Como iluminar difusores em B6

Boas,

Vou explicar-vos como se ilumina os difusores nas B6. O meu projecto ficou diferente do que vai ser apresentado aqui porque eu quando tentei ligar à luz do cinzeiro queimei o módulo confort. Voces devem conhecer melhor o esquema de iluminação e podem obter energia para a iluminação de forma diferente. Atenção para nao trocar fios, como eu fiz, e ficarem com problemas na vossa B6.

Bem para começar precisam de fio (eu utilizei um fio que tinha de som mas que serve perfeitamente)

1-Começam por tirar o porta luvas e a parte debaixo do volante. Marquei na parte debaixo do volante os parafusos e no porta luvas são 2 debaixo e depois abrem o porta luvas e em cima tem 2 ou 3 parafusos.
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2- Depois de retirado isso vamos tirar os difusores (3). Para tal basta ver por baixo dele (ve-se bem quando se tiram as 2 peças anteriores) o fio que esta preso numa peça e retirar de lá para puder puxar a vontade(com ajuda de uma chave de fendas). O central penso que é apenas puxar por ele. Quando tiverem o difusor solto podem ver que aquilo tem 2 fios e que já estão preparados para ter luz.

3-Agora, no meu caso, foi retirar o cinzeiro pois é aí que eu ia ligar tudo para ter a iluminação. Para retirar o cinzeiro são 2 parafusos que se tem de tirar e depois é puxar e desligar o fio que está ligado(para a iluminação do cinzeiro)
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4-Feito isto podem começar a passar o fio desde o cinzeiro até ao difusor central (basta tirar o climatronic, que é só puxar, para ser mais fácil passar), depois do centro passar para um lado e outro (é fácil pois tendo algumas peças desmontadas dá para ver bem o sitio por onde passar).
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5-Após ter o fio passado é necessário cortar os fios dos difusores para fazer as ligações a todos os difusores e no difusor do meio ficam os 3 fios ligados mais a ligação ao fio que vem do cinzeiro.

6-Feitas as ligações é no cinzeiro que vão fazer as ligações e é aqui que precisam de ter muito cuidado para não acontecer como a mim mas voces podem ligar para obter energia num outro local. no meu carro não sei como ficou ligado pois como houve uma avaria (por ter trocado os fios) foi o mecanico que acabou o trabalho e apenas sei que aquilo liga quando eu ligo o carro. Preferia que so ligasse quando eu tivesse pelo menos os minimos ligados. Ligado por exemplo ao cinzeiro só liga com os minimos.

7-Após verificar que já está tudo ligado podem montar tudo e está pronto!

Fica um aspecto muito fixe mas é preciso ter muito cuidado com as ligações pois sendo a minha primeira vez nestas modificações começei mal. Pensei que não havia problema pois podia ter um fusivel pelo meio caso trocasse os fios e não tinha. A maioria de voces já tem pratica neste modificações e vai ser fácil.

Fotos do resultado final (vê-se mal porque tive de tirar de noite para ver bem o resultado)
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Alguma dúvida que tenham podem perguntar e se demorar a responder podem mandar PM à vontade.

Boa sorte a todos.

Cumprimentos.
 
Last edited:
Boa noite,

Obrigado. Foi o primeiro DIY que fiz e que apresentei aqui. tentei ao máximo explicar todos os pormenores para que voces consigam fazer facilmente.

Vou tratar da foto do resultado final :)

Cumprimentos.
 
No inicio estava complicado descobrir o problema pois não se conseguia aceder ao carro com o Vag-com. Mas depois descobrimos que tinhamos o modulo confort queimado e foi só trocar. O que ficou mais caro foi a mão de obra.

Cump.
 
acho que não estou a dizer nenhuma asneira mas o modulo confort é onde esta ligado a manete dos piscas e das escovas e é aí que controla o sistema confort do carro (vidros electricos, as manetes, as luzes, entre outros)

e penso que foi apenas por trocarem dois fios. como nao tinha nenhum fusivel a meio queimou logo o módulo.
 
Humm porreiro vou ver se o meu tem isso.

Mas uma coisa que acho estranho .

As lampadas que estão nos difusores são lampadas iguais as dos quadrantes certo?
Então como pode ter queimado se as lampadas de quadrante não tem sentido de corrente?

Não teras encostado 1 fio ao outro e fez curto circuito?
 
O meu tem os difusores de ar com as partes brancas transparentes , mas por traz não tenho nenhuma lampada.
 
Só agora vi este tópico, não desfazendo do esforço, está uma grande confusão... :)

1º - O módulo confort, que é o que controla as luzes interiores, vidros, fecho das portas, etc... fica localizado no chão, por debaixo da alcatifa, mais ou menos na zona que fica atrás do banco do condutor.

2º - O módulo que descreves e que fica na coluna de direcção do carro, e esse sim que controla as manetes de piscas, limpa pára-brisas, etc, é o SMLS... e acho estranho como o conseguiste queimar...

3º- Realmente um bom ponto para se ir buscar corrente para os difusores e para ficar a funcionar como oem (só ligarem com os mínimos do carro) é à luz do cinzeiro do carro... As ligações não são complicadas... só precisas de corrente e massa.

4º - Normalmente e nos carros que vêm sem esta funcionalidade, os difusores já estão preparados para terem iluminação (basta ver se têm um fico com uma ficha de 2 pins). Dessa forma é só ir buscar corrente e massa e fazer as devidas ligações.

Espero ter contribuído para o esclarecimento! ;)
 
Boas

Alguém sabe como substituir a lampada/led que existe debaixo do climatronic numa A4 B6?
Esta por sua vez ilumina o compartimento que está entre o cinzeiro e climatronic.
 
A minha B6 tambem devera ter iluminaçao entre o climatronic e o cinzeiro, mas nunca vi aquilo ligado...
Alguem sabe dizer onde se situa a ficha que alimenta aquelas luzes?
 
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