* Os travões precisam de uma rodagem. Durante os primeiros 250 km é necessário utilizá-los de forma suave, para que as pastilhas assentem nos discos de forma perfeita.
* A avaria mais frequente nas pastilhas é a cristalização, um efeito associado à sua utilização a altas temperaturas, produzidas durantes descidas muito longas ou em condução desportiva. A temperatura faz com que o composto orgânico da pastilha se queime e se crie uma película fina na zona onde contactam com os discos. Se as pastilhas forem de qualidade, após cerca de 100 travagens é possivel que esta película desapareça. Quando as pastilhas cristalizam o pedal de travão fica muito duro.
* Os dicos de travão empenam quando trabalham a uma temperatura muito elevada e não são refrigerados de forma adequada. Quando empenam surgem vibrações ao travar, especialmente a alta velocidade. A solução é substituir os discos.
* Quando substituir os discos substitua sempre as pastilhas para que que os coeficientes de fricção não variem.
* A vantagem dos discos face aos tambores é a sua melhor capacidade de refrigeração, pois os elementos de fricção estão em contacto mais directo com a atmosfera.
Avarias mais frequentes
* Curso do pedal longo :arrow: provavelmente existem fugas de liquido no circuito ou este absorveu demasiada água. É possivel qua as pastilhas estejam muito gastas.
* Pedal esponjoso :arrow: provalvelmente existe ar no sistema ou o liquido está em más condições. Pode ainda ser possivel que uma pinça esteja gripada.
* Pisar com força para travar :arrow: as pastilhas podem estar cristalizadas ou estarem envolvidas por uma película de óleo.
* Vibrações ao travar »» podem ocorrer por imperfeições de origem na superficie do disco.
* Ruídos ao travar :arrow: podem dever-se a uma lâmina anti-ruido dobrada ou a particulas de pó na pastilha.
* Quando estão quentes não respondem (fading) :arrow: pastilhas de má qualidade, discos desgastados ou contacto deficiente entre os discos e as pastilhas.
* Ao travar o carro oscila :arrow: as pastilhas podem estar envolvidas por óleo ou cristalizadas. Pode dever-se ainda a problemas na direcção, amortecedores ou pneus.
Espero que esta informação nos seja útil
* A avaria mais frequente nas pastilhas é a cristalização, um efeito associado à sua utilização a altas temperaturas, produzidas durantes descidas muito longas ou em condução desportiva. A temperatura faz com que o composto orgânico da pastilha se queime e se crie uma película fina na zona onde contactam com os discos. Se as pastilhas forem de qualidade, após cerca de 100 travagens é possivel que esta película desapareça. Quando as pastilhas cristalizam o pedal de travão fica muito duro.
* Os dicos de travão empenam quando trabalham a uma temperatura muito elevada e não são refrigerados de forma adequada. Quando empenam surgem vibrações ao travar, especialmente a alta velocidade. A solução é substituir os discos.
* Quando substituir os discos substitua sempre as pastilhas para que que os coeficientes de fricção não variem.
* A vantagem dos discos face aos tambores é a sua melhor capacidade de refrigeração, pois os elementos de fricção estão em contacto mais directo com a atmosfera.
Avarias mais frequentes
* Curso do pedal longo :arrow: provavelmente existem fugas de liquido no circuito ou este absorveu demasiada água. É possivel qua as pastilhas estejam muito gastas.
* Pedal esponjoso :arrow: provalvelmente existe ar no sistema ou o liquido está em más condições. Pode ainda ser possivel que uma pinça esteja gripada.
* Pisar com força para travar :arrow: as pastilhas podem estar cristalizadas ou estarem envolvidas por uma película de óleo.
* Vibrações ao travar »» podem ocorrer por imperfeições de origem na superficie do disco.
* Ruídos ao travar :arrow: podem dever-se a uma lâmina anti-ruido dobrada ou a particulas de pó na pastilha.
* Quando estão quentes não respondem (fading) :arrow: pastilhas de má qualidade, discos desgastados ou contacto deficiente entre os discos e as pastilhas.
* Ao travar o carro oscila :arrow: as pastilhas podem estar envolvidas por óleo ou cristalizadas. Pode dever-se ainda a problemas na direcção, amortecedores ou pneus.
Espero que esta informação nos seja útil
