Conduçao de motas de agua

Boas pessoal,

Gostaria de saber onde e como posso tirar a carta que me habilita a conduzir motas de agua, Se alguem souber o grau de dificuldade e o preço para obter a mesma ficaria muito grato..


Obrigado
 
Anda à volta de 300€ ... e o exame escrito ... é da tanga :D

Local? Só conheço na capitania do Porto.
 
Ora bem, com a ajuda do pessoal aqui do forum cheguei ao contacto por mail com a formnautica na qual me respondeu da seguinte forma:

Obrigado por nos ter contactado.

Respondendo ao solicitado, os cursos de navegador de recreio destinam-se precisamente a quem não tem conhecimentos náuticos. Pode tirar directamente a carta de Patrão Local sem ter a carta de Marinheiro, no entanto só poderá tirar a carta de Patrão de Costa se tiver a carta de Patrão Local há pelo menos um ano. A carta de Principiante destina-se apenas a jovens até aos 14 anos.

Ou seja, a carta de Patrão Local tem toda a matéria da carta de Marinheiro, acrescida da parte especifica de Patrão Local. O que algumas escolas erradamente oferecem é o chamado curso de Patrão Local + Marinheiro. Isto não existe, já que o que acontece é que a matéria para a carta de Marinheiro está toda nos conteúdos programáticos da carta de Patrão Local. Uma vez que se pode tirar directamente a carta de Patrão Local, há muita gente que opta por esta carta pois fica menos onoroso do que tirar primeiro a de Marinheiro (apesar de nós fazermos um desconto considerável a quem connosco tirou a carta de Marinheiro).

No entanto, para conduzir uma moto de água, a carta de Marinheiro é suficiente. As capacidades conferidas pela carta de Marinheiro são as seguintes:

Navegação diurna:
Comprimento até 7 m;
Até 3 milhas de costa e de 6 milhas de um porto de abrigo;
Com uma potência de 60 cavalos (motos de água e pranchas motorizadas (jet ski) independentemente da sua potência)
A diferença fundamental para a Carta de Patrão Local é que com esta carta pode navegar de dia e de noite, sem limite de potência ou de dimensão, até 5 milhas de costa e 10 milhas de um porto de abrigo.

Os nossos cursos decorrem ao fim-de-semana, tendo o curso para a carta de Patrão Local a duração de quatro fins-de-semana e o de Marinheiro três fins-de-semana. O horário das aulas é aproximadamente o seguinte:
- Sexta-feira das 1900 às 2200 horas
- Sábado e Domingos das 0900 às 1300 e das 1400 às 1800 horas

O custo total do curso de Patrão Local é de 590€ e o de Marinheiro 350€. Estes preços, que tem já o IVA incluído, englobam:
- Aulas teóricas
- Aulas práticas
- Manual de formação
- Embarcação para as aulas prática
- Seguro
- Todo o material didáctico necessário
- Inscrição para o exame
- Emissão e envio de carta para a morada fornecida
- Exame *
- Emissão de carta *
- Despesas Administrativas
*valor cobrado pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos

A nossa política de preços é de total transparência, não tendo os formandos que suportar qualquer outro custo, para além do referido como acontece por vezes em algumas escolas. O único pagamento que pedimos seja efectuado antes do curso ter inicio, até à quinta-feira anterior ao inicio do curso, é o pagamento da pré-inscrição no valor de 150€ (valor a ser deduzido aos valores totais apresentados) e que corresponde precisamente ao que a escola tem de pagar ao IPTM (organismo que regulamenta a náutica de recreio) por cada aluno inscrito. Isto porque já nos aconteceu alguns alunos desistirem e ter sido a escola a suportar esse custo, o que como imagina é desagradável para nós :).

O próximo curso terá inicio dia 3 de Setembro em Almada, mas poderá consultar o calendário actualizado dos cursos em http://www.formnautica.com.

Para se inscrever num dos nossos cursos, apenas tem de preencher a ficha de pré-inscrição on-line, dirigir-se à secretaria de um dos locais de formação ou aos nossos escritórios em Lisboa.

Documentos necessários:
- Fotocópia do Bilhete de Identidade
- Fotocópia do Cartão de Contribuinte
- Uma fotografia tipo passe
- Um atestado médico em como está apto para a prática da náutica de recreio
- Certificado de habilitações literárias (necessário apenas para a carta de Patrão Local)

A fotocópia do Bilhete de Identidade, do cartão de contribuinte e a fotografia podem ser digitalizadas e enviadas por correio electrónico (até preferimos este meio) em detrimento da sua entrega em papel.

Esperamos ter respondido às suas questões, no entanto se necessitar de mais alguma informação complementar não hesite em nos contactar.

