarias.
 
a3b, tá brutal...olho p esta montagem com inveja...nao tens mais fotografias para eu me babar? e isto mesmo q quero fazer no meu...brutal...mtos parabens!
 
Boas onde compras-t os apois 2 din's e o rns-e? A brincadeira ficou-te em quanto? Estava a pensar fazer essa mod na minha A4 B6... Mas o custo da coisa faz-me andar para trás :( :?
 
Comprei tudo no ebay a consola de dois din´s os cabos o rns e , vei tudo da Alemanha e Inglaterra. O rns e ficou-me em 550 € mais cabos consola e se quiseres adaptador multimedia fica tudo por volta dos 800 900€ . Atenção foi tudo compradoa pouco e pouco conforme surgiam boas oportunidades a nivel de €, se chegares e comprares tudo num dia és capaz de gastar 1000€ e muitos. :twisted:
 
Back
Top