Os nossos cumprimentos e saudações náuticas.



Vou tirar somente a de marinheiro para começar... 350€ 3 semanas ta tirada... resta depois ver a compra da motinha pa agua... que nu inverno vai ser passado na banheira.. LooOL
 
Last edited:
Boas a carta que precisas chama se carta de marinheiro , tenho a a alguns anos uns 12 nem sei na altura tirei no clube naval da nazare existe um exame teorico , e um exame practico em mar , na altura era preciso saber nadar .

Encontrei este site formnautica tem quase a informaçao toda que precisas

Cumps
 
É preciso carta pra conduzir motas de água?? Não tinha noção nenhuma disso... Tive sorte então, podia ter apanhado uma operação stop no Algarve... :D
 
A carta não se tira na capitania, mas sim em escolas para este fim.
Eu tirei na Navileme em Esposende, mas eles também têm escola no Porto e Lisboa.

As multas por falta de documentação nas motas de água são mais pesadas que nos automoveis
 
qt á condução hiper facil... é preciso é ter cabecinha e muita responsabilidade para bichos que chegam a ter mais de 250Hp!!!
 
FDZ, ate a uns poucos anos custava apenas 5 Contos (25eur) e era meia duzia de perguntas e tinha de saber dar um no
e dar um mergulho na piscina para provar que se sabia nadar... 300 eur e um disparate, e acho que ate na cavalagem dos
motores cortaram, so ha excepcoes nas motos de agua... mas nao estou dentro do assunto
 
Brigado pela ajuda...

eu nao acho 300€ nuito caro, visto que a de carro custa qualquer coisa como 1000€ e a um ano e meio custava 800€... nada me supreende.

Eu nunca tinha ligado a motas de agua, mas brincando um pouco com a situação:

para o ano a via do infante vai ter portagens. a famosa n125 irá estar um caos. Quero com isto dizer que mais vale ir por mar... Isto é estupidamente verdade...

Nao tarda estamos no inverno, bela altura para tirar a cartar e juntar uns trocos para comprar a dita mota com 5.000€ penso ja comprar uma geitosa. Depois para o ano tunga... Ando a passear pela costa algarvia mas pelo mar... sem congestionamento, sem semaforos, com sempre lugar para estacionar e claro "por enquanto" sem portagens... hehehe

Esta é a minha ideia, estou a pensar correcto?

As vezes posso pensar que estou a ter uma grande ideia e depois carofes... como alguem fez com o CARPC... (ja nao me lembro quem foi).. LooOL
 
bom topico.. tmb n sabia e até faz parte dos meus planos! :D

ehhehehe tmb n acho nenhuma fortuna.. isso custa o curso de mergulho que eide tirar!
 
JA EDITADO NU INICIO...

ja agr alguem que quer ir tirar a carta comigo a milfontes?? se ouver mais que uma inscrição ficará mais barato. =D
 
Brigado pela ajuda...

eu nao acho 300€ nuito caro, visto que a de carro custa qualquer coisa como 1000€ e a um ano e meio custava 800€... nada me supreende.

Eu nunca tinha ligado a motas de agua, mas brincando um pouco com a situação:

para o ano a via do infante vai ter portagens. a famosa n125 irá estar um caos. Quero com isto dizer que mais vale ir por mar... Isto é estupidamente verdade...

Nao tarda estamos no inverno, bela altura para tirar a cartar e juntar uns trocos para comprar a dita mota com 5.000€ penso ja comprar uma geitosa. Depois para o ano tunga... Ando a passear pela costa algarvia mas pelo mar... sem congestionamento, sem semaforos, com sempre lugar para estacionar e claro "por enquanto" sem portagens... hehehe

Esta é a minha ideia, estou a pensar correcto?

As vezes posso pensar que estou a ter uma grande ideia e depois carofes... como alguem fez com o CARPC... (ja nao me lembro quem foi).. LooOL

Boas Caso não saibas é interdito de conduzir embarcações a menos de 300 metros de terra, claro que poucos respeitam isto mas se por acaso houver um acidente ja sabes és culpado, pelo que me tenho apercebido nestes ultimos 12 anos em que tenho barco a policia maritima não liga muito mas ... ás vezes eles embirram

Tem atenção que embora não pagues portagems, os consumos das motas de agua são elevados e o imposto de farolagem(imposto de circulaçao) é ligeiramente alto :)

---> Vitor A minha carta ainda dava para motores ate 250kw e embarcaçoes de 13metros e motas de agua sem limite

Hoje em dia penso que só para motores ate 60cv e comprimento de 7 metros as motas de agua continuam sem limites


Cumprimentos
 
Back
Top